Dica de saúde – Março Azul Marinho


Março é o mês de conscientização sobre o câncer colorretal. A doença abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus. É passível de tratamento e, quando detectado precocemente, costuma ser curável.

Os sinais e sintomas mais comuns são: presença de sangue nas fezes; dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração; alteração no ritmo intestinal de início recente – quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação -; emagrecimento rápido e não intencional; anemia, cansaço e fraqueza.

Prevenção

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal estão alto consumo de carne vermelha ou processada, consumo excessivo de álcool, alimentação pobre em frutas e fibras, idade igual ou superior a 50 anos, obesidade, inatividade física e tabagismo.

Também contribuem os fatores hereditários, como histórico familiar de câncer colorretal e a polipose adenomatosa, além de condições crônicas como a doença inflamatória intestinal crônica (colite ulcerativa ou doença de Crohn) e Diabetes Melittus Tipo 2.


As principais orientações para prevenir o câncer colorretal

· Prática regular de atividade física, sendo que o recomendável para adultos e idosos é realizar pelo menos 150 minutos de exercícios na semana, preferencialmente distribuídos em diferentes dias e momentos, podendo envolver atividades aeróbicas (caminhada, corrida, natação, ciclismo etc.), de fortalecimento de músculos e ossos e de alongamentos;
· Manter o peso adequado;
· Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
· Reduzir a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar;
· Limitar o consumo de alimentos processados;
· Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
· Consumir pelo menos três porções de frutas e três porções de legumes e verduras ao dia;
· Consumir, preferencialmente, cereais integrais, como arroz, pães, aveia, cevada e outros;
· Beber pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia;
· Reduzir o consumo de carnes vermelhas;
· Evitar o consumo de carnes salgadas e processadas, como presunto, mortadela, bacon, linguiça, salsicha e outros embutidos e defumados;
· Manter o peso adequado;
· Evitar e/ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
· Não fumar e evitar ambientes onde outras pessoas estejam fumando.

Saiba mais sobre o assunto, clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *