Cursos em parceria com Sindicatos Rurais e SENAR/RS

Cursos são uma boa oportunidade de aprendizado e também uma alternativa de gerar renda extra para as participantes, através da parceria entre CERTAJA Energia, Sindicatos Rurais e o SENAR/RS

Processamento de Hortaliças

Você sabe como preparar uma conserva, uma caponata ou uma pasta de alho? Essas foram algumas das tarefas que 10 cooperadas tiraram de letra durante o Curso de Processamento de Hortaliças, realizado em parceria da CERTAJA Energia, Sindicato Rural e Senar/RS, entre os dias 1° e 3 de junho, na localidade de Aterrados, em Tabaí.

O curso foi ministrado pela instrutora do Senar/RS, Márcia Ritta. Ela explicou normas e condições de higiene na cozinha, como processar devidamente as hortaliças produzidas pelas próprias cooperadas, além de cuidados com o branqueamento, pasteurização e banho maria.

“O curso utilizou a própria produção das hortas das nossas participantes. Conseguimos produzir várias conservas: cebola, beterraba, picles, rabanete, além de produtos a base do tomate, como o concentrado, também pasta de alho e caponata de berinjela”, disse a instrutora.

Maria Ritta destacou o aproveitamento dos alimentos de modo correto, o que ajuda a evitar o desperdício. “Quero agradecer a dona Marli que gentilmente nos cedeu sua casa para que pudéssemos realizar o curso e parabenizar as entidades envolvidas pela capacitação que ajuda diretamente quem produz alimentos”.

Deise Moura é agricultora e foi uma das participantes do curso, “Com certeza foi excelente, primeiro porque abre novos caminhos para escoar a produção das pequenas propriedades e, segundo porque mostra que é possível aumentar a renda familiar, através de novas técnicas”.

Produção Caseira da Mandioca e seus Derivados

Nos dias 09 e 10 de junho foi a vez de 12 cooperadas da localidade de Amoras, Taquari, receberem o curso de “Produção Caseira da Mandioca e seus Derivados”. Realizado no Pavilhão da Comunidade local, foi organizado em parceria pelo Sindicato Rural de Taquari, SENAR, EMATER e CERTAJA Energia. A instrutora Denize Cardoso Vogg ministrou o curso e ensinou várias receitas deliciosas como pães, bolos, bolachas, chips, sonhos, pudim, quindão e até sorvete, todos tendo como base a mandioca.

 


Pesquisas de satisfação

Na semana passada foram implementadas duas pesquisas para medir o grau de satisfação do cooperado em relação aos serviços e atendimentos prestados pela CERTAJA Energia:

– Nas redes sociais, para avaliar o site e a satisfação em geral;

– Na recepção da matriz, onde um totem foi instalado para o cooperado avaliar o atendimento que recebeu.


Sementes do Cooperativismo

Em 08 de junho foi dia de Sementes do Cooperativismo. Desta vez, mais 37 estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Reinaldo Markus, na localidade Fazenda São José, em Paverama, embarcaram no projeto, desenvolvido pela nossa cooperativa.

O desafio é integrar alunos e professores e ampliar, através da educação, o conhecimento sobre o cooperativismo, preparando jovens e cooperados a contribuírem com o desenvolvimento da cooperativa e das comunidades

 


Encontro de Padronização Técnico e de Segurança

Nos dias 8 e 9 de junho aconteceu o encontro de Padronização Técnico e de Segurança, na sede do Grupo Creluz, no município de Pinhal. O objetivo do encontro foi dar continuidade à unificação do padrão de trabalhos realizados pelos setores técnicos da área de energia elétrica das cooperativas. Os colaboradores da CERTAJA Energia, Leandro Vargas, João Paulo Saldanha, Geison Quadros e Thalis Ferrazza participaram do evento.


Meio-ambiente, o que comemorar?

Na manhã de 07 de junho, na ACERTA (Associação dos Funcionários da CERTAJA) ocorreu a palestra “Meio-ambiente, o que comemorar?”. A análise de marcos históricos ambientais trouxe a reflexão e discussão do entendimento de “de onde viemos, onde estamos e para onde vamos” em termos de cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade. A palestra foi ministrada pela Doutoranda em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Sofia Royer Moraes. O evento fez parte das atividades alusivas à Semana do Meio-Ambiente na Cooperativa.





Dica de Saúde

Você sabia que a maioria das queimaduras poderia ser evitada se a população fosse mais cautelosa?

Conforme o Ministério da Saúde, as queimaduras estão entre as condições mais destrutivas no atendimento à saúde.

Além de afetarem adultos e crianças, costumam causar dor, longos períodos de internação, diversas sequelas e, em casos mais graves, até a morte.

Cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas desse acidente todos os anos no país. 77% acontecem em casa e 40% com crianças de até 10 anos.

É importante redobrar os cuidados, especialmente nessa época de baixas temperaturas!

Crédito do texto e imagens: https://www.facebook.com/hpspoa