Dica de saúde – Raiva


A Dica de Saúde da semana é sobre uma doença com letalidade de, aproximadamente, 100%: a raiva. Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida, também, pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos da raiva, que duram, em média, de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia, entre outros.

Quando a infecção progride, surgem manifestações mais graves e complicadas, como ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados,e/ou convulsões.

A hidrofobia é outro sintoma: o paciente apresenta espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua quando vê ou tenta ingerir líquido. Os espasmos evoluem para um quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal.


IMPORTANTE

O paciente se mantém consciente, com período de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e a evolução para óbito. O período de evolução do quadro clínico, depois de instalados os sinais e sintomas até o óbito, é, em geral, de 2 a 7 dias.


Saiba mais:


O tema é sério. Quanto mais informações você tiver, melhor. Acesse o site do Ministério da Saúde e confira o conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *