Dica de saúde

Outubro chegou. E, com ele, a campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nos últimos anos, o movimento também incluiu o câncer de colo do útero, reunindo os dois tipos de câncer que mais afetam a população feminina

Infelizmente, no Brasil, excluindo-se os tumores de pele não melanoma, a doença é a mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 66.280 casos novos. A incidência é de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

É preciso estar atenta – e atento. Embora raramente, homens também desenvolvem a doença. A estimativa de incidência nesse grupo representa apenas 1% de todos os casos, de acordo com o INCA.

Atenção aos sinais

Prevenção

O auto exame é uma importante ferramenta para o cuidado das mamas, porém, na maioria dos casos, permite a identificação de nódulos já em estágio avançado da doença. Dessa forma, a realização de exames preventivos periódicos, como a mamografia e/ou ultrassonografia, torna-se o meio mais indicado para a detecção precoce do câncer de mama.

Saiba mais no site do INCA e no site da Unimed VTRP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *