Cooperativismo e arte de mãos dadas

Cooperativismo e arte andam de mãos dadas no projeto Sementes do Cooperativismo. Isso foi comprovado, mais uma vez, na culminância da iniciativa, em Barão do Triunfo, no dia 24 de agosto. Cerca de 300 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas do município participaram do evento, realizado no Ginásio Poliesportivo.

As escolas Antônio Guedes Brandão e Dom Pedro II, indicadas pela Secretaria da Educação para integrar o desafio cultural, deram um verdadeiro show. Os estudantes apresentaram peças teatrais que mostravam o passado e o presente; as dificuldades da vida sem energia elétrica e as vantagens da sua chegada às comunidades; o impacto que o trabalho da Cooperativa teve na melhoria da qualidade de vida das pessoas.


“Nas escolas, as crianças têm um convívio, criam harmonia, fazem um projeto de crescimento. E as cooperativas também, pois são a união de pessoas em prol de um objetivo comum. Essa união entre escolas e cooperativa só tendem a fazer com que as crianças tenham um futuro melhor, ressalta Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia.


“A gente sai daqui renovado e com aquela consciência de que a gente tem, sem dúvida, um futuro garantido através destes jovens que estão se formando”, afirma o presidente, Renato Pereira Martins.

A Atena Produtora Teatral, de Carlos Barbosa, com integrantes da cidade de Taquari, apresentou a peça “Em outros tempos…”. O espetáculo contou um pouco da história da Cooperativa, mesclando bom humor e reflexões sobre um passado (sem energia elétrica) nem tão distante.

Confira a galeria de imagens:

“É um trabalho bastante desafiador, preparar estes futuros líderes da sociedade, estes jovens que serão os nossos futuros cooperados. Plantar esta semente, para mim, é muito gratificante, porque ao longo desses anos aprendi muito sobre o cooperativismo e, hoje, posso continuar multiplicando esses conceitos nessas crianças”, avalia Fabiana Martins, um dos nomes à frente do projeto.



Equipes definem capitães da gincana da SIPAT

No dia 24 de agosto, as equipes participantes da Gincana da XXX SIPAT informaram à CIPA os nomes dos capitães que liderarão os grupos. Os líderes e membros da comissão integram um grupo no WhatsApp, criado para a divulgação de tarefas, resultados, pontuações e esclarecimentos de dúvidas.

Na próxima semana, os capitães receberão as camisetas da SIPAT e farão a distribuição das peças a todos os integrantes da equipe.

Salve na agenda

A divulgação da primeira tarefa será no dia 04 de setembro.
Na data serão informados, detalhadamente, os critérios de avaliação, a descrição da tarefa, a pontuação e o prazo para conclusão. Fique atento e consulte o capitão de sua equipe para mais informações!

Representantes escolhidos por cada equipe:

Equipe Rosa – Roberta Araújo (Relacionamento com o Cooperado)

Equipe Vermelha – Miriam Franco (Financeiro – Faturamento e Arrecadação)

Equipe Roxa – Renata Reis (Controladoria e Estratégia)

Equipe Cinza – Taynara Almeida de Souza (Relacionamento com o Cooperado)

Equipe Laranja – Nathália Dutra (Inteligência Corporativa)

Equipe Azul – Paulo Ricardo Gonçalves da Silva (Gestão de Pessoas – Veículos)

Equipe Amarela – Nádia Maria Santiago (Operação – Administrativo)

Equipe Verde – Marina Fazenda (Gestão de Pessoas)


Reunião em Paverama

No dia 18 de agosto, representantes da CERTAJA Energia, da Administração Municipal e da comunidade se reuniram na Prefeitura de Paverama, com o prefeito Fabiano Merence Brandão, e o vice-prefeito, João Edson de Oliveira Moraes, para tratar de assuntos como a rede trifásica em Santa Manoela, com participação da Prefeitura, Governo do Estado e comunidade.


Espaço Livre

No Espaço Livre desta semana, o colaborador Marlon Coutinho, do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, indica o texto “O princípio do 1%”, de Chris Jardineiro. Você pode acessá-lo, na íntegra, na plataforma Medium.

“Este princípio surgiu da ideia de que um pequeno esforço empregado várias vezes produz um efeito muito grande, e que o contrário também é verdadeiro, Ou seja, se deixarmos de empregar esse esforço ao longo do tempo, o efeito será catastrófico”, explica Marlon.

Segundo o texto, isso pode ser verificado por um simples cálculo matemático, no qual elevamos um número a 365 (dias de um ano).

Se durante todos esses dias fizermos exatamente o mesmo esforço, o resultado será o mesmo.

Se cada dia aplicarmos 1% a mais de esforço, teremos um valor muito grande no final desse ciclo.

Agora, se reduzirmos apenas 1% no esforço, o efeito é catastrófico.

Em muitos casos, não é o tamanho do esforço que irá produzir o melhor resultado, mas a consistência dele ao longo do tempo.


Cooperativa e APAE alinham convênio

Na manhã do dia 23 de agosto, Zoleide da Costa Ramalho Lucas e Ana Cláudia Desconsi, da direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taquari, estiveram na CERTAJA Energia para alinhamento do convênio entre a entidade e a Cooperativa. A parceria integra o programa “Fazer o Bem CERTAJA Energia“, no qual os cooperados podem doar valores mensais, por meio das faturas de energia, e ajudar instituições importantes da área de atuação da Cooperativa.


Treinamento em Ibirubá

Nos dias 21 e 22 de agosto, os colaboradores Deise Ferreira de Araújo, Celso Alves e Elton Santos, estiveram na sede da COPREL, cooperativa de distribuição de energia de Ibirubá, RS, para treinamento sobre o Ambiente de Contratação Livre, no qual a CERTAJA Energia estará atuando em breve, com a abertura do mercado livre de energia para todos, com cooperados ligados em média tensão.



Dica de saúde – O que acontece com o sangue doado?

Você sabe o que acontece com o sangue doado? Após fazer o cadastro, com dados pessoas e gerais, o doador passa por uma triagem clínica. Em uma entrevista, são avaliadas as suas condições de saúde e os riscos para a pessoa que vai receber. Após a doação, são realizadas as seguintes etapas:


Para doar, basta procurar um Hemocentro, com seu documento oficial com foto, e conferir se você atende aos requisitos necessários:

* Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam do consentimento formal do responsável legal);
* Pessoas com idade entre 60 e 69 anos podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
* Pesar no mínimo 50 kg.
* Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
* Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Saiba mais no portal do Ministério da Saúde