Mateada da Cooperação

Um domingo pra lá de especial. Assim foi o Dia C – Dia de Cooperar, realizado no dia 24 de julho pela CERTAJA Energia em parceria com a CERTAJA Desenvolvimento, Sicredi e com outras várias empresas do município.

O Certajito jogou bola e se divertiu com a garotada e muitas famílias se reuniram na Lagoa Armênia para aproveitar o domingão com o bom e velho chimarrão e, é claro, o Dia C é o dia de cooperar e de compartilhar o bem.

Durante a Mateada da Cooperação foram arrecadadas milhares de caixas de leite, que agora estão distribuídas para as instituições que possuem as famílias cadastradas.

A CERTAJA Energia, juntamente com todos os parceiros do evento, agradece todos que participaram da Mateada da Cooperação e a todos que puderam contribuir com a doação de leite.

No total, a ação arrecadou 3.964 litros de leite!

Confira alguns momentos!


Reajuste tarifário

As tarifas de energia elétrica dos coo­perados atendidos pela CERTAJA Ener­gia tiveram seu reajuste anual a partir de 30 de julho de 2022.  Estas resultam do processo tarifário de 2022 e foram homologadas pela ANEEL sem comprometer a saúde financeira da Cooperativa, que segue investindo em obras e melhorias.

O  efeito tarifário médio a ser percebido pelos cooperados será um aumento 8,10%. Com esse reajuste, o nosso cooperado residencial, por exemplo, vai continuar pagando uma tarifa inferior ao praticado pelas duas maiores distribuidoras de nosso estado, na ordem de 21% e 13% a menor.


Oficialização do Primeiro Núcleo

Na noite 28 de julho mais um importante passo foi dado nesta direção com a criação do primeiro Núcleo Cooperativo.

O Núcleo 1 foi formado por 2.864 cooperados de 54 localidades de Taquari e ficará sob a liderança dos cooperados Gilvan Fazenda Dutra, como líder, e Roberto Bonetti, como vice-líder. A reunião foi realizada no salão da comunidade de Amoras com a participação de 60 pessoas, sendo 26 cooperados de localidades como: Carapuça, Júlio de Castilho, Fazenda dos Porto, Fazenda Pereira, Faxinal dos Pacheco, Amoras e arredores.

A direção da cooperativa esteve representada pelo vice-presidente Ederson Madruga, pelos conselheiros administrativos Clóvis Bavaresco e Marcelo de Sousa, além do conselheiro fiscal Carlos Atkinson, e também pela coordenadora do Setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Araújo, Ana Paula Hartmann da área de Mercado e Fabiana Martins, do setor de Marketing.

NÚCLEO | Os Núcleos Regionais Cooperativos têm a finalidade de viabilizar condições de participação e integração de um maior número de cooperados nas discussões sobre temas do interesse comum do sistema, promover um relacionamento maior com a cooperativa e implantar as bases para a autogestão do sistema, através da discussão e intercâmbio de experiências e procedimentos técnicos e administrativos adotados com a realidade de cada localidade ou região.

 


Cursos SENAR e Sindicato Rural

Nos dias 25 e 26 de julho, quatorze cooperadas realizaram o curso “DERIVADOS DA MANDIOCA” na escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, na localidade de Boa Vista, Triunfo.

**********************************************************

De 25 a 28 de julho, onze cooperados participaram do curso “APICULTURA – MANEJO BÁSICO” com aulas teóricas no Sindicato Rural de Taquari e práticas nas propriedades dos participantes.

Gilvan Dutra, presidente da Associação de Apicultores de Taquari realizou o curso e deu seu depoimento: “O curso que fizemos foi de muito proveito e esclarecimento. Mostraram-nos coisas que vínhamos fazendo de um modo antigo que, utilizando uma tecnologia atual, que gera mais produtividade.” O nosso colega “Prego”, que também é apicultor, participou.

 






Dica de Saúde

Dormir melhor – Que tal mudar um hábito e deixar as telas de lado por pelo menos 30 minutos antes de dormir? Usar celular, notebook ou TV nesse momento pode influenciar a qualidade do sono e prejudicar seu bem-estar.

Isso porque, enquanto você dorme, seu corpo produz hormônios vitais para o funcionamento do organismo e fortalece a imunidade. O feixe de luz azul dos aparelhos eletrônicos dificulta o adormecer, o que leva àquela sonolência no dia seguinte. Além disso, o conteúdo visto nas telas à noite pode ser psicologicamente estimulante, atrasando o relaxamento.

Créditos texto e imagem: https://www.facebook.com/unimedvtrp


Espaço Livre

Confira a  dica de leitura  da Simone, da Comunicação, onde a cronista, jornalista, escritora e colunista Claudia Laitano escreve uma carta para ela mesmo, de 2022 para 2020.

Coluna publicada na Zero Hora de 11/07/2022

Por Claudia Laitano

De: 2022 Para: 2020

Achei que você (eu) merecia um alô do futuro próximo, onde eu (você) estou vivendo

E aí, sumida?

Nesses dois anos, ainda não inventaram a carta que viaja no tempo, infelizmente, mas, dado o caráter excepcional do momento, achei que você (eu) merecia um alô do futuro próximo, onde eu (você) estou vivendo.

Sim, até aqui, sobrevivemos à pandemia – o que, considerando-se as circunstâncias, é uma ótima notícia. Em julho de 2020, você (eu) já está há quase quatro meses trancada em casa, então imagino (lembro) que sua maior angústia é saber quanto tempo vai demorar para a vida voltar ao normal. Tenho boas e más notícias. As más: em 2022, a covid continua fazendo vítimas (mais de 200 por dia no Brasil). Não deveria te contar quantas pessoas morreram desde o início da pandemia, para não te desanimar, mas qual o sentido de mandar uma carta para mim mesma se eu não for honesta? Respira aí que o número é assustador: foram mais de 670 mil mortes no país até agora, julho de 2022. Dá para imaginar? É quase a metade da população de Porto Alegre. No mundo todo, são mais de 6,3 milhões de vítimas da doença.

A boa notícia é que as vacinas vão começar a chegar por aí dentro de alguns meses (maio de 2021, para a nossa faixa etária). E o melhor de tudo: elas funcionam. Nessa semana, comecei a sentir uma dor de garganta e decidi fazer o teste. (Esta é outra boa novidade de 2022: os auto testes que a gente compra na farmácia para fazer em casa.) O resultado deu positivo, mas não fiquei muito assustada. Com duas vacinas e dois reforços, estamos bastante protegidas das complicações mais graves. A história teria sido bem diferente em julho de 2020.

Preciso te contar que, nesses dois anos, perdemos alguns amigos queridos. Talvez seja normal na nossa idade, mas normal não é consolo e não quer dizer nada. Normal é apenas aquilo que não é totalmente inesperado ou inédito. Para falar a verdade, o normal, às vezes, é muito injusto.

Normais, normais, as coisas ainda não estão, mas, em 2022, as pessoas já voltaram a sair de casa e a viajar, tanto que os aeroportos estão uma bagunça no mundo todo, principalmente aqui nos Estados Unidos, onde estou morando.

Ah, sim, esqueci de te contar: eu (você) estou morando em Nova York há um ano e meio. Sim, eu sei, em julho de 2020, você (eu) nem cogitava mudar de país, mas ficar separada da filha por uma pandemia e um oceano acabou precipitando as coisas. Não vou dar detalhes, mas posso adiantar que foi uma ótima ideia. (Lembre-se de agradecer à Cláudia de 2021 pela decisão, se cruzar com ela.)

Bom, não quero estragar muito as surpresas boas nem te assustar demais com notícias ruins, por isso vou ficando por aqui. Te cuida, cuida de quem estiver em volta e também de quem estiver longe, se possível. A vida não vai ficar mais fácil nos próximos anos – nunca fica – e a única coisa que alivia essa barra toda é cuidarmos uns dos outros do jeito que dá.

Se a Cláudia de 2023 me escrever com boas notícias, te aviso em seguida. Estou (estamos), como sempre, otimistas.


Variedades

Previsão indica que agosto deve ser mais frio do que julho

Agosto deverá ser mais frio que julho, segundo o Climatempo. E os primeiros dias do mês de agosto já devem registrar temperaturas mais baixas.

Conforme a entidade, estão previstas três ondas de frio pelo RS, sendo uma no final da primeira semana de agosto e duas na segunda quinzena. A tendência é que sejam ondas de frio intenso, com risco de geada. Regiões como Alto Uruguai, Região Celeiro, Fronteira Oeste, Vale do Taquari e Vale dos Sinos devem ter temperatura abaixo da média para essa época do ano.

Publicado em Zero Hora de 01 de agosto de 2022