CONGREGAR

O maior evento de gestão de pessoas do Sul do país este ano teve sua edição on-line nos dias 21 e 22 de outubro. As certajanas Fátima Silva e Marina (RH Energia), Ana Paula (SCE) e Aline Gabriele (RH Desenvolvimento) assistiram 19 horas de conteúdo com palestrantes renomados tanto em nível nacional quanto internacional, que abordaram assuntos variados e atuais. O evento apresentou ideias sobre o papel dos líderes em um mundo em constante transformação, e, nesse ano, o tema não poderia ser mais relevante: Tempos de Experiências.



                   

                               

                            Os quatro pilares da inteligência emocional 

Para desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar melhor com seus próprios sentimentos, é necessário olhar para quais outras competências ela requer. Podemos dividi-las em quatro pilares, somando competências pessoais a competências sociais:

Autoconhecimento Emocional

Saber reconhecer o sentimento é a chave da inteligência emocional. Este é o primeiro passo rumo ao desenvolvimento da IE. Uma dica é, sempre que se sentir estressado, ansioso ou confuso em relação aos seus sentimentos, pare e faça um olhar para dentro de si. Busque desenvolver a capacidade de identificar o que está sentindo, se é medo, raiva, frustração, insegurança, enfim, essa resposta estará sempre dentro de cada um de nós e para obtê-las, precisamos de momentos de introspecção.

Um exercício prático é ao final de cada dia, anotar uma emoção que sentiu, qual foi o contexto que ela surgiu (quais situações estavam acontecendo naquele momento), quais pensamentos passaram por sua cabeça na ocasião e quais atitudes você teve, em decorrência desse sentimento e pensamentos (se não houve atitude nenhuma, anote também, pois isso pode já ser uma resposta comportamental à emoção). O exercício de escrever todas essas questões, pode contribuir com seu processo de autoconhecimento, trazendo mais clareza e consciência sobre si mesmo.

Autogestão das emoções

Uma vez identificada à emoção, é importante entender qual foi o gatilho mental, que disparou essa emoção. Isso passa pelo processo de atribuição de sentido, de interpretação que automaticamente você deu à determinada situação. Uma dica é buscar quais outras possibilidades de interpretações poderia haver e traçar novas alternativas sobre como lidar com elas. Você pode partir do exercício anterior (autoconhecimento emocional), das anotações que você fez, e continuar escrevendo outras interpretações possíveis e as alternativas para as atitudes que teve. Esse tipo de exercício tem potencial para contribuir, pois todos nós temos padrões de comportamentos e repensá-los, ajuda a estabelecermos novas conexões neurais que poderão viabilizar novas possibilidades de ação em futuras situações semelhantes.

 Empatia

Outra técnica é desenvolver o olhar da perspectiva do outro, isso gera empatia e compaixão, diminui a tendência de julgar os outros, melhorando nossos relacionamentos e nossa relação com o mundo. Ter empatia é aprender a olhar o mundo sob a ótica de outra pessoa. Isso nos ajuda a perceber que há várias maneiras de interpretar as situações e com isso, facilitar o nosso processo de desenvolvimento.

Pensamentos Positivos

A melhor forma de lidar com as emoções negativas, é se permitir senti-las SEMPRE. E depois, decidir o que fazer com elas. Medo, raiva, inveja, insegurança são sentimentos que acontecem e se negamos, permitimos que eles continuem nos dominando, mesmo tendo a sensação que estamos no controle. No entanto, cultivar pensamentos positivos frente aos desafios em nossa vida e carreira, é fundamental para nos mantermos com a dose certa de otimismo e motivação! Estudos indicam que otimismo, coragem, automotivação são características de pessoas emocionalmente inteligentes.

É importante dizer que o desenvolvimento da Inteligência Emocional requer muita calma, paciência e treino. Não ocorre de um dia para o outro, é um processo. É fundamental estar atento para saber identificar seus sentimentos e repensar suas interpretações frentes as mais diversas situações da vida, suas atitudes e principalmente, aquelas que considera serem mais assertivas para sua jornada, de modo que esteja mais preparado para colocá-la em prática em situações futuras.

A busca por um profissional especializado como o psicólogo pode ser um caminho para apoiá-lo nessa linda jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal!

Beatriz Bernardi – SENIOR

Contribuição – Aline Gabriele, RH CERTAJA Desenvolvimento

 


IMAGEM DA SEMANA

O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (SOFIA), da NASA, encontrou água na superfície da Lua. A descoberta aponta para a existência de H2O em todo o satélite natural da Terra. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (26), a agência espacial dos Estados Unidos informou que moléculas de água foram detectadas na Cratera Clavius, na face da Lua que é iluminada pelo Sol. Fonte: https://bit.ly/3mzRGpw