Dia do Colono e do Motorista

Não faltam histórias de homens e mulheres que tiram da terra e das estradas não apenas o seu sustento, mas também o da sociedade. Um bom exemplo é o caso de Fabiano Gustavo Viegas, de 35 anos, produtor de citros na localidade de Calafate, em Montenegro.

Acesse o nosso site e veja mais detalhes desta história: https://bit.ly/3B5cDmu


Visita técnica

Em 14 de julho os colaboradores João Paulo Saldanha (Segurança) e Everton Medeiros (Compras), realizaram uma visita técnica em duas empresas na cidade de Criciúma-SC: a distribuidora de equipamentos Bruver, que fornece equipamentos de medição e a Inovarum, que presta serviço de testes dielétricos e manutenção de equipamentos utilizados em linhas de distribuição de energia.

Esta visita técnica faz parte da documentação solicitada para a homologação das empresas; os certajanos  receberam uma placa de reconhecimento e agradecimento pela parceria realizada. Além dos deles, estiveram presentes representantes da Cooperativa Coopersul, de Bagé,  e Certel,  de Teutônia.


Interact

Em 8 de julho, Michael Lima, Renata Reis, Marlon Coutinho e Marcos Oliveira foram a Lajeado visitar a sede da Interact, empresa de pesquisa e desenvolvimento de software, que atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 1999.

A equipe da CERTAJA Energia foi recepcionada pelo diretor comercial Roberto Meister e pela analista de processos Luciane Scherer. O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura da empresa e os sistemas de BI (Business Inteligence) e Gestão de Processos que poderão atender às necessidades da Cooperativa.

De acordo com Marlon, Administrador de Banco de Dados, a visita foi uma excelente oportunidade de conhecer melhor a estrutura que a Interact possui, bem como as soluções que desenvolve tanto de BI quanto para a Gestão de Processos. “As soluções apresentadas nos pareceram robustas e nos deixaram impressionados com o nível de excelência das mesmas. Para avaliarmos melhor a ferramenta, propomos uma POC (prova de conceito): onde automatizaremos um processo simples com as características de um processo complexo. Com isso poderemos validar o comportamento e as características da plataforma”, completa Marlon.

Atualmente, a CERTAJA já utiliza módulos Performance Manager e Survey da Suite SA Strategic Adviser.


Curso SENAR

O curso de Fruticultura-Tecnologia da Poda, em parceria com o SENAR, Sindicato Rural e CERTAJA Energia está sendo realizado desde ontem, 21, na residência da Cooperada Eni Costa de Souza, na localidade de Arroio das Pedras-Taquari.

Doze participantes estão capacitando-se sobre a importância adequada do manejo da poda nas árvores frutíferas para obter um melhor  resultado na colheita. O encerramento será sábado, dia 23.




Dica de Saúde

Só quem sofre de asma sabe o quão complicada é a doença. A sensação de que você está sem ar, de que não consegue respirar, é aterrorizante. Pois saiba que existem dois tipos de asma e entenda como descobrir qual a sua:

Asma alérgica: quando a doença é causada por substâncias que disparam a crise, como poeira, pelos de animais, mofo, pólen…

Asma não alérgica: ocorre por condições climáticas ou psicológicas, como por exemplo, ar seco, clima frio, clima abafado, ansiedade, estresse, entre outros agravantes.

Para descobrir qual o seu tipo de asma e, assim, garantir um tratamento eficaz é necessário consultar um médico pneumologista. Ele fará uma busca pelos sintomas e descobrirá qual o seu tipo, além de recomendar medicamentos que possam te ajudar a passar por essa doença.

Asma pode ser controlada, não desanime!

Crédito imagem e foto: https://www.facebook.com/hospitalbrunoborn



Espaço Livre

Confira a dica de leitura que a Fátima nos enviou!

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO NO AMBIENTE CORPORATIVO

O autoconhecimento é uma jornada desafiadora, mas que vale muito a pena.

Trabalhando com desenvolvimento humano, pude perceber que há uma forte tendência nas pessoas em terceirizar a responsabilidade.

Frases como “meu líder é difícil”, “meu liderado é devagar”, “não tenho tempo para cuidar da minha saúde”, são cada vez mais comuns.

Terceirizar significa atribuir a alguém ou ao próprio ambiente a responsabilidade de mudar, significa enxergar só no outro as oportunidades de melhoria, enquanto se está míope para o próprio autodesenvolvimento.

Que tal colocar a mão na massa?

Eis aqui minha provocação: pare de olhar pela janela e comece a olhar para o espelho.

Você só consegue resolver um desafio ou situação quando assume que ele é seu também. Enquanto achar que o problema é do outro, jamais irá resolvê-lo.

Em outras palavras, terceirizar não vai mudar nada. As coisas mudam quando nós estamos dispostos a mudar também, olhar para a situação e pensar “o que eu posso fazer de diferente para ter outros resultados?”

Essas são frases que certamente te ajudarão a parar de olhar pela janela e olhar para o espelho.

Continue lendo “Espaço Livre”