Comitê de Planejamento Energético do RS discute avanços no setor de energia

O primeiro encontro on-line do Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs) deste ano ocorreu na manhã de 23 de setembro. Participaram representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e empreendedores de energia. A reunião trouxe ao debate os avanços e as ações desenvolvidas pelo segmento no estado do RS.

A reunião terminou após a explanação sobre o andamento das obras no Estado pela Aneel e o apontamento dos empreendedores. Os participantes puderam elucidar dúvidas e conhecer mais detalhes sobre o atendimento energético em cada região. Esses encontros de acompanhamento ocorrem periodicamente. O último foi realizado em outubro de 2019. Da CERTAJA participaram o vice-presidente e gerente comercial Ederson Madruga, o gerente de distribuição Eleandro Marques e os gestores Deise Araújo e Elton Rodrigues.

Fonte: https://estado.rs.gov.br/comite-de-planejamento-energetico-do-rs-discute-avancos-no-setor-de-energia (texto adaptado)


SEP

Finalizando o Programa de formação de eletricistas e desenvolvimento de técnicos, no período de 21 a 25 de setembro foi realizado o terceiro e último módulo, que tratou do Sistema Elétrico de Potência – SEP, no pavilhão de treinamentos do setor de Serviços Elétricos (SSE). Organizado pelo SESMA e em parceria com a Fecoergs, Sescoop/RS e Colégio Teutônia, contou com a participação de 13 colaboradores, sendo nove da CERTAJA Energia e quatro da CERTAJA Desenvolvimento. O instrutor Jonas Ronei Schilling, do Colégio Teutônia, ministrou o curso, que teve duração de 40 horas e seguiu todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus (distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel).



RETORNO AO TRABALHO EM HORÁRIO NORMAL – A direção da Cooperativa informou nesta semana que em 5 de outubro todos retornaremos ao horário normal de trabalho nos diversos setores. Cabe salientar que precisamos nos manter atentos aos protocolos de prevenção a COVID-19 e reforçar as medidas de proteção. Hábitos e comportamentos básicos são fundamentais e serão mantidos por prazo indeterminado. São eles:
– Evitar aglomeração;

– Utilizar máscara;

– Intensificar a higienização das mãos;

– Evitar, sempre que possível, o compartilhamento de materiais e equipamentos;
– Evitar a circulação e “visitas” desnecessárias a outros setores.

 

 

O setor de RH salienta sobre a importância da entrega de cópia de certificados de conclusão de cursos. Se você concluiu algum curso, entregue no RH o documento que comprove essa atividade.

 


ESPAÇO LIVRE

“A percepção auto-responsável é inerente ao ser humano, e em grau de importância, precede a todas as demais necessidades relacionadas ao crescimento pessoal e profissional, como a necessidade de auto-afirmação e até de autovalorização, porque a medida que o indivíduo “incorpora” o senso de auto-responsabilidade equilibrada, assume o comando de sua própria vida de uma forma lúcida e centrada.” Leia a íntegra do instigante texto sugerido pela gestora de RH Fátima Silva acessando http://rogerkayasima.com/auto-responsabilidade/