FIRMES CONTRA A COVID-19

Em 14 de agosto a direção da CERTAJA Energia visitou setores pela manhã e reuniu alguns dos colaboradores à tarde para alertar sobre a importância da intensificação dos cuidados de higiene, uso de máscaras, distanciamento social e cumprimento dos protocolos estabelecidos, entre outras precauções, contra a disseminação da Covid-19. Houve um alerta para que os cuidados prossigam, evitando aglomerações e visitas desnecessárias aos setores.


SUBESTAÇÃO VALE VERDE

Em junho de 2021 está previsto o início das obras da Subestação Vale Verde e Linha de transmissão de 69 kV, que sairá de Venâncio Aires até Vale Verde. Até lá é preciso receber as liberações de licenças ambientais dos órgãos competentes. “Atualmente estamos em andamento com as etapas de projetos e licenciamento ambiental do empreendimento”, explica o gerente de distribuição, Eleandro Marques.

A subestação está projetada para operar com um transformador fixo de 10 MVA, podendo também ser energizada pelo transformador móvel da CERTAJA de 25 MVA. Ela poderá ser ampliada futuramente, pois o projeto contempla uma estrutura completa para a instalação de mais um transformador de potência, se necessário.

Entre os benefícios aos cooperados, estão a melhoria da confiabilidade e qualidade de energia distribuída e a maior possibilidade de transferência de cargas entre alimentadores, minimizando, em muitos casos, o tempo de falta de energia em dias de emergência e manutenções do sistema.

As localidades de Rio Pardo, Vale Verde, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado sentirão diretamente os efeitos positivos do investimento.

Reuniões de alinhamento estão definindo detalhes, e alinhando cronogramas com a participação das empresas contratadas, cada uma dentro do seu escopo: liberação ambiental (Geocenter), projeto da linha de transmissão (ENGETRAN), projeto da subestação (Gama Engenharia) e avaliação das propriedades (Fundiário, LIBERJ).

O presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, o gerente de distribuição Eleandro Marques, o gestor da Engenharia Luciano Monteiro, o gestor do setor de Segurança e Meio ambiente, Leandro Vargas, e o responsável pelo setor de Compras e Contrações, o gestor financeiro Marciano Vicari, acompanham de perto o projeto.


COOPERATIVISMO NA REFORMA TRIBUTÁRIA

Na tarde de 19 de agosto a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) promoveu um debate para nivelar os profissionais das cooperativas do ramo de infraestrutura em relação aos efeitos da proposta de Reforma Tributária do Governo Federal e as iniciativas que estão sendo tomadas na defesa dos interesses do cooperativismo, assim como esclarecer dúvidas. Os temas foram abordados por Márcio Freitas, presidente do sistema OCB, Luiz Carlos Heinze, senador, Heitor Schuch, deputado federal, e Silvio Borba, especialista tributário. O presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, o vice Ederson Madruga, o gerente financeiro Marcus França e a gestora contábil Maria Elena Gomes acompanharam a discussão.


TESTES ELÉTRICOS

Conforme item 10.7.8 da NR10, os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes destinados ao trabalho em alta e baixa tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo as especificações do fabricante e os procedimentos da empresa. Visando atender a esta norma, nos dias 19 e 20 de agosto a CERTAJA Energia aplicou testes em materiais rígidos e flexíveis para certificação de regularidade dos EPIs, EPCs e ferramentas quanto a sua integridade, com vistas à segurança do trabalhador que os utiliza. O trabalho é repetido a cada seis meses.


SEGURANÇA PÚBLICA

Em 18 de agosto a CERTAJA Energia recebeu a visita do capitão Bilhar, da Brigada Militar de Taquari, com objetivo de apresentar o PISEG – Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, criado para buscar recursos junto às empresas. Assim, será possível abater parte da contribuição no recolhimento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias). O Capitão Bilhar enfatizou que estes recursos oriundos das empresas de Taquari serão investidos na Brigada Militar em viaturas, armamentos, coletes, entre outros. O presidente Renato Martins agradeceu a presença do Capitão, manifestou que a Cooperativa é parceira da comunidade e mostrou-se interessado em colaborar com a iniciativa: “Segurança é fundamental, principalmente nos dias de hoje”. A CERTAJA já vem contribuindo na Cultura e no Esporte, não apenas em Taquari, mas em outros municípios da sua área de atuação.


ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, as certajanas Marina Fazenda (RH Energia) e Aline Medeiros (RH Desenvolvimento) participaram do curso de Atualização Trabalhista e Previdenciária, realizado online pela Meta Cursos e Treinamentos, ministrado por Paulo Molina, professor, advogado, especialista em direito previdenciário e processo do trabalho. Conforme Aline “foi muito gratificante fazer o treinamento, pois além de nos atualizarmos sobre o tema da Reforma Previdenciária, discutimos acerca da situação das Medidas Provisórias em relação à pandemia, estando aptas a orientar nossos colaboradores de acordo com a legislação trabalhista”.



PORTAL DA INOVAÇÃO

O MUNDO QUE CONHECÍAMOS NÃO EXISTE MAIS – “Muitos ainda acham que a vida volta ao normal nos próximos meses ou nos próximos anos. Felizmente, ou infelizmente, para alguns, a vida como conhecíamos até início de 2020 pode deixar saudades. O que está em curso nesse momento é a aceleração de centenas de tendências ou sinais fracos que há muitos anos eram percebidos por alguns, talvez se transforme no novo normal. ” Confira a íntegra do texto compartilhado pela analista de comunicação Fabiana Martins em http://certaja.com.br/inovacao/o-mundo-que-conheciamos-nao-existe-mais/