Foi dada a largada no novo ciclo do PE

A CERTAJA Energia deu o start no novo ciclo do seu Planejamento Estratégico, em um evento especial, de aprendizado, troca e confraternização, realizado no dia 26 de outubro, na Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA). A programação contou com a presença do palestrante, treinador e coach, Ricardo Leite, que ministrou a palestra “Cooperação: o diferencial somos nós”.

Com dinâmicas rápidas, o palestrante envolveu o público, que aprendeu e se divertiu. Leite falou sobre a velocidade com que as mudanças e inovações chegam, da importância de evoluir com os desafios, e enfatizou que a Cooperativa precisa da união de todos para a nova fase que se inicia. “A mudança nas empresas tem por objetivo implementar novos procedimentos ou tecnologias que permitam o seu crescimento ou, pelo menos, sua sobrevivência.”

O vice-presidente, Ederson Madruga, destacou a excelência alcançada pela Cooperativa e observou que a evolução é constante. “Como as coisas mudam, nós também precisamos nos adaptar. Nosso Planejamento Estratégico veio para nos preparar. O que a gente quer é que a Cooperativa tenha perenidade”, ressaltou.

O presidente, Renato Pereira Martins, falou sobre os 54 anos da Cooperativa e a necessidade do envolvimento de todos para o alcance dos objetivos propostos. “Contamos com o empenho e a dedicação de vocês para procurarmos, sempre, o melhor para o nosso cooperado”.

Confira a galeria:


Confira os vídeos:





Clara, assistente virtual, soma mais de 136 mil atendimentos

O investimento em tecnologia da CERTAJA Energia para qualificar o atendimento ao cooperado é contínuo. Prova disso é o sucesso da Clara, assistente virtual da Cooperativa, que já realizou mais de 136 mil atendimentos, desde maio de 2020, quando foi apresentada ao público, até setembro deste ano.

Segundo Deise Ferreira de Araújo, coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, a Clara representa um facilitador na relação da Cooperativa com o cooperado. “Tudo que for necessário pode ser resolvido por meio da assistente virtual”, destaca.


Pioneirismo

A CERTAJA Energia foi a primeira Cooperativa de distribuição a implantar esse tipo de atendimento. O chatbot, criado em meia à pandemia, foi acolhido pelos cooperados, gradualmente, assumindo a segunda posição na preferência destes.

Em 2021, por exemplo, a Clara realizou 33.677 atendimentos; em 2022, 52.851, um crescimento de 56,94%. Já em 2023, até setembro, a atendente virtual realizou 49.498 atendimentos.

“É uma facilidade para o cooperado, que pode escolher o meio a ser atendido e consegue fazer todas as solicitações sem necessidade de deslocamento”, observa Deise.

A agilidade do atendimento é um dos grandes diferenciais. De acordo com Deise, uma boa ilustração é o fato de que, antes da implantação da Clara, o cooperado que quisesse solicitar a ligação precisava se deslocar a um posto de atendimento para levar a documentação necessária.

“Atualmente, ele pode fazer a solicitação, enviando documentos e realizando a assinatura digital por este canal de atendimento, no WhatsApp (0800 541 6185)”, explica.


CERTAJA Energia inaugura posto de atendimento em Tabaí

Para qualificar ainda mais o atendimento e facilitar a vida dos cooperados, a CERTAJA Energia inaugurou, no dia 26 de outubro, um novo posto de atendimento, desta vez, no Centro de Tabaí, na Rua 28 de dezembro, nº 616. Representantes da Cooperativa e convidados participaram da solenidade.


O novo posto centraliza todos os atendimentos e registros dos serviços dos cooperados de Tabaí e das cidades ao redor, como Triunfo e Montenegro. O atendimento contará com um colaborador, que estará à disposição do público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Na solenidade, o presidente, Renato Pereira Martins, destacou o trabalho da Cooperativa para proporcionar ao cooperado mais proximidade e facilidade. “A sede de Tabaí é toda atendida pela CERTAJA Energia, então, nada mais justo que nossos cooperados tenham o conforto necessário para, dentro das suas necessidades, resolver seus problemas.”

Para o vice-presidente, Ederson Madruga, a inauguração do posto no município é mais um passo dado na melhoria constante do atendimento. “Essa aproximação demonstra a forma de relacionamento cada vez mais estreita com todos os nossos cooperados e clientes”, ressaltou.


Qualquer semelhança…

Na inauguração do Posto de Atendimento de Tabaí, algumas pessoas perceberam a semelhança entre a Clara, a assistente virtual da CERTAJA Energia, e a coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo. No registro, feito pelo jornalista William Dias, a Clarete, digo, Deise, caprichou na pose! Só faltou o cabelo ruivo, né? Confira o vídeo:


Encerramento do Sementes 2023

O Sementes do Cooperativismo 2023 chegou ao fim. O último evento de encerramento foi realizado no dia 26 de outubro, no Ginásio de Esportes da Escola Pedro Rosa. Cerca de 300 alunos participaram da programação, que contou com apresentação artística da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Cordeiro. A peça teve como tema a vida antes e depois da chegada da energia elétrica à comunidade.


A Atena Produtora Teatral, de Carlos Barbosa, com integrantes da cidade de Taquari, apresentou a peça “Em outros tempos…”. O espetáculo, que teve apoio do SESCOOP/RS, contou um pouco da história da Cooperativa.


Em 2023, cinco escolas, de três municípios – Tabaí, Barão do Triunfo e Taquari – participaram do projeto. “Encerramos este ciclo com muita satisfação, porque conseguimos engajar cerca de 900 alunos, entre os que prestigiaram as apresentações e os que desenvolveram as produções culturais”, destaca Fabiana Martins, um dos nomes à frente da iniciativa. “Este projeto é a menina dos meus olhos”, acrescenta.


CERTAJA Energia no Citeenel 2023

O gerente de Distribuição, Eleandro Luis Marques da Silva, participou da 11ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel) 2023, realizado de 25 a 27 de outubro, no Blue Tree Towers, em São Luís, Maranhão.

Com o tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança”, o evento foi organizado pela ANEEL, em parceria com a Equatorial. Reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater resultados, desafios e oportunidades em pautas como transição energética, digitalização, sustentabilidade e eficiência energética. “Foram três dias de palestras, painéis, workshops, visitas e de muito conhecimento”. comenta Eleandro.


Cooperativas realizam 1º Encontro de Intercooperação

Uma jornada educativa e inspiradora sobre o mundo do cooperativismo envolveu os participantes do 1° Encontro de Intercooperação, realizado no dia 24 de outubro, na Comunidade Evangélica, em Vale Verde. O evento foi fruto de parceria entre CERTAJA Energia, Dália Alimentos, Arla, Sicredi e Prefeitura de Vale Verde, e teve como objetivo fortalecer a rede de cooperação em toda a região.


Os certajanos Deise Ferreira de Araújo, Fabiana Martins, Jairo Aguiar, Marina Fazenda e Cristiane Lautert Soares marcaram presença no encontro, que contou com a participação de estudantes e cooperativas escolares.

Na programação, a palestra “Doutrina cooperativista e sua prática”, ministrada por Paulo Learsi Petzhold Corrêa da Silva; apresentação da Atena Produtora Teatral, de Carlos Barbosa, com integrantes de Taquari; e painel, mediado por Jeferson Klunk.


O vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga, ao lado de Orlando Stein, presidente da Arla; Gilberto Antônio Piccinini, presidente da Dália Alimentos; e Marco Antônio da Rocha, coordenador de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, falaram sobre o cooperativismo e seu impacto nas comunidades. O gerente de Relações Institucionais e Sindicais da Ocergs, Tarcisio Minetto, também detalhou números do Sistema.


Preparando o futuro

Prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch destacou a importância das cooperativas no desenvolvimento do município. Ressaltou o papel da CERTAJA, que levou energia às comunidades da região, na década de 1970, o que foi fundamental para que a emancipação fosse possível.


Ederson Madruga enfatizou a pujança do município e a contribuição da Cooperativa para atrair novos empreendimentos e mais empregos, com a inauguração da Subestação Vale Verde, em 2022.

“Ficamos muito felizes de ver estes jovens, filhos dos nossos cooperados, sendo preparados para a sucessão. As cooperativas escolares são um exemplo formidável. Temos certeza de que a CERTAJA Energia terá vida longa, porque vocês estão se preparando para serem nossos futuros cooperados e líderes da Cooperativa”, salientou Madruga.

Confira a galeria:


Espaço Livre


No Espaço Livre desta semana, o coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima, indica um conteúdo da MC Kinsey, publicado no Brazil Journal, sobre as reações das empresas às transformações impostas pela revolução tecnológica e cenários incertos. Confira:


70% da empresas não se sentem preparadas
para reagir rápido às mudanças

Diz uma frase clássica da filosofia que ninguém se banha duas vezes no mesmo rio porque as águas se movem e o indivíduo se transforma.

Atualmente, as correntes têm sido tão intensas que as mudanças correm no ritmo da revolução tecnológica e da volatilidade global – e cenários incertos exigem respostas cada vez mais rápidas.

Mas, para quase 70% das lideranças brasileiras, suas empresas ainda não estão preparadas para reagir rapidamente a todas essas transformações. Ganhar agilidade para, então, aumentar a resiliência passa a ser a prioridade número um na agenda das organizações – na verdade, em muitos casos, é uma questão de sobrevivência.

Essa é uma das conclusões da mais recente pesquisa da McKinsey, OrgBRTrends 2023: as 10 macrotendências que estão moldando as organizações brasileiras. No estudo, foram entrevistados mais de 350 líderes de 14 setores para identificar as principais mudanças organizacionais em curso e como os executivos podem agir diante delas.

Foto de Foto de Tima Miroshnichenk


Velozes em momentos furiosos

Mais de 60% dos líderes afirmam que aumentar a velocidade na tomada de decisões e nas ações será fundamental para fortalecer a resiliência e a competitividade.

E, segundo a pesquisa, esses elementos seguirão sendo importantes nos próximos anos. Porém, apenas um terço das lideranças diz que suas organizações estão realmente preparadas.

A dicotomia entre querer e ser resiliente pode ser ajustada por meio da adoção de modelos operacionais ágeis, por exemplo. Organizações que adotam esses modelos são mais propensas a afirmar que se sentem preparadas para mudanças.

Uma operação tipicamente ágil possui uma forma de trabalho dinâmica, equipes capacitadas e empoderadas para a tomada de decisões, bem como uma cultura de teste e aprendizado, além de incentivos alinhados por times de entrega, e não por áreas funcionais.

A recompensa: dados da McKinsey mostram que, na recuperação econômica entre 2020 e 2021, empresas que se adaptaram mais rapidamente às mudanças geraram um retorno total aos acionistas 50% maior do que aquelas menos resilientes.

Leia o artigo na íntegra


E a SIPAT chegou ao fim!

A XXX SIPAT da CERTAJA Energia chegou ao fim, e, com ela, a gincana que movimentou os certajanos entre os dias 14 de agosto e 21 de outubro. Oito equipes participaram da programação, elaborada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), e disputaram as premiações.

Entre as tarefas, os times criaram slogans, coletaram brinquedos e embalagens de medicamentos, produziram e apresentaram paródias e disputaram em atividades teóricas e práticas com a temática da segurança.


As 6.017 cartelas de medicamentos arrecadadas foram doadas para a APAE Taquari, e os 1.815 brinquedos, para o Lar São José, Casa da Criança, Fundacat, Creche da Vila São José e para crianças da Vila São Francisco.


No encerramento, no dia 21 de outubro, a equipe azul sagrou-se campeã e garantiu ingresso e deslocamento para o Rafting Eco Adventure, em Três Coroas. O segundo lugar ficou com a equipe rosa, que ganhou um vale-rodízio na Divino Calzone; e o terceiro, com a vermelha, que recebeu um brinde personalizado alusivo à XXX SIPAT.


Depoimentos

Parte da comissão organizadora da gincana

Líder da equipe rosa, a colaboradora Roberta Araújo, do setor de Relacionamento com o Cooperado, entregou um mimo aos membros do time, agradecendo a contribuição dos integrantes para o sucesso na gincana.


Fiscalização das obras do Energia Forte no Campo

No dia 20 de outubro, a Cooperativa recebeu os colaboradores Ana, Francisco e Tuane, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), para a fiscalização das obras da terceira fase do programa Energia Forte no Campo.


O coordenador do setor de Gestão de Materiais e Serviços (GMS), Ramon Pretto Baldissera, e o coordenador do setor de Engenharia, Geison Bittencourt Quadros, acompanharam os fiscais durante a inspeção in loco.

A fiscalização teve início na obra de Catupi, em Triunfo; depois, seguiu para as obras em Passo do Arroio Santa Cruz e Morro do Pedro Rosa, no município de Tabaí; e, por fim, para a obra da Aleixo Rocha da Silva, em Taquari.

Os colaboradores da SEMA também conheceram a sede e participaram de uma reunião de fechamento, que contou com a presença do presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins; do gerente de Distribuição, Eleandro Luis Marques de Souza; e de Marciano Vicari, do setor Financeiro.

“Os fiscais ficaram contentes com o relato dos cooperados e com o desenvolvimento das regiões nas quais foram realizadas as obras, porém ainda não temos o resultado das fiscalizações”, destaca Ramon.


Outubro Rosa na Coop

A CIPA entregou aos colaboradores, no dia 20 de outubro, um mimo, em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama. Os certajanos receberam um aromatizador de ambiente e uma fitinha – que pode ser usada no dia a dia -, para destacar a importância da campanha.


A CIPA também promoveu uma palestra alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, no dia 24 de outubro, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco, com a enfermeira, Patrícia Cruz, e a técnica em enfermagem, Marina Damiana, ambas profissionais do Hospital São José.


CERTAJA Energia no Inovacoop RS Summit

A CERTAJA Energia foi representada no primeiro InovacoopRS Summit, promovido pelo Sistema Ocergs, no dia 20 de outubro. Com o tema “Cooperar para construir o futuro”, o evento teve como objetivo conectar as cooperativas com as melhores práticas e oportunidades de inovação no cooperativismo e foi realizado no Instituto Caldeira, o hub de inovação e tecnologia, em Porto Alegre.


Os certajanos Michael Lima, Nathália Dutra, Cristiane Lautert Soares, Anderson Quadros e Ederson Madruga prestigiaram palestras, apresentações de cases de sucesso, painéis, e participaram de um desafio que mobilizou o público. O grupo também fez uma visita guiada e conheceu a estrutura do Instituto Caldeira, que possui mais de 22 mil m² e que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público.


Desligamento por aposentadoria

Depois de 26 anos de trabalhos prestados à Cooperativa, o colaborador José Carlos Lopes da Silva se desligou por aposentadoria. Ele trabalhava no setor de Gestão de Materiais e Serviços (GMS), na fábrica de postes. O gerente de Distribuição, Eleandro Luis Marques da Silva, e o coordenador do GMS, Ramon Pretto Baldissera, entregaram ao aposentado uma placa de homenagem e uma cesta, no dia 20 de outubro.

Homenagem do coordenador:

José Carlos, agradeço por sua dedicação e profissionalismo ao longo de nossa jornada. Sua disposição e prontidão em momentos de necessidade não passaram despercebidas. Sempre demonstrou um compromisso notável com o bem-estar de todos e o sucesso da Cooperativa. Agradeço por nossa parceria e desejo-lhe uma aposentadoria repleta de saúde e alegria, na qual você possa desfrutar, merecidamente, de momentos de descanso e felicidade.


Mostra de trabalhos na Vendinha

As colaboradoras Marina Fazenda, Andréia Cruz e Aline Medeiros (CERTAJA Desenvolvimento) representaram as cooperativas na Mostra de trabalhos científicos da Escola Municipal de Ensino Médio Gonçalves Dias, na Vendinha, em Triunfo, no dia 18 de outubro. “Prestigiamos muitos trabalhos interessantes. É importante que estejamos cada vez mais perto das comunidades e, principalmente, dos jovens, que são o futuro da sociedade e do cooperativismo”, comenta Marina.


Capacitação sobre a Lei da Aprendizagem

No dia 18 de outubro, as colaboradoras Marina Fazenda e Andréia Cruz, do setor de Gestão de Pessoas, participaram de um momento de capacitação sobre a Lei da Aprendizagem, na Pequena Casa da Criança, em Porto Alegre. A atividade foi ministrada pela doutora Denise Brambilla, auditora fiscal do trabalho e referência no assunto no Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença de representantes de entidades formadoras, empresas e cooperativas que recebem os jovens aprendizes.