Dica de saúde – Janeiro Roxo

No último domingo do mês (28) celebrou-se o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase e Dia Mundial Contra a Hanseníase. A informação é uma chave valiosa, por isso, o mês de janeiro ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre a doença.

Você sabia que existem quatro formas clínicas da hanseníase? Os tipos estão relacionados com a quantidade de bacilos presentes no organismo da pessoa com a doença. Confira:


A hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. As lesões neurais decorrentes conferem à doença um alto poder de gerar deficiências físicas e configuram-se como principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.



O diagnóstico precoce, o tratamento apropriado e a investigação de pessoas que se expuseram de forma prolongada à doença são as principais formas de prevenção. Caso você perceba algum dos sintomas, vá até a Unidade de Saúde mais próxima e, se o diagnóstico for positivo, peça para as pessoas mais próximas fazerem o teste rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *