Parceria com Bombeiros Voluntários garantiu aquisição de novo caminhão

A CERTAJA Energia busca contribuir com o desenvolvimento das comunidades nas quais está inserida. E uma das iniciativas da Cooperativa é a parceria com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), como os Bombeiros Voluntários.

Atualmente, a distribuidora de energia colabora com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia – que abrange municípios como Paverama, Fazenda Vilanova e Taquari – e com a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado, que atende, além da própria cidade, Vale Verde e Rio Pardo.

Segundo Deise Ferreira de Araújo, coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, a parceria funciona através da arrecadação de valores nas faturas de energia dos cooperados. “Os valores reunidos são repassados, via depósitos, às contas bancárias das entidades citadas. Hoje, por exemplo, o convênio com Passo do Sobrado conta com a participação de 596 cooperados”, explica.

Originada em 2018, a parceria com os Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado já rendeu muitos frutos. De acordo com Paulo Almir Ferreira, diretor-presidente da Associação, as doações não têm “quebrado um galho apenas, têm quebrado uma árvore inteira”. “Fomos contatados pela Cooperativa e, como eu fazia parte da diretoria, contribuí para construir o formato desse apoio, que tem se mostrado fundamental para a continuidade do projeto”, analisa.

História de dedicação

Criado em 2007, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado conta, hoje, com 27 pessoas. Durante o dia, todos ficam de sobreaviso para qualquer eventualidade; à noite, os turnos são compostos por três voluntários. “Se no início era mais fácil, digamos assim, ingressar como voluntário, atualmente, todos precisam passar por um rigoroso processo de treinamento, que tem 310 horas de aula”, conta Ferreira.

O repasse médio da CERTAJA Energia gira em torno de R$ 2,7 mil por mês. Além de contribuir diretamente com o custeio mensal de toda a operação, esses repasses foram determinantes para a qualificação das ferramentas e dos serviços oferecidos à comunidade. “Assim que começamos essa relação, conseguimos financiar a compra de um novo caminhão. Por causa dos repasses, quitamos esse financiamento em um ano”, relata Ferreira.




CERTAJA Energia marca presença no 1º Fórum COOPOP

A CERTAJA Energia marcou presença no “1º Fórum COOPOP – a força do associativismo e do cooperativismo movem o Vale do Taquari“, realizado pelo Grupo Popular, no dia 24 de maio, no auditório da CIC Teutônia.

O evento foi aberto com um painel sobre cooperativismo e associativismo, do qual participaram a ex-presidente da Federasul e presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Simone Leite, e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.

A programação contou, ainda, com workshop de Fernando Röhsig, c associativismo, além de apresentar as estruturas, o funcionamento de cada modelo, a responsabilidade das direções e dos associados.

Para fechar com chave de ouro, cinco cases de sucesso, do cooperativismo e do associativismo, foram apresentados. Representaram a Cooperativa o presidente, Renato Pereira Martins; o gerente administrativo financeiro, João Ederson Pacheco; a coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo; e as colaboradoras Cristiane Lautert Soares e Fabiana Martins.


CERTAJA Energia no WAF2023

A CERTAJA Energia esteve representada na 10ª edição do WAF2023, realizado pela CAS Tecnologia, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de maio.

O Workshop de Aplicabilidade e Fundamentos é exclusivo para convidados e conta com a participação de profissionais das maiores concessionárias do Brasil, que trocam experiências sobre projetos realizados e sobre como enfrentar os principais desafios futuros. Participaram do evento os colaboradores Thalis Ferraza e Marcos Oliveira de Andrade, e o vice-presidente da Cooperativa, Ederson Madruga.

 


Reunião dos Conselhos

O trabalho não para na CERTAJA Energia. O Conselho Fiscal realizou sua reunião mensal na manhã do dia 24 de maio.  Entre os assuntos da pauta, o colaborador Marcus Vinícius Araújo França detalhou o desempenho financeiro do mês de abril, e o gerente de distribuição, Eleandro Luis Marques da Silva, apresentou o setor de Distribuição da Cooperativa aos conselheiros.

Já a reunião do Conselho de Administração foi realizada na manhã do dia 25 de maio.  O desempenho financeiro do mês de abril e a autorização para nomear procuradores foram temas tratados no encontro, que contou, também, com a participação do administrador de Redes e Infraestrutura, Lucas Pereira.

O colaborador fez uma apresentação sobre a importância da infraestrutura de Tecnologia da Informação segura, detalhou os principais tipos de ataques, os sistemas de segurança da Cooperativa e os desafios na construção de uma infraestrutura segura de TI.

Planejamento Estratégico

À tarde, o Conselho de Administração participou de mais uma etapa do Planejamento Estratégico. Em reunião com o setor de Inteligência Corporativa, foram validados as premissas e os objetivos pré-definidos com a Direção, além das metas para cada objetivo estratégico. O próximo passo será no dia 1º de junho, com a apresentação aos gerentes e coordenadores.


ACERTA elege nova diretoria

No dia 23 de maio, a Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA) realizou votação para escolher a nova diretoria, que atuará de junho de 2023 a maio de 2025. A eleição contou com a participação de 158 associados. Deste total, 149 pessoas votaram “sim” para a Chapa 1, que tem Jairo Rocha Bittencourt como presidente, e Renata Santos dos Reis como vice. Foram 6 votos “não” e 3 votos brancos.

Chapa eleita:

Mensagem de Leandro Vargas

Parabéns e obrigado a uma equipe fantástica!

Quero dedicar um agradecimento de reconhecimento e gratidão a todos da gestão e aos colaboradores da ACERTA, esta maravilhosa equipe, bem como aqueles que contribuíram de alguma forma, mesmo não sendo da equipe diretiva. Cada um de vocês provou ser um elemento valioso e indispensável nesta conquista alcançada.

Afinal, o sucesso de um projeto depende do empenho de cada um dos membros de uma equipe. E todos vocês demonstraram grande determinação e dedicação e, principalmente, um incrível espírito de equipe.

Sem sacrifício e trabalho duro, nada se consegue, e toda esta equipe é prova disso. O caminho pode ter sido difícil, às vezes até demais. Mas todos souberam manter a confiança uns nos outros e nunca desistiram ou afastaram o olhar da meta.

Hoje, colhemos os frutos dessa dedicação e, agora, desfrutamos do triunfo. Todos estão de parabéns e merecem um sincero agradecimento pelo trabalho feito! Parabéns e obrigado, equipe! E para a nova gestão, desejo sucesso! Conte comigo.


Mensagem do novo presidente, Jairo Rocha Bittencourt

Primeiramente, gostaria de agradecer a confiança dos associados que nos elegeram através do pleito eleitoral, com uma maioria de 95% dos votantes. Isso mostra que o trabalho que vem sendo realizado nestes últimos anos está atendendo aos anseios da maioria dos associados.

Dito isto, cabe ressaltar que entendemos que nem sempre vamos conseguir atender todos em sua plenitude, mas saibam que todas as ações que a diretoria passada tomou e que esta nova diretoria irá tomar serão sempre visando o bem-estar dos associados e dependentes.

Sabemos que não se constrói uma sociedade onde alguns puxam para um lado e outros para o outro, mas sim, quando rumamos a um bem comum, mesmo que em determinado momento não se consiga atender a todos, mas que possamos atender pelo menos a sua maioria.

É desta forma que acreditamos ser possível, aos poucos, irmos resolvendo todas as sugestões e necessidades de nós, associados.

Logo adiante, estaremos apresentando e lançando o site da ACERTA, assim como um novo Sistema de Gestão, que permitirá ao associado uma interação ainda maior com a associação, oferecendo, através deste acesso, por exemplo, as informações do seu cadastro de associado, seus dependentes, suas contribuições, seus descontos, eventos e programações futuras.

Nossas portas estarão sempre abertas para ouvi-los e atendê-los, estamos à disposição de todos.

Um forte abraço.


Espaço Livre

A indicação do Espaço Livre desta semana é do colaborador Ruan Vicari, do setor de Relacionamento com o Cooperado.

“Minha indicação é um vídeo que chegou até mim essa semana, enquanto estava acompanhando as redes sociais. Normalmente, não paro para assistir a vídeos, mas esse me chamou muito a atenção. Vídeos de TED conferências são bem famosos, e acredito que todos já tenham assistido ao menos algum. Esse, em específico, é apresentado por Molly Wright. Em poucos minutos ela conta como é importante o desenvolvimento durante os cinco primeiros anos da vida de uma criança. O vídeo é todo em inglês, mas é possível selecionar a legenda em português. Vale apena dar uma olhada!”


Dica de saúde – doença celíaca

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, cevada e malte. Como se trata de uma doença autoimune, ou seja, que ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo, ainda não tem cura.

O principal tratamento é uma dieta rigorosa, com restrição de glúten, que pode ajudar a controlar os desconfortos e promover a cicatrização intestinal. Em geral, os sintomas aparecem entre os seis meses e dois anos e meio de vida. No entanto, isso não é regra. Portadores da doença podem manifestar os sintomas na fase adulta, são eles:

– diarreia ou prisão de ventre crônica;
– dor abdominal;
– inchaço na barriga;
– danos à parede intestinal;
– falta de apetite;
– baixa absorção de nutrientes;
– osteoporose;
– anemia;
– perda de peso e desnutrição.

Diagnóstico da doença

O diagnóstico é feito por exame clínico, com médico especialista, que vai analisar os sintomas. Biópsia do intestino, por meio de endoscopia, exames de sangue e/ou dieta restritiva sem glúten também podem ser requeridos pelo médico.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece seis procedimentos indicados para o diagnóstico da doença celíaca: consultas médica em atenção básica, consulta médica em atenção especializada, dosagem de imunoglobulina a (IGA), dosagem de anticorpos antitransglutaminase recombinante humana (IGA), esofagogastroduodenoscopia e exame anatomo-patológico para congelamento/parafina por peça cirúrgica ou por biopsia.

Descobri que sou celíaco, e agora?

E lembre-se: a contaminação cruzada ocorre quando partículas de glúten contaminam alimentos, utensílios ou superfícies originalmente isentos da presença desta proteína, o que é um risco para os celíacos. Pode ocorrer nas diferentes etapas do processo de produção do alimento. São fontes de contaminação: esponjas, panos de prato, colher de pau, óleo para fritura, dentre outros.

Fonte: Unimed VTRP e Ministério da Saúde