Despedida da Andréia


No dia 11 de julho, a colega Andréia Cruz, coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, vivenciou o último dia de trabalho na Cooperativa. Ela agora se dedicará a uma nova oportunidade profissional!

Sucesso nos novos desafios, Andréia!

Um até breve!

Projeto de Telemetria Wi-Fi

Todos os meses, as equipes móveis 10 e 11 – compostas por Giovanni Emmel e Rodrigo Stein, e por Anderson Machado e Silas Santiago – se deslocam até a região de Barão do Triunfo para realizar as coletas dos indicadores de qualidade da energia elétrica. Esses indicadores avaliam a tensão entregue a um grupo de cooperados sorteados pela ANEEL.

Atualmente, mais de 200 unidades se enquadram nesse formato de medição permanente, conforme REN ANEEL nº 956/2021 – Módulo 8, e cerca de 10% ainda necessitam de coleta física.

Diante das dificuldades com o sinal de telefone (3G e 4G) na região, surgiu – a pedido do Setor de Gestão de Serviços (SGS) e das equipes – o projeto de instalação de telemetria via Wi-Fi. Com isso, a coleta pode ser feita por meio da conexão Wi-Fi do próprio cooperado ou com o Wi-Fi das camionetes das equipes de plantão, via antena Starlink.

Remota RS2000 Ultra Lite Wi-Fi e Ethernet


O teste inicial está sendo realizado com cinco unidades remotas Wi-Fi. Quatro delas estão conectadas à rede dos cooperados e uma foi parametrizada para acessar o Wi-Fi da equipe de Barão do Triunfo (Móvel 08). Esta equipe se deslocará até a unidade consumidora uma vez ao mês para realizar a coleta dos indicadores. Para isso, a camionete precisa permanecer, aproximadamente, a dez metros da medição por cerca de 15 minutos.

Instalação remota no cliente


Coordenador do Setor de Engenharia e Operação, Geison Bittencourt Quadros destaca que o modelo será avaliado ao longo do mês de julho. Caso não haja empecilhos, a intenção é expandir a solução para outras situações.

“Com isso, reduziremos custos com deslocamento das equipes, hospedagem, além de termos mais pontos monitorados na rede. Isso permitirá que as equipes possam focar nas demais atividades que realmente necessitam ser presenciais”, ressalta.

CERTAJA Energia no 3º Fórum Coopop


A CERTAJA Energia esteve presente no 3º Fórum COOPOP, organizado pelo Grupo Popular, no dia 08 de julho, no auditório da CIC Teutônia. A programação reuniu lideranças, profissionais e representantes de cooperativas da região para refletir sobre o tema “Como as cooperativas impactam no desenvolvimento das comunidades”.

Representaram a CERTAJA Energia o presidente, Renato Pereira Martins; a coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Araújo; a analista de Comunicação e Marketing, Cristiane Lautert Soares; e o gerente Administrativo, João Ederson Pacheco.


O professor Édson Moacir Ahlert, da Univates, abordou os impactos da inteligência artificial no cotidiano e nas organizações. Na sequência, foram apresentados dois exemplos de atuação associativista: a Associação Pró Desenvolvimento de Languiru (APDL), de Teutônia, com sua iniciativa de tratamento de esgoto local, e a Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme).

O destaque da tarde foi a palestra principal de Paulo César Soares, diretor da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, que falou sobre a força das cooperativas no desenvolvimento das comunidades.

Troca de experiências com a CERFOX

No dia 08 de junho, quatro colaboradores da área técnica da CERFOX, cooperativa e permissionária de distribuição de energia de Fontoura Xavier, visitaram a CERTAJA Energia para trocar experiências e conhecer alguns processos das áreas técnicas.

Lucas Auta, Gilberto Bueno, Osmar Matiello e Joelson Lima, que atuam nas áreas de Projetos, Engenharia e Operação na CERFOX, passaram o dia com representantes dos setores de Engenharia e Operação, Projetos e Obras e a gerência de Distribuição. Os colegas Mateus May, Geison Bittencourt Quadros e Ramon Pretto Baldissera recepcionaram o grupo. Ao longo do dia, outros colaboradores das áreas afins também participaram do encontro.


Na pauta, os processos de desligamento programado, níveis de tensão, elaboração de projetos, fiscalização de obras, sistema supervisório e VideoWall, e uso das Starlinks nas equipes móveis.

“O momento foi de muita troca de informações sobre como cada cooperativa e áreas executam suas atividades, contornam ou contornaram problemas em comum, o que nos faz olhar e perceber o quanto nossos processos podem evoluir ou já estão maduros”, destaca Geison.

“Os visitantes ficaram surpresos com o nível de elaboração das informações que o COD possui para a tomada de decisões – dashboards que foram recentemente empregados em um trabalho conjunto da gerência de Distribuição, do SEO e STIC, além das vantagens e do modelo de implantação das antenas Starlink, que vêm sendo utilizadas para aprimorar a comunicação durante as atividades operacionais e em situações de emergência”, ressalta.

Chá para aquecer os certajanos


As colegas Janete Rodrigues, Zilda Nascimento e Renata Sá têm se dedicado a preparar um delicioso chá de ervas, que gentilmente disponibilizam a todos os colaboradores diariamente. A colega Luciana Dannenberg fez um registro do trio que aquece o nosso dia a dia!


DEPOIMENTO

Encontro de Agentes

A CERTAJA Energia marcou presença no Encontro de Agentes, promovido pelo Sistema Ocergs, nos dias 08 e 09 de julho, em Porto Alegre. Representaram a Cooperativa os colaboradores Michael Lima, Agente de Desenvolvimento Organizacional, e Marina Fazenda, Agente de Desenvolvimento Humano.


O evento foi realizado na sede da entidade e reuniu profissionais de diversas cooperativas gaúchas, com foco no fortalecimento da atuação estratégica dos Agentes. A programação contou com palestras, painéis, troca de experiências e salas temáticas voltadas a cada área.

Confira a galeria:

Bem-vindos


Uma nova turma de colaboradores passou a integrar o time da CERTAJA Soluções, no dia 07 de julho.

Em pé, da esquerda pra direita: Cristiano Oliveira da Silva, Auri Alves dos Santos, Dieison Costa de Souza, Steilor Nunes da Silva.

Agachados: Cleiton Dias dos Santos, Guilherme da Costa Silva, Elisandro Petry Medeiros, José Valdecir Nunes Pereira.

Sejam bem-vindos!

Integração das novas turmas

As duas novas turmas da CERTAJA Soluções participaram de uma integração com o setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA). O encontro da primeira turma foi realizado no dia 27 de junho; o da segunda, no dia 08 de julho.

O momento foi voltado à preparação dos profissionais para uma atuação segura e eficiente, com orientações sobre os riscos relacionados à função, o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a diretriz dos eletricistas, conforme os procedimentos operacionais da Cooperativa.

Alterações na Tarifa Social de Energia entram em vigor

No dia 05 de julho, entraram em vigor mudanças importantes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), conforme a Medida Provisória 1.300/2025. Famílias de baixa renda que se enquadram na TSEE passarão a ter 100% de desconto apenas no consumo de até 80 kWh/mês.

Acima dessa quantidade, não haverá mais desconto na conta de energia. Segundo o governo federal, o benefício concederá a gratuidade total da fatura a 4,5 milhões de famílias.

Troca de setores

Os colaboradores Gabriel Belarmindo Vieira dos Reis e Roberta Costa de Araújo estão assumindo novos desafios dentro da Cooperativa! Gabriel está em transição do setor de Gestão de Serviços para o de Engenharia e Operação. Roberta migrou do setor de Relacionamento com Cooperados para o setor de Inteligência Corporativa.

Desejamos muito sucesso nessa nova etapa! Que essa mudança traga ainda mais crescimento e aprendizado para ambos!

AGO da GRANPAL

O presidente Renato Pereira Martins representou a CERTAJA Energia na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL), no dia 04 de julho. O evento reuniu lideranças da região para debater temas estratégicos como saúde, educação e desenvolvimento regional.


O encontro também marcou a comemoração dos 176 anos de Taquari e contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, reforçando a importância do diálogo entre municípios e Estado.

Os prefeitos reuniram-se no Memorial do Theatro São João, pela manhã. A programação também marcou a inclusão de Taquari na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (ASMURC).

Derivados da mandioca

Nos dias 03 e 04 de julho, a comunidade de Passo Raso, em Triunfo, recebeu o curso Produção de Derivados da Mandioca, promovido em parceria com o SENAR-RS e o Clube de Mães Vó Diva.


A capacitação foi conduzida pela instrutora Ana Paula Camatte, que abordou temas como boas práticas de fabricação, higiene e manipulação de alimentos, além de ensinar diversas receitas deliciosas com mandioca crua e cozida: bolachas, pães, nhoque, empada, coxinha, bolos e pizzas.

Mais uma ação que fortalece o conhecimento, a valorização da agricultura familiar e a geração de renda nas comunidades!

Plante uma Árvore 2025

Confira as fotos dos certajanos que participaram da ação “Plante uma Árvore 2025” e registraram o plantio das mudas doadas na Semana do Meio Ambiente:


Isadora e Zilda foram as ganhadoras do sorteio!

Encontro no Caldeira

A equipe envolvida com o projeto INOVA+ participou de um encontro com os representantes do Instituto Caldeira, parceiro estratégico da CERTAJA Energia na área de inovação, no dia 03 de julho.

Estiveram presentes Nathália Dutra e Michael Lima, responsáveis pelo objetivo estratégico de aculturar inovação e empreendedorismo, além dos líderes das três frentes do projeto: Luis Felipe Jesus (Novos Negócios), Roberta Araújo (Projetos Sociais) e Thalis Ferrazza (Melhoria de Processos).


O INOVA+ é uma das ações criadas a partir do nosso Planejamento Estratégico, com o propósito de fortalecer a cultura de inovação. A parceria com o Instituto Caldeira tem o papel de aproximar a Cooperativa de soluções, conexões e oportunidades que impulsionem esse movimento.

“Foi um momento bem bacana e que nos trouxe maior clareza das possibilidades que o Caldeira consegue agregar. A ideia, agora, é realizar um diagnóstico de inovação, que está sendo elaborado eles, que vai nos ajudar a preparar um plano de trabalho mais assertivo”, explica Nathália.


Para Roberta, o encontro reforçou os valores de colaboração e inovação que movem a equipe. “Foi enriquecedor e contribuiu significativamente para alinhar estratégias e expectativas visando melhores resultados e integração no ambiente de trabalho”, comenta.

Expressão 2025: cooperativismo avança com resiliência no Rio Grande do Sul

Mesmo diante de um cenário desafiador, marcado pelas enchentes que atingiram o estado em 2024, as cooperativas do Rio Grande do Sul bateram novo recorde de faturamento.

Segundo o Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2025, lançado pelo Sistema Ocergs no dia 1º de julho, o setor movimentou R$ 93,25 bilhões, apresentando crescimento de 8,41% em relação ao ano anterior. As sobras também avançaram, totalizando R$ 5 bilhões – uma alta de 10,96%.


Darci Hartmann, presidente do Sistema Ocergs, enfatizou que os resultados refletem a força e o compromisso das cooperativas com o desenvolvimento sustentável. “Mais de um terço da população gaúcha é associada a uma cooperativa. O cooperativismo cresce em governança, gestão e no impacto positivo nas comunidades”, destacou.


Indicadores financeiros:


O ramo Agropecuário segue como o principal motor do cooperativismo no estado. As 93 cooperativas registradas pelo Sistema Ocergs geraram R$ 49,9 bilhões em faturamento e criaram 40,5 mil empregos. As sobras cresceram 30,78%, chegando a R$ 1,2 bilhão.

No ramo Crédito, os ativos somaram R$ 171,9 bilhões, com sobras de R$ 3,1 bilhões, a maior entre os ramos. Já no ramo Saúde, o faturamento chegou a R$ 10,61 bilhões, com sobras de R$ 336,13 milhões. Ambos os segmentos demonstraram crescimento relevante em 2024.

Outros ramos também demonstram força: Infraestrutura, com R$ 2 bilhões em ingressos (+5,24%); Transporte, com R$ 50,2 milhões em sobras (+20,92%);
Trabalho, Produção de Bens e Serviços, que manteve faturamento acima de R$ 1 bilhão; e Consumo, que alcançou um crescimento surpreendente de 171,80%, com R$ 687,43 mil em ingressos.

Infraestrutura em números:


Meta até 2030: R$ 150 bilhões com o RSCOOP150bi

O Sistema Ocergs também apresentou o plano estratégico RSCOOP150bi de Prosperidade, que projeta alcançar R$ 150 bilhões em faturamento cooperativo até 2030.

Julho Verde e Amarelo

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) da CERTAJA Energia promoveu uma ação especial no dia 03 de julho, unindo duas importantes campanhas de conscientização: o Julho Amarelo, voltado à saúde e segurança do trabalhador, e o Julho Verde, que chama a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

Os colaboradores foram recepcionados com material informativo sobre ambas as temáticas, além de um chaveirinho simbólico, entregue como forma de lembrança e incentivo ao cuidado contínuo com a saúde.

Confira a galeria:

Aniversário por tempo de empresa


Parabenizamos cada um dos colaboradores que completaram, em junho, mais um ano de CERTAJA Energia! Agradecemos pela dedicação, parceria e pelo comprometimento. Sucesso hoje e sempre!

Certajanos participam de curso na FISUL

Os colaboradores Renata Reis, Jairo Bittencourt, Ramon Pretto Baldissera e Luis Felipe Jesus da Silva participaram, entre os dias 23 e 26 de junho, do curso “Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico (MCPSE)”, promovido pela Escola de Negócios do Setor Elétrico (FISUL), como parte do Projeto de Formação Continuada da instituição.


Realizado em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o curso teve sua primeira turma presencial composta por 40 profissionais de cooperativas vinculadas à Fecoergs. O objetivo da capacitação foi aprofundar o conhecimento técnico dos participantes em contabilidade regulatória, gestão de ativos da concessão e base de remuneração regulatória – temas fundamentais para a eficiência operacional e a conformidade regulatória no setor elétrico.

A formação foi conduzida por Edilson Coelho da Silveira, doutor em Ciências Contábeis e Administração, e Simone Moreira Soares, mestre em Gestão Empresarial.

Dica de saúde – contaminação cruzada


Muita gente ainda lava carnes antes de cozinhar, achando que está “limpando” melhor o alimento. A prática, no entanto, não é recomendada. Entre os motivos, aponta-se que as carnes, pela sua rica composição em nutrientes e pela grande variedade de fontes de contaminação, desde o abate do animal até o consumo, podem conter diversos tipos de microrganismos (vírus, bactérias, protozoários e fungos).

Quando lavamos a carne, esses agentes são espalhados para outros alimentos, superfícies e utensílios na cozinha, resultando na contaminação cruzada.

Acesse o site do Ministério da Saúde e saiba mais sobre o tema

Confira a galeria com mais informações: