Espaço Livre


No Espaço Livre desta semana, a colaboradora do setor de Gestão de Pessoas, Maria de Fátima Silva Hassen, indica um texto sobre a dor da perda. Confira:

A dor da perda
Reflexões sobre desapego, perdas e finalizações
ZARA | AUTOCONHECIMENTO

Quando perdemos algo ou alguém que ocupava um espaço importante em nossas vidas fica difícil retornar ao que éramos antes. Sentimos a dor da perda e lutamos contra ela. A maior parte de nós não lida bem com a dor do luto, seja ele literal ou metafórico.

Não sabemos desapegar e confiar na vida. Não conseguimos nos despedir das pessoas que morrem, nem sabemos como encerrar relacionamentos e amizades. A maior parte de nós tende a ficar preso em um limbo de confusão emocional, nostalgia e dor.


No fundo, não estamos apegados ou sofrendo pelo algo ou alguém que se foi ou que terminou, estamos sofrendo por uma versão nossa que morre.

Alguém que fomos e que nunca mais seremos sem aquilo que se foi. Não sabemos como nos reconstruir.

Não sabemos o que colocar no espaço que sobra.

As pessoas mais apegadas e que mais sofrem nas finalizações são aquelas que acreditam, mesmo que inconscientemente, que precisam voltar a ser quem eram antes da perda. Não precisam. Esse é o segredo do jogo: nunca mais seremos os mesmos.

O truque agora é criar uma nova versão de nós mesmos para seguirmos mais leves. Percebe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *