ACERTA adquire novo sistema de gestão

A Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA) adquiriu, recentemente, um novo sistema de gestão, o HiGestor. O software é desenvolvido especialmente para associações, federações e sindicatos, e reúne, em um só lugar, diversas vantagens.

Segundo o presidente da ACERTA, Jairo Rocha Bittencourt, a ferramenta, que é totalmente online, oferecerá uma comunicação mais efetiva com os associados, com segurança da informação, centralização de dados, economia de tempo, otimização de processos e maior facilidade nas tomadas de decisão.

Participantes da Associação no treinamento de operação do novo sistema

Nos próximos dias, cada associado receberá um “login” para acessar o sistema e, por meio dele, poderá:

– Atualizar suas informações básicas, como telefone, e-mail, endereço;
– Atualizar informação de seus dependentes;
– Realizar inscrições em eventos futuros da ACERTA (jogos, jantares, palestras);
– Acessar a informação do valor de suas contribuições mensais;
– Acessar a informação do valor de seus descontos mensais.

“A plataforma terá um custo mensal, uma vez que o sistema antigo utilizado não permitia melhorias e avanços. O associado terá uma gama de benefícios, inclusive com a possibilidade de uso por parte das CERTAJAS quando houver necessidade de solicitação de participação dos seus colaboradores em determinados eventos, como a festa de fim de ano e os jogos do Sitracooper, por exemplo”, destaca Bittencourt.

Participantes da Associação receberam treinamento para o uso do sistema. O colaborador Marlon Coutinho, do setor de Tecnologia da Informação, participou ativamente dos treinamentos e da escolha da plataforma.


Doações de agasalhos são entregues ao CREAS

A campanha do agasalho de 2023, que tem como tema “Empatia ao próximo”, já está rendendo bons resultados. No dia 23 de junho, as primeiras doações dos certajanos foram entregues ao Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

A iniciativa, realizada pelo setor de Gestão de Pessoas e conduzida pelo setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA), estende-se até 30 de julho. O ponto de coleta fica próximo da portaria. Participe!


Colaboradores na 21ª Convenção CDL Lajeado

Os colaboradores Michael Lima, Cristiane Lautert Soares e Nathália Dutra participaram da 21ª edição da Convenção CDL Lajeado, no dia 22 de junho, no Clube Tiro e Caça. O tradicional evento reuniu cerca de 850 profissionais, de diversas regiões do país.
A programação contou com nomes de peso. Entre eles, Luciano Pires, que ministrou a palestra “A fórmula da inovação”, com uma abordagem objetiva e criativa sobre a inovação na vida e nos negócios.

Na sequência, a escritora, jornalista, pesquisadora de comunicação e linguagem, e referência no ensino de criação em escrita, Cris Lisbôa, falou sobre “O resgate da humanidade das palavras”.

À tarde, na palestra “Empreender não é um ato. É uma jornada”, Clovis Tramontina, que presidiu a Tramontina por 30 anos, e Maria Anselmi, fundadora da Malharia Anselmi, dividiram com os participantes um pouco das suas trajetórias, contando os desafios e as conquistas que tiveram pelo caminho.

Encerrando a programação, Marquinhos Malaquias, em sua palestra – “O impossível não existe”, contou sua história de vida e como se tornou o melhor vendedor de feijão preto do país. Palestrante no Brasil e exterior, ele é considerado um dos maiores empresários de futebol do mundo e apresenta estratégias de vendas para organizações.


Treinamento INDIGER 2.0

A coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo, e os colaboradores Aline Silva e Liandro Barbosa participaram do treinamento INDIGER 2.0 – Indicadores Gerenciais da Distribuição, entre os dias 20 e 21 de junho. A capacitação, promovida pela Useall, ocorreu na sede da Ceriluz, em Ijuí.
“O treinamento foi importante porque, atualmente, são enviados vários indicadores mensalmente, que precisam ser validados e revisitados em processos que envolvem toda a área de distribuição de energia”, comenta Deise.

Sementes do Cooperativismo em Taquari

No dia 20 de junho, a CERTAJA Energia firmou acordo de cooperação com a Secretaria Municipal de Educação de Taquari para a realização do projeto Sementes do Cooperativismo 2023. Nesta edição, participarão a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Pereira Machado, da localidade de Amoras, e a EMEF La Salle, do bairro Passo da Aldeia.


Sorteio de taças

Os colaboradores que enviaram suas fotos do plantio das mudas nativas – doadas pelo setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA), no dia 06 de junho – participaram do sorteio de um conjunto de taças doadas pela CERTAJA Energia. Entre os oito participantes, a ganhadora foi Ana Paula Garcia Hartmann. A ação integrou as atividades da Semana do Meio Ambiente.


Arraiá da CERTAJA Energia

O setor de Gestão de Pessoas realizou o Arraiá da CERTAJA Energia, no dia 20 de junho. Uma decoração caprichada, com direito a bandeirinhas, chapéus de palha, mariola, paçoquinha, balas e pirulitos, deixou o corredor da Cooperativa mais bonito – e mais doce.

À tarde, um lanche, com direito a quentão e pipoca, foi entregue aos colaboradores, que puderam curtir as delícias típicas da festa junina. Os colaboradores externos também receberam seu kit de guloseimas.


Jaqueta para os colaboradores da ACERTA

A Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA) disponibilizou uma jaqueta impermeável para seus colaboradores, como uniforme. “Com a chegada do inverno e dos dias chuvosos, característicos desta estação, faz-se necessário termos um cuidado maior com nossos colaboradores e colegas de trabalho”, ressalta o presidente da ACERTA, Jairo Rocha Bittencourt.

Sérgio, Edineia e Luis, com a jaqueta impermeável. Guilherme, que não está na foto, também recebeu o uniforme de inverno

Dica de saúde – Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade.

Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da febre maculosa. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa:

Rickettsia rickettsii: leva ao quadro de febre maculosa brasileira (FMB), considerada a doença grave, registrada no norte do estado do Paraná e nos estados da Região Sudeste.

Rickettsia parkeri: tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará) e produz quadros clínicos menos graves.

Os principais sintomas da febre maculosa são:

– Febre
– Dor de cabeça intensa
– Náuseas e vômitos
– Diarreia e dor abdominal
– Dor muscular constante
– Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
– Gangrena nos dedos e orelhas
– Paralisia dos membros, que se inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.

Além disso, com a evolução da febre maculosa, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Prevenção

Algumas medidas devem ser adotadas para evitar a doença, principalmente em locais onde há exposição a carrapatos:

– Use roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro
– Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas
– Evite andar em locais com grama ou vegetação alta
– Use repelentes de insetos
– Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos. Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça. Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água.
– Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos insetos.

Saiba mais sobre o assunto no site do Ministério da Saúde