Vale-alimentação entra na lista de benefícios dos certajanos em 2026


A CERTAJA Energia prometeu coisa boa – e entregou o que prometeu. Nesta semana, a Cooperativa anunciou mais uma conquista para o time: a partir de 2026, todos os colaboradores passarão a receber vale-alimentação.

O comunicado foi feito em três encontros, nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Nas reuniões, o presidente, Renato Pereira Martins, destacou a trajetória da CERTAJA Energia na busca constante por melhorias, lembrando avanços como o alinhamento salarial com o mercado, o investimento em capacitação, o plano de saúde e outros benefícios com os quais os certajanos já contam.

“Quem faz essa máquina andar são vocês. Nós temos procurado,
dentro das nossas limitações, retribuir o nosso colaborador
com o que ele merece.”

Renato Pereira Martins

O vice-presidente, Ederson Madruga, falou sobre o planejamento e o trabalho realizado junto aos conselheiros para a aprovação do benefício, que era uma demanda antiga.

“A gente quer deixar esse benefício como uma forma de
agradecimento a vocês e dizer que a CERTAJA valoriza muito o cooperado, mas também valoriza muito vocês, 
que são quem atende o nosso cooperado.”

Ederson Madruga


João Ederson Pacheco, gerente administrativo, explicou os detalhes do benefício. Confira:

O vale-alimentação, no valor de R$ 500, será concedido a todos os colaboradores a partir de 2026.
Para os profissionais de campo (que almoçam diariamente em restaurantes e já têm as despesas pagas pela Cooperativa) também haverá um vale-refeição adicional, no valor de R$ 400.
Os colaboradores que recebem a alimentação em seus locais de trabalho, continuarão recebendo-a normalmente.

IBGE divulga os sobrenomes mais populares do Brasil. O seu está entre eles?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 04 de novembro, a lista de sobrenomes mais comuns do Brasil. Aqui na CERTAJA Energia, temos de tudo um pouco: dos sobrenomes mais populares até aqueles que quase ninguém tem – e isso torna a nossa equipe ainda mais diversa e única.


E aqui na coop?

Entre os certajanos, além dos três sobrenomes mais populares – Silva (eles são a maioria aqui também), Santos e Oliveira -, há um grupo considerável com os sobrenomes SOUZA e ROSA. No Brasil, os Souza são o quarto em popularidade, com 9,2 milhões; os Rosa ocupam o 43º lugar, com 1,2 milhão.

Sobrenomes raros, temos?

Temos. KICHHEIN e KLOPPEMBURG, por exemplo, não geram resultados na pesquisa. O IBGE explica que isso ocorre graças ao zelo do sigilo estatístico. Somente são apresentados os nomes cuja frequência é maior ou igual a 20 para o total Brasil. Caso o nome que você esteja buscando tenha menos registros que isso, o site não poderá exibir. Que exclusividade, hein, Aline e Anderson?

E os top 5 sobrenomes certajanos mais raros que aparecem na pesquisa são:


E o seu? É mais raro do que estes? Pesquise e conte para a gente aqui nos comentários!


Reciclagem da NR35

A CERTAJA Energia promoveu, nesta semana, o treinamento de reciclagem da NR35 – Trabalho em Altura, reforçando o compromisso da Cooperativa com a segurança e a qualificação contínua de suas equipes.

Ao todo, 77 colaboradores participaram das atividades (60 da Energia, 17 da Soluções), divididos em cinco turmas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor Jonas Ronei Schilling, do Sescoop/RS.

Envio de dados MMDG: CERTAJA é uma das seis distribuidoras adimplentes

A CERTAJA Energia está entre as seis distribuidoras do Brasil, de um total de 105, que já estão adimplentes com os envios dos dados de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O destaque foi mencionado na reunião semanal da ANEEL, realizada no dia 06 de novembro, pela Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (STD). Durante o encontro, o responsável pelo órgão destacou a Cooperativa e outras cinco distribuidoras que conseguiram realizar o envio de dados corretamente — um desafio que tem gerado dificuldades para grande parte do setor devido à transição para o novo sistema e API da ANEEL.


O resultado é fruto do trabalho do engenheiro de energia Leonardo Ojeda, com o apoio de Rafael Reis e Elton dos Santos. “Com dedicação e esforço, eles conseguiram atender a todas as condições e necessidades para efetuar o envio e já estar de acordo com as solicitações da ANEEL”, destaca Geison Bittencourt Quadros, coordenador do setor de Engenharia e Operação.


DEPOIMENTO

CERTAJA Energia no HSM+

A CERTAJA Energia esteve representada na 25ª edição do HSM+, considerado o maior evento de gestão, inovação e liderança da América Latina. O congresso ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro, no Expo Transamérica, em São Paulo, reunindo milhares de participantes de diferentes setores e regiões do país.


O evento contou com palestras, trilhas de conteúdo e diversos palcos, abordando as principais tendências do mundo dos negócios e do desenvolvimento humano.

Nomes de peso participaram da programação, como o historiador e filósofo israelense Yuval Noah Harari, autor dos best-sellers Sapiens e Homo Deus, reconhecido mundialmente por suas reflexões sobre o futuro da humanidade e os impactos da tecnologia na sociedade.

Representaram a Cooperativa o vice-presidente, Ederson Madruga; o gerente administrativo, João Ederson Pacheco, e a coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo, que também esteve no evento pelo Comitê Elas pelo Coop, do Sistema Ocergs.

Elas pelo Coop

Vale a pena dar play de novo


No Vale a pena dar play de novo desta semana, apresentamos a participação da colega Carla Silva, do setor de Relacionamento com o Cooperado, no quadro CERTAJA Coopera, divulgado nas redes sociais da Cooperativa. No vídeo, ela destaca a importância de o cooperado manter seu cadastro atualizado em nosso sistema.

Confira:

Manejo de equinos


Entre os dias 04 e 06 de novembro, o Centro de Treinamento Rodrigo Martins, na localidade de Tinguité, em Taquari, sediou o curso “Manejo de Equinos”, promovido pela CERTAJA Energia, em parceria com o Sindicato Rural de Taquari e o SENAR-RS.

A capacitação foi conduzida pelo tecnólogo em Ciências Equinas, Jerônimo Santos, e contou com a participação de 10 alunos, que aprenderam sobre alimentação, manejo sanitário, saúde e cuidados diários com os animais.

Entrega de presentes da Coop

Confira a galeria dos colaboradores que fizeram aniversário em outubro e receberam um presente da Cooperativa. Parabéns, pessoal!

Dica de saúde – Ceratocone


Vista embaçada ou distorcida, dificuldade para enxergar à noite, sensibilidade à luz e visão de halos – anéis brilhantes ao redor de fontes luminosas – são alguns sinais do ceratocone, uma doença ocular caracterizada pelo formato cônico da córnea, a camada fina e transparente da parte frontal do olho. A condição afeta cerca de 150 mil brasileiros por ano, em sua maioria pessoas com menos de 30 anos. 

O Dia Mundial do Ceratocone, celebrado em 10 de novembro, reforça a importância do diagnóstico precoce. A condição não tem uma causa exata definida, sendo resultado de uma combinação de fatores genéticos (alterações nos genes), ambientais (como alergias) e comportamentais (coceira nos olhos).  

Então, fique atento: o hábito de coçar os olhos é um fator de risco para o desenvolvimento e a progressão da doença.

Confira o material do Ministério da Saúde:

Saiba mais na Biblioteca Virtual em Saúde