CERTAJA Energia participa da Missão Técnica da Fecoergs nos Estados Unidos


O vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga, e o gerente de Distribuição, Mateus May, participaram da Missão Técnica da Fecoergs nos Estados Unidos. Juntamente com representantes de oito cooperativas e da federação, os certajanos participaram de agendas de visitas e palestras em oito entidades do país.


Durante a missão, foram visitadas instituições de referência no cooperativismo e na energia nos EUA, como a NRECA, a Electric Cooperative Rappahannock, o USDA Rural Development Center, a FERC, a NCBA CLUSA, o CoBank, a NTCA e a ODEC – Old Dominion Electric Cooperative.

A experiência de conhecer as cooperativas americanas está sendo muito proveitosa. Uma realidade diferente da nossa, mas que nos traz muitas reflexões sobre as atividades das cooperativas, intercooperação e a tecnologia empregada nas atividades de rotina.

Ederson Madruga

Reuniões de Núcleo

Nesta semana, a CERTAJA Energia promoveu mais duas reuniões com seus Núcleos Regionais Cooperativos, reforçando o diálogo com os associados e o fortalecimento da identidade cooperativista.

No dia 21 de outubro, o encontro foi realizado com o Núcleo 10 – Triunfo 3, no Salão Paroquial da Capela Santo Isidoro, em Boa Vista, e reuniu 158 participantes. A noite contou com a palestra “Identidade Cooperativista”, ministrada por Alexandre Garcia, que abordou os princípios e valores do cooperativismo e a importância da participação dos associados na gestão e no desenvolvimento da Cooperativa.


Já no dia 23 de outubro, foi a vez do Núcleo 8 – Triunfo 2, que se reuniu no CTG 20 de Setembro, em Passo Raso, com a presença de 271 participantes. A palestrante Viviane Laimer conduziu a mesma temática.

Encontro Pertencer Mulher

Na noite de 23 de outubro, colaboradoras da CERTAJA Energia e a palestrante Cleusa Fagundes participaram do Encontro Pertencer Mulher, realizado no Lux Eventos. Promovido pelo Sicredi, o evento teve como propósito fortalecer a conexão entre as participantes, promover o acolhimento e celebrar o cuidado com o corpo e a mente, em um momento de partilha e inspiração.

Presente para os papais

No dia 20 de outubro, os certajanos entregaram aos papais Stéfani Palagi e Bruno Araújo um presente personalizado para os tão aguardados Miguel e Pedro. O gesto é símbolo do cuidado e da torcida por essa nova fase. Que essa duplinha chegue trazendo ainda mais amor, luz e alegria, e que a família viva dias cheios de ternura, descobertas e sorrisos.

Comunicado técnico – alteração dos códigos das unidades consumidoras

A CERTAJA Energia informa que, em conformidade com a Resolução Normativa ANEEL nº 1.095, será implantada, em 01 de novembro de 2025, uma atualização nos códigos das Unidades Consumidoras (UCs) de sua área de permissão.

A referida resolução estabelece a padronização nacional dos códigos das UCs, de modo a uniformizar a identificação das unidades em todas as distribuidoras de energia elétrica do território brasileiro.

Estrutura do novo código:

O novo código da UC passará a ter até 15 dígitos, com a seguinte composição:

10 dígitos: número sequencial da unidade consumidora;

3 dígitos: código identificador da distribuidora;

2 dígitos: verificadores (de controle).

O novo código será único e permanente. É vedado o reaproveitamento para outras unidades.

Procedimentos operacionais:

Em razão da complexidade do processo de migração, os sistemas da plataforma Useall permanecerão inoperantes durante o período de implantação, previsto para ocorrer ao longo do dia 01/11/2025 (sábado).

Medidas de contingência:

A CERTAJA Energia adotará medidas para disponibilizar um ambiente de consulta temporário, contemplando as principais funcionalidades dos sistemas Useall, a fim de mitigar eventuais impactos operacionais e de atendimento aos cooperados durante o processo de atualização.

CERTAJA Energia
Departamento de Tecnologia da Informação
Outubro de 2025

A informação também foi divulgada nas redes sociais da Cooperativa e enviada por e-mail aos cooperados:

Vale a pena dar play de novo


No Vale a pena dar play de novo desta semana, seguimos com a participação dos nossos colegas no quadro CERTAJA Coopera, divulgado nas redes sociais da Cooperativa. Desta vez, Jairo Aguiar, do setor de Relacionamento com o Cooperado, fez sua participação falando sobre o jornal Certajano e o Brique Certajano – tema perfeito para o “homem do brique”, né?

Reforma tributária

No dia 17 de outubro, os certajanos Aline Kichhein, Lovane Silva, Renata Reis e Marcus França estiveram reunidos com colaboradores da CERTEL e técnicos das empresas de consultoria SB11 Assessoria Contábil LTDA e Borghetti & Von Brock Advogados Associados.

O encontro deu continuidade aos trabalhos que têm sido realizados para tratar dos procedimentos necessários ao atendimento da reforma tributária, que entra em vigor em 2026, em caráter experimental, e que terá implantação escalonada entre 2027 e 2033.


Considerada um processo que exigirá muita atenção e dedicação dos profissionais envolvidos, a reforma tributária é regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025. Esta prevê que, ao longo do período de implantação, os impostos atuais (ISSQN, ICMS, PIS e COFINS) serão mantidos, com alíquotas que serão reduzidas anualmente.

Já os novos tributos – Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Imposto Seletivo (IS) – partirão de tarifas menores, que aumentarão, também de forma anual, até que estejam implantados na sua integralidade – e os atuais sejam extintos.

Na CERTAJA Energia, o grupo responsável pelo assunto também inclui os colegas Maria Elena Souza Gomes e Luis Felipe Jesus da Silva.

CERTAJA Energia no Security Day


A CERTAJA Energia marcou presença na 11ª edição do Security Day, evento de referência em cibersegurança para tecnologia daoperação (TO). Realizado pela Integrasul, no dia 16 de outubro, em Caxias do Sul, o encontro reuniu especialistas e empresas do setor em um ambiente voltado à troca de experiências, atualização tecnológica e fortalecimento de redes de contato.

A Integrasul apresentou o case de sucesso sobre a implementação de segurança cibernética na Subestação Vale Verde (CTJ3). O projeto, que tem caráter estratégico, garante o atendimento aos rigorosos requisitos de segurança estabelecidos pelos órgãos reguladores, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A apresentação, que demonstrou a eficácia da solução aplicada, foi feita por Felipe Chiaradia, da Integrasul, em parceria com nosso colega Lucas Pereira, do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


O coordenador do setor de Engenharia e Operação, Geison Bittencourt Quadros, também participou da programação.

DEPOIMENTO

CERTAJA Energia na Mercopar

A CERTAJA Energia marcou presença na 34ª edição da Mercopar, realizada de 14 a 17 de outubro, em Caxias do Sul. Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, o evento reuniu 528 expositores dos segmentos metalmecânico, automação, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente.


Realizada pelo Sebrae-RS, em parceria com a FIERGS, a Mercopar contou com uma ampla programação, composta por palestras, painéis, fóruns e pitches, proporcionando um ambiente de troca de conhecimento, networking e geração de negócios.

A CERTAJA Energia foi representada pelos colaboradores Tiago Garcia, Everton Medeiros e Paulo Ricardo Gonçalves da Silva, que acompanharam as tendências e inovações apresentadas, fortalecendo o compromisso da Cooperativa com a busca contínua por soluções tecnológicas e sustentáveis no setor elétrico.

“Nosso objetivo na Mercopar foi conhecer as paleteiras elétricas, pois há uma tendência de uso desta máquina no Almoxarifado. No mesmo dia também tivemos a oportunidade de participar da palestra Mobilidade 5 – Fórum da Cadeia Automotiva”, conta Silva.

Dica de saúde – câncer de pulmão


O câncer de pulmão, segundo as estimativas de 2023 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o terceiro mais comum em homens (18.020 casos novos) e o quarto em mulheres no Brasil (14.540 casos novos) – sem contar o câncer de pele não melanoma, que é o mais incidente no país.

O cigarro é, de longe, o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Outro fator de importância está relacionado à exposição a agentes carcinogênicos (asbesto, arsênico, berílio, cádmio etc.) no trabalho.

Os sintomas geralmente não ocorrem até que o câncer esteja avançado, mas algumas pessoas com câncer de pulmão em estágio inicial apresentam sintomas. Os mais comuns são tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, piora da falta de ar, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente ou bronquite, cansaço ou fraqueza. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns.

Saiba mais no material preparado pelo Ministério da Saúde: