Recado do presidente: abono em novembro

Os colaboradores da CERTAJA Energia receberão, neste mês de novembro, em uma única parcela, o abono estabelecido após a Convenção Coletiva. A medida reforça o compromisso da Cooperativa com a valorização de sua equipe e está em consonância com o estabelecido na convenção sindical.

O presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, tem uma mensagem especial aos colaboradores. Confira:

Jovens Cooperativistas no Congrega Coop

A CERTAJA Energia esteve representada no Congrega Coop 2025, realizado nos dias 05 e 06 de novembro, no Parque de Exposições de Santa Rosa. O congresso internacional, que teve como tema “Preservando Gerações”, reuniu cooperativas de diversos ramos e contou com mais de 40 palestrantes.


Participaram do evento os colaboradores Rafael Martins, Leonardo Ojeda e Ruan Vicari, representando o movimento de jovens cooperativistas da CERTAJA. Eles acompanharam a programação do dia 06 de novembro, dedicada a palestras e painéis sobre cooperativismo, desenvolvimento territorial, mudanças climáticas e produtividade agrícola.

Certajanos com Giuliana Morrone, jornalista política com trajetória de mais de 30 anos na TV Globo, especialista em ESG e especialista em liderança feminina pela Harvard


O primeiro dia do congresso, 5 de novembro, foi voltado exclusivamente à realização de um Hackathon, focado em soluções climáticas e na continuidade dos empreendimentos rurais.

Promovido pela Cotrirosa, Sicredi União RS/ES, Cooperluz, Fecofe e Sebrae, o Congrega Coop contou com apoio de diversas instituições e empresas parceiras, entre elas o Sistema Ocergs.

A presença dos jovens cooperativistas da CERTAJA Energia reforça o compromisso da cooperativa com a formação de novas lideranças, estimulando a troca de experiências e a participação ativa das novas gerações no fortalecimento do movimento cooperativo.

Confraternização esportiva

No dia 04 de novembro, colegas de diversos setores da CERTAJA Energia se reuniram para uma animada confraternização esportiva. A partida contou com representantes de Taquari e Vale Verde, em um clima de integração e diversão.


Pela equipe de Taquari, participaram Leandro Vargas e Roger Schosler (SESMA), Gabriel Belarmindo, Luciano Junqueira e Marcos Hartmann (Engenharia e Operação), além de Vilmar Souza, Bruno Pinheiro e Silas Leite (SGS). Já o time de Vale Verde teve a participação de Adriano da Costa Rosa, Moisés Pereira, Lucas Teixeira, Geovane Fischer, Daniel Pawlowski e Carlos Augusto (SGS).

O jogo terminou empatado, mas todos ganharam no jogo da amizade. Para fechar o dia com chave de ouro, os participantes saborearam um delicioso churrasco preparado pelo colega Douglas Fischer.

DEPOIMENTOS

Eletromobilidade em pauta


O gerente administrativo da CERTAJA Energia, João Ederson Pacheco, ministrou duas palestras sobre eletromobilidade, nos dias 03 e 04 de novembro, no Colégio Pastor Dohms, em Taquari. As atividades envolveram alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e turmas do Ensino Médio.

Pacheco apresentou dados sobre a mobilidade elétrica no mundo, o cenário brasileiro, os benefícios para a sociedade e os desafios para o futuro. Também destacou a contribuição da cooperativa no fortalecimento da infraestrutura na região, com os Eletropostos CERTAJA Energia.

Os momentos foram marcados pela curiosidade e participação ativa dos alunos, que demonstraram grande interesse pelo tema. Os estudantes do 5º ano tiveram a oportunidade de dar uma voltinha no carro elétrico da Cooperativa, conhecendo de perto como funciona essa tecnologia limpa e inovadora.

Confira a galeria:

Placas de segurança

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) de 2024-2025, a CIPA Ativa, instalou placas de segurança no Almoxarifado de redes, no dia 03 de novembro. A iniciativa reforça o compromisso da Cooperativa com a prevenção de acidentes e a segurança no trabalho.


“Com o foco no legado e na continuidade, encerramos nossa gestão deixando sinais claros do nosso maior valor: um ambiente de trabalho seguro para todos. CIPA 2024-2025, missão cumprida!”, celebra a presidente da gestão, Luciana Dannenberg.

Solidariedade da Antônia

A pequena Antônia Vicari da Silva, de apenas 4 anos, deu um lindo exemplo de solidariedade ao participar da campanha de arrecadação de tampinhas da CERTAJA Energia. Neta do nosso colega Marciano Vicari e sobrinha do Ruan Vicari, ela entregou sua contribuição ao vovô no dia 02 de novembro.

Com um sorriso e as tampinhas nas mãos, Antônia mostrou que a cooperação e o cuidado com o próximo se aprendem desde cedo!

Aniversário do vice-presidente

O aniversário do vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga, coincide com o Halloween, celebrado no dia 31 de outubro. E a decoração não poderia ser outra, né?

Entre risadas e fotos com a decoração, Madruga celebrou seus 48 anos junto aos colegas, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. A confraternização contou com homenagem especial e muita integração entre os certajanos.


Confira o vídeo da homenagem:


E o registro do discurso não poderia ficar de fora:

Encontro de Clubes de Mães

No dia 31 de outubro, a CERTAJA Energia participou do Encontro de Clubes de Mães de General Câmara — um momento voltado à integração e ao reconhecimento do importante trabalho realizado pelas entidades. A programação contou com exposições de artesanato, concursos artísticos e gastronômicos, além da palestra “Sementes da Vida”, ministrada por Cleusa Fagundes.

A Cooperativa foi representada pelas colaboradoras Fabiana Martins e Carla Silva, do setor de Relacionamento com o Cooperado, e Janete de Fátima Rodrigues, do setor de Gestão de Pessoas.

Dica de saúde – câncer bucal

Você sabia que estamos na Semana nacional de prevenção do câncer bucal, celebrada de 01 a 07 de novembro?

O câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil, sendo o quinto tumor mais frequente em homens. Embora haja estratégias para prevenção e diagnóstico precoce, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

O câncer da boca e orofaringe é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca).


O tabaco e o álcool são os principais fatores de risco para o câncer de boca e orofaringe. Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais, a infecção pelo vírus HPV e a exposição dos lábios ao sol sem proteção também aumentam o risco de câncer de boca e orofaringe.

Diagnóstico e tratamento

O câncer de boca normalmente é identificado pelo exame clínico (visual). Caso o dentista ou médico suspeite da doença, uma biópsia (retirada de um pequeno fragmento da lesão para exame laboratorial) será realizada.

Esse procedimento, na maioria das vezes, é feito de forma ambulatorial, com anestesia local, por um profissional treinado. Outros exames como a tomografia computadorizada, ressonância magnética ou radiografia podem ser solicitados para auxiliar no diagnóstico e na avaliação da extensão do tumor.

Na maioria dos casos, o tratamento é realizado por meio de cirurgia. Esse procedimento pode ser simples, em situações de lesões pequenas, ou mais complexo, quando o tumor é maior. O cirurgião de cabeça e pescoço é o profissional responsável por avaliar o estágio da doença e, junto com exames complementares, indicar a melhor forma de tratamento para cada pessoa.

Saiba mais no site do Ministério da Saúde