CERTAJA Energia é anfitriã do Workshop Segurança e suas Normas


A CERTAJA Energia sediou, nos dias 13 e 14 de agosto, o Workshop Segurança e Suas Normas, que reuniu 41 profissionais de 13 cooperativas em Taquari. O encontro teve como foco a atualização das Normas Regulamentadoras e a segurança no trabalho.


O evento, organizado pela FECOERGS, foi conduzido por dois nomes de peso: Aguinaldo Bizzo, engenheiro eletricista e engenheiro em segurança do trabalho na DPST –Desenvolvimento e Planejamento em Segurança do Trabalho; e Gianfranco Pampalon, que atuou por 35 anos como Auditor Fiscal do Trabalho no Ministério do Trabalho e, atualmente, é consultor técnico do SECONCI-SP e consultor independente.


“Eles compartilharam conhecimentos valiosos e exemplos práticos para aplicação no dia a dia das cooperativas de energia”, destaca o coordenador do setor de Engenharia e Operação da CERTAJA Energia, Geison Bittencourt Quadros.


Engenheiro ambiental e de segurança do trabalho da Cooperativa, Leandro Vargas enfatiza a importância do encontro. “É uma honra para a CERTAJA Energia sediar o workshop. Estamos confiantes de que os conhecimentos adquiridos serão aplicados no trabalho e contribuirão para a melhoria da segurança de todos.”

Participaram as cooperativas CERTAJA Energia, Coopernorte, Certel, Cerfox, Coprel, Creral, Ceriluz, Celetro, Cermissões, Cervale, Certhil, Cooperluz e Creluz.

Agradecimento aos colaboradores da CERTAJA Energia

Bora escrever bem para cooperar melhor?


O time do atendimento da CERTAJA Energia participou de uma capacitação sobre o uso da escrita e sua importância no relacionamento com o cooperado. O cursinho rápido “Bora escrever bem para cooperar melhor?” foi ministrado pela jornalista e especialista em Teoria da Literatura e Produção Textual, Cristiane Lautert Soares, do setor Comercial e Marketing, no dia 12 de agosto.

Pensado para situações específicas do dia a dia do time, o treinamento contou com duas turmas e abordou a diferença entre texto oral e texto escrito, pontuação, acentuação, erros gramaticais, informalidade, cordialidade, resolução e atividades práticas de redação.


“Juntos, exploramos como a escrita é uma grande aliada para um atendimento correto, eficiente e gentil. Tudo transmite uma mensagem e reforça – ou compromete – a excelência do nosso trabalho”, destaca a especialista.

“A atividade pode ser expandida para outros setores, de acordo com as necessidades específicas dos colaboradores e de suas áreas”, comenta Cristiane.

Confira a galeria:

CERTAJA Energia entrega camionetas com cestos aéreos às equipes


A CERTAJA Energia entregou dois novos veículos às equipes Móvel 16 (Taquari) e Móvel 23 (Vale Verde), no dia 12 de agosto. O investimento de R$ 775 mil nas camionetas Toyota Hilux reforça o compromisso da Cooperativa em garantir aos profissionais as condições adequadas para realizarem o atendimento ao cooperado.


Com a aquisição, foram implantados os primeiros cestos aéreos para camionetas de plantões na Cooperativa. “A utilização de cestos aéreos em atividades com redes elétricas melhora a segurança e a eficiência do trabalho em altura, permitindo que profissionais alcancem locais elevados com mais facilidade e segurança”, destaca o responsável pela frota, Paulo Ricardo Gonçalves da Silva.

Ele também ressalta que cestos aéreos isolados eletricamente ajudam a prevenir acidentes com choque elétrico durante a manutenção e instalação em redes energizadas. Entre os dias 05 e 07 de agosto, um treinamento com os novos veículos envolveu 14 colaboradores da CERTAJA Energia.

Equipamentos da IMS estão em teste na rede da CERTAJA Energia


Dois novos equipamentos para registrar reclamações sobre nível de tensão estão em teste na rede da CERTAJA Energia. O objetivo é verificar a eficácia dos dispositivos, desenvolvidos pela IMS — empresa de Porto Alegre com a qual a Cooperativa mantém uma parceria de longa data —, e aprimorar a detecção de diferentes tipos de problemas.


Para validar os aparelhos, a IMS busca a cooperação de distribuidoras de energia, com a instalação e o monitoramento. A proximidade geográfica entre as sedes favorece a parceria e agiliza o processo.

“Já colaboramos em outros momentos, como no desenvolvimento de um equipamento para média tensão, produzido por poucas empresas no mercado”, destaca o engenheiro de energia, Leonardo Ojeda. “A troca de experiências garante que a CERTAJA Energia acompanhe de perto as novas tecnologias e aprenda junto com os desenvolvedores”, acrescenta.

Troca de experiências – CERTEL visita a Subestação Vale Verde


A Subestação Vale Verde recebeu a visita de colaboradores da CERTEL Energia, de Teutônia, no dia 11 de agosto. Os visitantes Samuel Deifelt, Jefferson Miranda, Maicon Bauer e Felipe Sonemann foram recepcionados por Geison Bittencourt Quadros, Thalis Ferrazza, Fabiano Barcellos e Luciano Junqueira, do setor de Engenharia e Operação.


O encontro teve como objetivo realizar um benchmark para apoiar o projeto de construção de uma nova subestação pela coirmã. Durante a atividade, foram apresentados detalhes sobre os equipamentos utilizados, a filosofia implementada e a operação e manutenção da subestação. Os profissionais também trocaram informações técnicas e boas práticas que poderão servir de inspiração para futuros projetos.


“Momentos como este reforçam a importância da cooperação e do compartilhamento de conhecimento entre as cooperativas, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos associados”, ressalta Geison.

CERTAJA Energia apoia a inovação e a qualidade de vida no Vale do Taquari

Instalado em uma área de 14 hectares às margens da BR-386, em Fazenda Vilanova, o Sunday Village Care é mais do que um condomínio residencial: é um projeto que antecipa o futuro da moradia com foco no público 60+. Pensado para unir independência, saúde assistida e qualidade de vida, o empreendimento encontrou na CERTAJA Energia uma parceira essencial para transformar a proposta inovadora em realidade.

O Sunday Village Care contará com 123 lotes residenciais e 98 lofts no prédio principal — o Life Center —, com estrutura completa para moradia, convivência, lazer e assistência à saúde 24 horas. Desde o início, o projeto exigiu soluções técnicas específicas para garantir fornecimento de energia com qualidade, confiabilidade e segurança.

Empreendimento está localizado na BR-386, em Fazenda Vilanova


Infraestrutura à altura de grandes ideias

A complexidade do empreendimento exigiu atenção especial à rede elétrica. A CERTAJA Energia atuou em conjunto com os responsáveis pelo Sunday para desenvolver soluções adequadas, inclusive na ampliação da infraestrutura de rede fora da área do condomínio. Um dos principais desafios foi a travessia da BR-386, que exigiu investimento e planejamento.

“A infraestrutura existente nem sempre está preparada para um empreendimento com essas características, então, discutimos, ajustamos e investimos juntos. A CERTAJA Energia foi parceira desde o início, tanto no diálogo quanto no custeio das adaptações necessárias. Isso fez toda a diferença”, destaca Ito José Lanius, idealizador do Sunday Village Care.

A energia elétrica já está em operação tanto nos lotes quanto no prédio principal, com iluminação pública, subestação própria e rede de distribuição projetada para atender com segurança e estabilidade.

“É muito importante que seja uma cooperativa. Como sócios, temos acesso direto à direção e às equipes técnicas, o que dá segurança e confiança. A cooperação e o associativismo se concretizam quando as decisões são tomadas em parceria.”

Ito Lanius, idealizador do Sunday Village Care

Marina e Ito Lanius (filha e pai) lideram empreendimento


Atendimento técnico e proximidade fazem a diferença

Para o presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, atender projetos inovadores está no radar da Cooperativa. “Estamos preparados para empreendimentos como o Sunday. Ele exige atenção, por ser voltado à saúde e ao bem-estar, mas temos experiência com estruturas similares, como a Associação Pella Betânia, em Taquari. Nosso planejamento estratégico prevê esse tipo de demanda e nos dá segurança para atuar com eficiência”, explica.

Além disso, Martins destaca que obras recentes para atender grandes consumidores da região, como a Fruki, também acabam beneficiando outros empreendimentos nas proximidades. “Com certeza, não é preocupação para nós, e não será preocupação para eles. O fornecimento de energia com qualidade está garantido”, avalia.

Mais do que fornecer energia, a CERTAJA fortalece iniciativas que contribuem para o desenvolvimento regional com visão de futuro. “A parceria com a Cooperativa mostra como a gestão regional e o relacionamento próximo fazem diferença. Desde o primeiro contato até a execução técnica, tudo aconteceu de forma rápida, eficiente e transparente”, ressalta Lanius.

Certajanos integram o Comitê Técnico-científico do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados

Os engenheiros Geison Bittencourt Quadros e Thalis Ferrazza de Souza integram o Comitê Técnico-científico do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados.

O grupo tem como objetivo avaliar, validar e acompanhar o plano de desenvolvimento de um projeto de inovação na área de automação de redes de energia inteligentes, com foco na melhoria de indicadores, no restabelecimento de energia e em outras iniciativas estratégicas para o setor.


O convite para a participação chegou aos representantes da Cooperativa por meio da parceria com a UNISINOS e do professor e pesquisador, engenheiro doutor Rodrigo Marques de Figueiredo.

Além da CERTAJA Energia, integram o comitê engenheiros e representantes de importantes instituições e empresas do setor elétrico, como CPFL, CEMIG, CELESC, ELETROBRAS, CONCERT, ENERGISA, DATAH.IA, além da EMBRAPII e do Instituto FRAUNHOFER IPK.

“É gratificante poder participar desse tipo de trabalho, ainda mais quando temos tantas outras distribuidoras junto. Acredito que a parceria entre a Cooperativa e a academia — universidades e faculdades — pode trazer bons frutos para a comunidade e para ambas as partes”, destaca Geison.

“Nosso objetivo será contribuir levando a realidade das redes rurais, que representam grande parte da área de atuação da CERTAJA Energia, e, obviamente, poder aprender com as contribuições dos demais participantes do comitê.”

Geison Bittencourt Quadros


Para ele, a participação reforça o compromisso da CERTAJA com a inovação tecnológica e com o avanço das soluções inteligentes para redes de energia, fortalecendo a integração com entidades de referência nacional e internacional.

Mudança no número da Unidade Consumidora

Você sabia que o número da sua Unidade Consumidora vai ganhar um novo formato, seguindo a padronização que será implementada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)?

A nova numeração será assim: número sequencial da distribuidora + identificação da distribuidora + dígitos verificadores. Essa mudança será feita até o fim de 2025.

O card abaixo foi divulgado nas redes sociais para os cooperados da CERTAJA Energia. Como a mudança afetará os consumidores de todas as distribuidoras, manteremos você, leitor do Fique Ligado, informado também!

Agosto Lilás e Agosto Dourado

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) promoveu, no dia 08, uma palestra alusiva a duas importantes campanhas deste mês: Agosto Lilás, que reforça o combate à violência contra a mulher, e Agosto Dourado, que destaca a importância da amamentação.

O momento foi conduzido pela enfermeira obstetra da Unimed, Verenice Raquel Krause, que trouxe orientações e reflexões a partir do tema “Priorizar a amamentação e combater a violência contra a mulher”.

“A iniciativa da CIPA ativa reforça o nosso compromisso com a promoção da saúde, do respeito e da conscientização sobre temas que impactam diretamente a vida de colaboradores e suas famílias”, destaca Luciana Dannenberg, presidente da Comissão.

Dica de saúde


Você sabe o que os rótulos dos alimentos querem dizer? Essas informações são essenciais para fazer melhores escolhas para a saúde de toda a família. Tenha atenção quanto a açúcares, gorduras, sódio e aditivos. A leitura correta ajuda a evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.

Confira o material preparado pelo Ministério da Saúde: