Pedido de Ligação de Energia recebe melhorias

SCE (2)
SCE alcançou a Meta 120 do ProM realizando a iniciativa planejada

O Pedido de Ligação de Energia é um dos principais processos dentro da Área de Energia. Atualmente, este processo é o que representa maior envolvimento dos setores, percorrendo o seguinte caminho: Solicitação (Postos de Atendimentos nas localidades de atuação da CERTAJA Energia) > Cadastro (Setor Comercial) > Orçamento (Setor Projetos) > Construção Redes (terceiros) > Fiscalização > Ligação (SOD).

Diante deste extenso percurso dentro da cooperativa, o processo muitas vezes falhou por classificação errônea do tipo de ligação e/ou falta de documentação, impedindo seu andamento. A iniciativa proposta (prontidão) pelo Setor Comercial foi entender o que é necessário em todas as etapas do pedido de ligação, com fins de evitar-se o retrabalho.

A implementação de uma lista de verificação (check list) tornará o processo mais confiável. Na solicitação do pedido de ligação serão assinalados todos os documentos que o consumidor deverá apresentar. Isto permitirá que tanto o técnico quanto a atendente tenham mais detalhes para a execução do fornecimento de energia elétrica.

Este trabalho contou com a participação direta dos colegas Ana Paula, Deise, Enoque e Sabrina. Também recebeu o apoio dos colegas da Gerência de Obras e da FECOERGS.


VISITA TÉCNICA 1

AgroindNo dia 11 de setembro os certajanos Márcio, Alexandro (Agroindústria) e Letícia (Qualidade), visitaram a empresa Dickow & Cia Ltda, localizada no município de Agudo. A empresa atua há mais de 50 anos no ramo de beneficiamento de arroz, e tem o compromisso de produzir arroz com qualidade através de uma seleção rigorosa de matéria prima, passando pela industrialização com equipamentos de última geração. A ideia foi valer-se de exemplos e experiências que deram certo. Na Gestão da Qualidade esta prática é chamada de Benchmarking, um processo de comparação de produtosserviços práticas empresariais, sendo um importante instrumento de gestão das empresas.


VISITA TÉCNICA 2

Tortaria1Tortaria3

Em 15 de setembro, um domingo, as funcionárias da Cafeteria, juntamente com a Gerência de Varejo, realizaram uma visita técnica na Tortaria Brasil, em Canoas. O objetivo foi ter uma visão mais ampla de negócio, do modo como os produtos são expostos e a forma como são oferecidos aos clientes, inspirando novas ideias para nossa Cafeteria. A Tortaria Brasil é uma loja de conceito master, onde além de todos os produtos da Confeitaria Armelin, são oferecidos um amplo mix de produtos composto por pães tradicionais e especiais, sanduíches, pizzas, sorvetes artesanais, cafés, fiambreria, adega, padaria e buffet.

TortariaTortaria2


CURSOS EM BOM RETIRO DO SUL

Curso SENAR 2
Curso Transformação caseira de derivados de soja

Em 16 e 17 de setembro aconteceu o curso Transformação caseira de derivados de soja na Capela Santa Rita, em Faxinal João da Costa. De 18 a 20 de setembro ocorreu o curso de Panificação em Barro do Silva Jorge. Os cursos tiveram 10 e 13 alunas, respectivamente, com a coordenação da professora Graziela Napoli, nutricionista do SENAR. O evento teve o apoio da CERTAJA em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquari e SENAR/RS.

Curso SENAR
Curso de Panificação


REUNIÃO DO MKT

MKTO setor de Marketing realiza reuniões internas semanais denominadas de Esquadrão do Marketing, quando são traçadas ações e criadas estratégias com relação ao varejo da CERTAJA Desenvolvimento. A equipe também aplica o método da “cumbuca” nesses encontros, além de promover de maneira esporádica apresentações de ações como as ocorridas na última segunda-feira, quando os três funcionários elaboraram propostas baseadas em briefings passados pelo líder do setor, Joni Bilhar. Cada um dos integrantes teve uma tarefa a desenvolver buscando o incremento de venda em departamentos específicos do SuperUtil, e como premissa na realização deste trabalho, tinham que manter sigilo, não podendo solicitar ajuda aos demais colegas do setor, e teriam também que apresentar seus projetos fantasiados com a temática dos assuntos dos respectivos briefings. Após as apresentações a equipe do Esquadrão do Marketing fez a avaliação interna das ações, e cada um ganhou a incumbência de ser “padrinho” do departamento no qual sugeriu melhorias.


ESPAÇO LIVRE

FALE DE SEUS SENTIMENTOS, TOME DECISÃO, SE ALIMENTE CORRETAMENTE…

 Se não quiser adoecer – “Fale de seus sentimentos”

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

 Se não quiser adoecer – “Tome decisão”

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

 Se não quiser adoecer – “Busque soluções”

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas.

Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

 Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro.

Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

 Se não quiser adoecer – “Aceite-se”

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

 Se não quiser adoecer – “Confie”

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

 Se não quiser adoecer – “Não viva SEMPRE triste!”

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

“O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia.

Dr. Dráuzio Varela

Colaboração: José Geraldo Viana – Setor de Contratos e ComprasJosé Geraldo