CERTAJA Energia lança minidocumentário

A CERTAJA Energia e o Estúdio Alfa produziram um minidocumentário sobre todo o trabalho realizado para restabelecer a energia aos cooperados após o forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, na noite do dia 16 de janeiro.

O vice-presidente, Ederson Madruga; o gerente de Distribuição, Mateus May; e a coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo, falaram sobre o trabalho realizado pelas equipes durante os dias que se seguiram ao evento climático extremo.

Marcos Marques, que atua no Centro de Operação da Distribuição, e os eletricistas Wilson Cunha e Vagner Lopes de Andrade relataram a tensão e as dificuldades encontradas para o restabelecimento do serviço. Os relatos também podem ser conferidos nas páginas 10 e 11 do Certajano de abril/maio.


Assista:

Assunto também foi pauta no Certajano de abril/maio

Para recordar

O temporal afetou diversas regiões da área de atuação da Cooperativa, que registrou um pico de 10.144 cooperados sem energia entre a noite da terça-feira e a madrugada de quarta-feira (17/01). Nas primeiras 24 horas, 82% das faltas de energia já haviam sido corrigidas; em 48 horas, 96%.

A Cooperativa montou uma operação com 100% do seu efetivo operacional, com equipes leves e pesadas, além do apoio de empresas terceirizadas e do Grupo Coopernorte, de Viamão, para solucionar os problemas de energia. O trabalho foi concluído na noite do dia 20/01.


CIPA promove ação alusiva ao Abril Verde


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) preparou uma manhã muito especial, na sexta-feira, 26 de abril, em alusão ao Abril Verde, mês de prevenção de acidentes de trabalho. A programação contou com palestra do engenheiro eletricista da Fecoergs e responsável pelo Programa de Padronização da Federação, Luís Osório Martins Dornelles.

Com poema, reflexões e a história de sua trajetória de vida, o palestrante dividiu com os certajanos as lições que aprendeu pelo caminho. Durante sua fala, uma vela acesa simbolizava a vida – que é frágil e que pode ser “levada” com um sopro.


Dornelles destacou a importância da empatia nos relacionamentos e a necessidade de se fazer o certo, mesmo que ninguém mais esteja fazendo, para evitar que as consequências do erro prejudiquem não somente aquele que erra, mas as pessoas que estão com ele em sua jornada.

“Isso quem vai sentir vai ser tu e a tua família. E principalmente a tua família. As pessoas que ficam, elas carregam a dor, elas carregam o sofrimento. E são elas que vão cuidar da gente”, ressaltou.

“O que a gente precisa é ter atitudes positivas, atitudes que protejam a nossa vida no dia a dia; não dar bola para chacota. Quando o colega não estiver utilizando seus equipamentos da forma adequada, a gente dá um toque para ele. A vida é muito bonita, pessoal. A gente tem que tentar preservá-la e levá-la o máximo de tempo que der, enquanto Deus nos permitir estar aqui”.


“O Osório tocou naquilo que realmente nós, seres humanos, precisamos: parar para refletir. Será que nós, no dia a dia, não temos detalhes que podem nos trazer consequências drásticas? Dentro de uma organização como a nossa, no tipo de atividade que exercemos, temos que aproveitar estes momentos e a presença de pessoas como o Osório, para refletirmos sobre estas questões”, destacou o vice-presidente da Fecoergs e presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins.

A programação também contou com teste de glicose e aferição de pressão arterial, pela Farmácia São Luís, e teste de visão, pela Ótica Pasa.


Confira a galeria:


Café da manhã dos aniversariantes

Bate-papo, um bom café da manhã e muita integração: a sexta-feira dos aniversariantes de abril começou assim! Eles comemoraram mais um ano de vida ao lado dos seus colegas e líderes, no dia 26, na cantina. O já tradicional café da manhã é organizado pelo setor de Gestão de Pessoas. Parabéns, pessoal!


Fundo Social da CERTAJA Energia

O Fundo Social foi instituído pela Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, de 27 de março de 2024, em observância ao 5º e ao 7º princípio do cooperativismo: “Educação, formação e informação” e “Interesse pela Comunidade”, respectivamente.

É constituído mediante destinação de parte das sobras que ficam à disposição dos cooperados na Assembleia. O valor será sugerido, anualmente, pelo Conselho de Administração, e deliberado pelos presentes na AGO, podendo ser aprovado ou reprovado.

Os recursos do Fundo Social se destinarão a projetos de educação e desenvolvimento pessoal, culturais, esportivos e relacionados ao meio-ambiente. Entidades sócias e não sócias da CERTAJA Energia, localizadas nos municípios da área de atuação da Cooperativa, podem ser beneficiadas, desde que comprovem relação com a Cooperativa.

Acesse o regulamento em nosso site


Confira o recadinho da coordenadora de Relacionamento com o Cooperado:


Seminário de Diversificação Rural


A CERTAJA Energia marcou presença no II Seminário de Diversificação Rural, no dia 26 de abril, em Passo do Sobrado.

Com o tema “Mulheres que transformam o meio em que vivem”, a programação, realizada na Comunidade Monte Serrat, de Passo da Mangueira, contou com apresentação de cases de sucesso e conversa com a coordenadora estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Lérida Pavanelo.

Após o almoço, Vanessa Eiserman conduziu um momento de descontração, que foi seguido da atividade “Ampliando horizontes com parcerias”.

A colega Fabiana Martins, do setor de Relacionamento com o Cooperado, falou sobre o cooperativismo, suas características, seus princípios e um pouco sobre a CERTAJA Energia. O evento também contou com exposição de produtos da agricultura familiar e artesanato.


Turismo no RS

O colega Geison Bittencourt Quadros, do setor de Engenharia, enviou ao Fique Ligado uma dica de turismo muito especial: o Parque das 8 Cachoeiras, em São Francisco de Paula. Ele e Deisi fizeram o passeio em outubro de 2021.

Confira as dicas:

O parque possui muitas opções para quem gosta de natureza. Tem um espaço bom para acampar, com boa estrutura, cabanas para locação, local com churrasqueiras.

As trilhas são fáceis. Há trilhas curtas, longas e algumas mais difíceis, que dão acesso às oito cachoeiras. A mais difícil e distante tem 10 km de percurso, com tempo estimado de 5 horas de caminhada. Ela dá acesso a Cachoeira das Gêmeas Gigantes, que possui 98 metros de altura. Já a mais fácil tem menos de 1km e dá acesso a Cachoeira do Remanso. Pode ser feita, facilmente, em 15 minutos.

A maioria das cachoeiras é própria para banho. O parque fica próximo do Lago São Bernardo (3,3 km), outro ponto turístico do município que também é bem frequentado.


Dá play nos vídeos:



Reunião dos Conselhos

O Conselho Fiscal da CERTAJA Energia se reuniu na manhã do dia 23 de abril. Entre os assuntos da pauta, o desempenho financeiro de março, a integração dos novos conselheiros, a indicação para coordenador e secretária e a apresentação dos setores e áreas da Cooperativa.

Já o Conselho de Administração realizou sua reunião na manhã do dia 24. O desempenho financeiro de março e a aprovação do regulamento do Fundo Social estiveram entre os assuntos debatidos pelos conselheiros.


Fechamento do primeiro trimestre do PE


O fechamento do primeiro trimestre de 2024 do Planejamento Estratégico 2023-2028 foi realizado na tarde do dia 24 de abril, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. Foram apresentadas as ações finalizadas dos seguintes objetivos:

Barão do Triunfo e região (Geison)

1. Análise e estudos

* Análise de backup da rede troncal e transferências e definição

* Análise de melhorias para solucionar demais causas e definição

* Análise dos custos com compensação financeira atual

2. Revisão da infraestrutura

* Custo atual de deslocamento entre a sede e a região


Cooperado ativo (Deise)

1. Criar e aprovar Regimento para uso de Fundo Social

* Elaborar a proposta e apresentar ao Conselho

* Apresentar para aprovação em Assembleia


Integração de canais (Michael)

1. Divulgação do padrão de alterações em processos

* Levantamento das ações atuais e mapeamento das dores


Digitalização e automação (Michael)

1. Raio-x (assessment)

* Elaborar e apresentar relatório

       
2. Lista-mestra de processos (assessment) 

* Elaborar critério de priorização


Inovação (Nathália)

1. Ecossistema de inovação

* Selecionar possíveis hubs para conexão

Confira o vídeo:



Segurança na estrada

Buscando conscientizar e atender a análise de acidente e o plano de ação de divulgação do último acidente de trânsito, ocorrido no dia 05/04/2024 (manobra de veículo em local estreito – colisão frontal), o setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA) disponibiliza folder com medidas de segurança referentes a este e aos demais acidentes de transito ocorridos nos últimos anos. Estas medidas visam à reflexão e aplicação da direção defensiva e preventiva em suas manobras ou ações a serem tomadas.



Fórum GD Região Sul

Os colaboradores Thalis Ferrazza de Souza e Rafael Martins Reis, do setor de Engenharia, representaram a Cooperativa na 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis (Fórum GD Região Sul), um dos maiores eventos de geração distribuída da América Latina.

A programação ocorreu nos dias 17 e 18 de abril, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba, e contou com alguns dos maiores especialistas em energias renováveis do país.

Diversos painéis abordaram as novidades que podem surgir nos próximos anos no âmbito das energias renováveis, como os sistemas híbridos de geração com armazenamento em baterias, que devem entrar fortemente no mercado já a partir deste ano.

Também houve palestras sobre os novos requisitos de segurança dos equipamentos e de novas oportunidades de negócio para o setor de geração distribuída.


Dica de saúde – Equilíbrio emocional

Investir em saúde emocional é dedicar tempo e atenção ao nosso bem-estar mais valioso: nós mesmos. Cuidar das nossas emoções hoje é plantar sementes para um amanhã mais equilibrado e feliz. Que tal começar essa jornada olhando para dentro, priorizando o autocuidado e cultivando hábitos que promovam o bem-estar emocional?

A prevenção, juntamente com o cultivo de hábitos saudáveis e uma rotina equilibrada, são as chaves para abrir as portas de uma vida mais plena e realizada. Lembre-se: as escolhas que fazemos hoje moldam o nosso amanhã. Confira o material da Unimed VTRP sobre o tema: