Uma manhã de emoção e encantamento marcou o primeiro evento de culminância do projeto Sementes do Cooperativismo 2025!
Em Bom Retiro do Sul, na EMEF Irmãs Pivatto, os estudantes da instituição anfitriã e da EMEF Anita Ferreira de Moraes deram um verdadeiro show de talento e cooperação, com apresentações artísticas sobre tudo o que aprenderam no projeto.
O show de mágica de Mateus Di Macedo também divertiu o público. Foi um momento especial, que celebrou a união, a criatividade e a força transformadora do cooperativismo!
De 29 de setembro a 03 de outubro, acontece a Semana Caldeira, um dos maiores eventos de inovação do sul do país. E a CERTAJA Energia convida você, colaborador, a participar das palestras e atividades da programação.
Será uma oportunidade para se inspirar, conhecer tendências e, ao mesmo tempo, explorar a estrutura do Instituto Caldeira – especialmente para quem ainda não teve contato com o espaço. Um momento pensado para gerar ideias e trazer novidades ao dia a dia da Cooperativa.
A inscrição indica interesse em participar, mas a confirmação final poderá depender da organização e do número de pessoas em cada dia. Para garantir que sua participação seja alinhada às atividades operacionais, escolha palestras que façam sentido para sua atuação e converse com seu coordenador.
Não perca essa chance de aprender e se conectar com inovação de ponta!
Os eletricistas da CERTAJA Energia e da CERTAJA Soluções seguem em constante aperfeiçoamento para garantir mais segurança e qualidade no atendimento aos cooperados. Recentemente, os times participaram de dois importantes treinamentos:
NR-35 – Trabalho em Altura: realizado nos dias 11 e 12 de agosto, com foco em técnicas de prevenção de acidentes e cuidados necessários para a execução de atividades em locais elevados. Confira o vídeo:
Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP): promovido entre 13 de julho e 19 de agosto, com foco na prevenção de acidentes de origem elétrica, segurança e saúde dos trabalhadores que atuam com instalações elétricas e serviços com eletricidade.
A CERTAJA Energia segue avançando em sua jornada de melhoria contínua. Nas tardes dos dias 19 e 20 de agosto, a Cooperativa passou pela auditoria do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), realizada de forma on-line.
O processo contou com a análise criteriosa de diversas evidências apresentadas e a participação ativa do presidente, Renato Pereira Martins; do vice, Ederson Madruga; do coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima; da analista de Planejamento e Desempenho, Nathália Dutra; da coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo, além de colaboradores de diferentes áreas.
O PDGC, iniciativa do Sistema OCB, apoia as cooperativas no aprimoramento de sua gestão e governança. A CERTAJA Energia já participa do programa há vários anos e, nos dois últimos, passou também a concorrer ao Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão.
Em 2024, a Cooperativa conquistou o Prêmio Regional de Excelência em Gestão, na categoria Compromisso com a Excelência, no ramo de Infraestrutura. Agora, em 2025, dá mais um passo importante e está concorrendo ao Prêmio Nacional, na categoria Primeiros Passos para a Excelência.
A participação destes processos do PDGC possibilitam que a Cooperativa receba uma auditoria extremamente qualificada, o que nos dá subsídios para melhoria de nossos processos. O prêmio é secundário. Caso venha, será muito comemorado, mas entendemos que, com as sugestões dadas pelas auditoras, vamos avançar no processo de qualidade, o que nos dará uma governança e uma gestão cada vez melhores.
Dois novos colaboradores passaram a integrar o time certajano no dia 18 de agosto: Davi Aguiar de Oliveira (no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação) e Vítor Eugênio Ellvanger Marzulo (no setor de Gestão de Pessoas, como porteiro).
Sejam bem-vindos!Que seja uma jornada de muito crescimento!
A CERTAJA Energia e moradores da localidade de Linha Brasil, em Paverama, se reuniram para tratar da ampliação de, aproximadamente, nove quilômetros de rede trifásica. A iniciativa deve beneficiar em torno de 27 famílias e integra a quinta etapa do Programa Energia Forte no Campo. O encontro ocorreu no dia 15 de agosto.
O programa é desenvolvido por meio de parceria entre Governo do Estado, prefeituras, cooperativas e cooperados, levando mais qualidade, segurança e confiabilidade ao fornecimento de energia das comunidades do campo.
“Como já ocorrido em outras etapas do Programa, esta é uma forma de, através da união de esforços, levar melhoria de produtividade ao meio rural, fortalecendo as regiões, com mais recursos e qualidade de vida aos produtores”, destaca a coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo.
Neste Vale a pena dar play de novo, confira a colega Isadora Almeida, do setor de Relacionamento com o Cooperado, explicando sobre os seguros de vida e residencial para os cooperados da CERTAJA Energia. O vídeo foi divulgado nas redes sociais da Cooperativa no início de agosto.
A localidade de Santa Manoela, no interior de Paverama, vive um novo momento com a conclusão da nova rede trifásica construída pela CERTAJA Energia. A obra, com 17 quilômetros de extensão, 170 postes de concreto novos e 22 transformadores trifásicos, recebeu investimento de R$ 2,5 milhões e vai beneficiar direta e indiretamente mais de 450 unidades consumidoras, entre residências, propriedades rurais e pequenos negócios.
O projeto faz parte do Energia Forte no Campo, iniciativa do Governo do Estado em parceria com cooperativas, municípios e produtores, e se consolida como uma das maiores obras do programa até o momento.
A obra marca um avanço significativo para a região. “Hoje, tudo depende da energia elétrica — do conforto nas nossas casas aos investimentos em atividades rurais, comércios e indústrias. Antes, com rede monofásica ou bifásica, o cooperado não tinha confiança em ampliar cargas de equipamentos. Com a rede trifásica, o cooperado contará com uma energia elétrica de qualidade, sem oscilações, e poderá investir e usufruir sem preocupação”.
Mateus May, gerente de Distribuição
O processo
Além da substituição da rede antiga, também foi feita a limpeza da vegetação próxima, o que aumenta ainda mais a confiabilidade do sistema. Para garantir a eficiência da execução e minimizar impactos aos consumidores durante os trabalhos, a obra foi dividida em etapas.
“Utilizamos chaves provisórias e planejamos cada desligamento com cuidado. Também enfrentamos desafios no solo da região, com presença intensa de rochas, o que exigiu equipamentos especializados para abrir as cavas e viabilizar a instalação dos postes sem comprometer o cronograma”, explica Ramon Pretto Baldissera, coordenador do Setor de Projetos e Obras.
Ele destaca que a obra de Santa Manoela teve apoio de 42 trabalhadores terceirizados e dois fiscais da Cooperativa. Praticamente todas as áreas da CERTAJA Energia estiveram envolvidas, desde o planejamento, com reuniões e levantamento de interessados, até o contato direto com os cooperados.
“Agora, a região está mais preparada para crescer. O cooperado poderá usar equipamentos mais potentes e ampliar seus negócios, pois terão uma energia mais estável e confiável”, ressalta Baldissera.
O colaborador Sidinei Hartmann Rosa, do setor SPO – Linha Viva, e sua esposa, Nicóli da Silva Quadros, comemoram a chegada do filho Murilo Quadros Hartmann, nascido no dia 29 de julho.
Para celebrar esse momento especial, a Cooperativa entregou à família uma cesta com diversos produtos, como forma de carinho e apoio. Desejamos ao Murilo uma vida repleta de saúde, amor e muitas alegrias!
A CERTAJA Energia marcou presença na inauguração de novos espaços da APAE Triunfo, no dia 14 de agosto. Agora, a instituição conta com oficina de padaria, oficina criativa e auditório. Participaram do evento as colegas Deise Ferreira de Araújo, Adriana Miranda e Maria Elena Gomes.
Os novos espaços representam mais um passo importante para fortalecer o trabalho realizado pela instituição. A iniciativa amplia as oportunidades de aprendizado, convivência e qualificação, beneficiando os usuários, suas famílias e toda a comunidade.
Parceira da APAE, a CERTAJA Energia tem compromisso com iniciativas que promovem inclusão e desenvolvimento social, como a ação Doe Energia, pela qual a entidade triunfense e outras instituições recebem doações da comunidade, por meio de descontos voluntários nas faturas de energia.
É a força da cooperação beneficiando as comunidades da nossa área de atuação!
A CERTAJA Energia e a CERTAJA Desenvolvimento receberam, no dia 13 de agosto, a visita da Cooperativa de Trabalhos Educacionais, Serviços Técnicos e Extensão Rural (Coopater), responsável pelos programas Aprendiz Cooperativo e Aprendiz Cooperativo do Campo.
O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre as instituições. Estiveram presentes a presidente da Coopater, Regina Teixeira, e a vice-presidente, Lanimari Antunes Vahl.
Os colaboradores Fabiana Martins e Jairo Aguiar, do setor de Relacionamento com o Cooperado, realizaram visita ao Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STAF) de Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova, no dia 13 de agosto.
O encontro teve como propósito fortalecer o relacionamento e explorar oportunidades de parcerias, especialmente na realização de cursos e capacitações por meio do SENAR-RS, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades rurais locais.
O colega Eleandro Marques participou, nos dias 11 e 12 de agosto, do Workshop para Tarifeiros, promovido pelo Comitê de Governança dos Sandboxes Tarifários, com participação da ANEEL. O evento, sediado pela Enel Rio, reuniu empresas e especialistas para debater propostas de projetos-piloto voltados à modernização das tarifas de energia no Brasil.
Ao lado da INFRACOOP e da Consultar, Eleandro apresentou resultados do projeto “Estratégias para o Mercado Livre de Energia“, já em fase de campo, que busca compreender o comportamento do consumidor de baixa tensão frente à abertura do mercado. O certajano contribuiu nas discussões, compartilhando a experiência da Cooperativa nesse contexto.
“O SandBox Tarifário tem como objetivo modernizar as tarifas, colocando o consumidor no centro das decisões, entendendo seus hábitos e suas necessidades, sem perder de vista a sustentabilidade financeira das distribuidoras”, destaca Eleandro.
“Essa transformação fortalece a conexão do setor elétrico com tecnologia, inovação e práticas sustentáveis, e se alinha ao compromisso da Cooperativa de impulsionar a modernização e a inovação no setor de energia”, acrescenta.
Você sabe a origem do medicamento que está utilizando? Medicamentos falsificados são uma ameaça silenciosa e podem colocar vidas em risco. Fique atento a preços muito baixos, embalagens com erros, lacres violados ou ausência de informações importantes, como número de lote e data de validade.
E lembre-se: comprar produtos de saúde por WhatsApp, Instagram ou outras redes sociais não é seguro. Medicamentos adquiridos on-line só devem ser comprados em farmácias autorizadas pela Anvisa.