Nova gestão da CIPA é empossada

A gestão 2022/2023 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tomou posse nesta quinta-feira, 3 de novembro. Geison Quadros, que já era presidente na gestão anterior, estará à frente do grupo por mais um mandato.

“Após um ano na CIPA, conseguimos atender o esperado, com as campanhas de conscientização sendo feitas, SIPAT com boa aceitação e participação e, principalmente, sem acidentes”, avalia.

A expectativa para a nova gestão, segundo Quadros, é melhorar a abrangência e participação dos colaboradores nas campanhas e na SIPAT, além de tentar inovar no modo como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é elaborada.



Visita a Certel Artefatos de Cimento

Na terça-feira, 1º de novembro, o engenheiro Werney Görck, Everton Madruga, do GMS, responsável pelas compras, e Vitor Bittencourt, técnico do setor de Engenharia, estiveram na Certel Artefatos de Cimento, em Teutônia.

O objetivo da CERTAJA Energia é firmar parcerias com fornecedores que tenham materiais de boa qualidade, para que seja possível aumentar e garantir a confiabilidade no sistema da Cooperativa.

Eles conheceram a linha de produção e vivenciaram um ensaio de resistência mecânica em um poste de 12 metros de altura e 600 daN, feito para garantir que o poste está dentro das normas.


Aniversário do nosso vice-presidente

A véspera do feriado foi de comemoração pela passagem do aniversário do vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga. Ele completou 45 anos na segunda-feira, 31 de outubro, e fez a alegria dos certajanos, com bolo e cachorro-quente, na terça-feira, 1º de novembro, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco.



Dica de saúde

Novembro chegou e, com ele, a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, a doença é a segunda mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Na fase inicial, não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (ou com 50 anos, sem estes fatores) devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Conheça os fatores de risco:

Fonte: Ministério da Saúde, B2mídia, INCA