ASSEMBLEIA CERTAJA ENERGIA

Após dois anos realizando somente encontros online em função da pandemia do Covid-19, a CERTAJA Energia retomou em 30 de março a Assembleia Geral  na ACERTA, em Taquari. Um grupo de cerca de 200 cooperados conferiu os trabalhos de perto. Em transmissão simultânea, também foi possível acompanhar o evento pelo canal do YouTube da CERTAJA. O presidente Renato Pereira Martins iniciou os trabalhos de modo entusiástico, celebrando o reencontro, convocando a mesa diretora e aprovando o edital de convocação. O gerente de distribuição, Eleandro Marques apresentou informações técnicas sobre a Cooperativa. O vice-presidente Ederson Madruga explanou as ações da Cooperativa para fortalecer o relacionamento com cooperado.

Leia a cobertura completa em https://www.certaja.com.br/energia/2022/03/assembleia-da-certaja-energia-reinveste-sobras-renova-conselhos-e-consolida-lacos-sociais/

Se preferir, assista a íntegra em https://certaja.com.br/assembleia/


DIREÇÃO DA ENERGIA RETOMA CICLO DE VISITAS

 Durante o mês de março, os diretores da CERTAJA Energia empreenderam mais um ciclo de visitas às prefeituras, câmaras municipais e entidades em municípios de atuação da Cooperativa. A principal proposta dos encontros foi viabilizar parcerias a fim de realizar cursos para o desenvolvimento dos cooperados e, também, reforçar o compromisso da Cooperativa com as entidades e comunidades atendidas.

O presidente Renato Martins, o vice Ederson Madruga e a coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Araújo, cumpriram o roteiro que começou na Câmara de Vereadores do município de Vale Verde, passou pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo do Sobrado e, posteriormente, pela Prefeitura e Sindicato Rural de Vale Verde.

De acordo com o presidente Renato Martins, a iniciativa terá continuidade durante 2022 através do compromisso firmado pela CERTAJA Energia, que é de estar mais próxima dos 19 municípios atendidos e de seus mais de 30 mil cooperados. “Estar próximo e presente de cada uma das cidades atendidas por nós é também garantir mais qualidade dos nossos serviços e, com isso, qualidade de vida para nossos cooperados e cooperadas”.

O vice-presidente Ederson Madruga vê a visitação como fortalecimento das relações entre Cooperativa, municípios e cooperados. “A proximidade nos faz ir além. Podemos planejar investimentos e novidades para as regiões atendidas e realizar atividades, cursos e treinamentos que engajem, ofereçam conhecimento para o dia a dia e fortaleçam as relações com e entre os nossos cooperados e cooperadas”.


MANEJO DA ORDENHA E QUALIDADE DO LEITE

De 29 a 31 de março nove cooperados de Vila Tabaí participaram do curso ministrado pela veterinária Ângela Balen, do SENAR. Com vasto conteúdo programático, os participantes revisaram todo o processo de manejo da ordenha, os ambientes e utensílios apropriados para a prática, os fatores que afetam a qualidade do leite, as condições de higiene  dentre outros.


INCLUSÃO DIGITAL RURAL

Sete cooperados da localidade de Beira do Rio, em Bom Retiro do Sul, participaram nos dias 21 e 22 de março de mais um curso realizado em parceria com o SENAR e Sindicato Rural. Desta vez, a temática foi sobre Inclusão Digital Rural. De acordo com a participante Joice Ferreira da Silva, agente comunitária de saúde da região, os ensinamentos serão utilizados no cotidiano.


LIMPEZA DAS MARGENS DO RIO TAQUARI

Depois de dois anos sem ser realizada (por conta da pandemia) sábado, 26 de março, ocorreu a limpeza das margens do Rio Taquari. Organizado pela CERTAJA Energia, contou com a participação e apoio de diversas empresas, órgãos públicos e voluntários. Das 9 às 13h, diversas embarcações saíram recolhendo materiais. Foram recolhidas 1,5 toneladas de lixo, composto principalmente de garrafas pet, artigos plásticos, cadeiras, pneus, entre outros. O Setor de Segurança e Meio Ambiente (SESMA) da CERTAJA esteve à frente da organização, dentro do cronograma das ações alusivas ao Dia C – Dia de Cooperar e integrantes do calendário anual da Cooperativa.

A ação foi realizada em parceria com a CORSAN, Chico Florestal, Adama, Dexco, Adelso Materiais Elétrico, Transportadora Medeiros, Motasa, Posto Frizzo, Sicredi, Rotary Club, Escola Pereira Coruja, Defesa Civil do Município, Patrulha Ecológica e Colônia de Pescadores e Administração Municipal. O apoio dos barqueiros foi fundamental, pois auxiliaram no transporte do material.


DICA DE SAÚDE

A Helicobacter pylori é uma bactéria que se aloja no estômago e provoca inflamação de graus variados. Estima-se que em torno de 50% da população mundial esteja infectada com a bactéria que é a causa de diversas patologias, incluindo gastrite crônica, úlcera péptica e câncer gástrico.

A transmissão ocorre geralmente por meio de água ou alimentos contaminados, sendo que, na maioria das vezes, não provoca sintomas. Segundo a médica gastroenterologista do Hospital Moinhos de Vento, Christina Schmitt Juruena, quando há sintomas, os mais comuns são dor ou desconforto no abdômen superior, queimação, distensão ou estufamento abdominal e inapetência.

É necessário ter atenção ao quadro da bactéria visto que a mesma tem o potencial de provocar complicações como úlceras gástricas ou duodenais, além de ser fator de risco para câncer de estômago.

Saiba mais: https://bit.ly/3JMjS4w

Créditos imagem e texto: https://www.facebook.com/HospitalMoinhos