Aprovado através de votação dos associados na Assembleia Geral Ordinária – AGO digital da CERTAJA Energia, inicia em abril de 2021 o Programa Mais Cooperado. Trata-se de uma participação financeira para as solicitações de novas ligações incentivando e possibilitando que mais pessoas venham a consumir e usufruir da energia elétrica. O Programa surge no contexto de uma demanda reprimida muito grande, principalmente pela exigência legal da participação financeira do cooperado em determinadas obras de ligação nova e aumento de carga, observa o vice-presidente e gerente comercial da Energia, Ederson Madruga. “Este Programa tem por objetivo auxiliar financeiramente os cooperados na parcela de participação financeira do consumidor quando de obras de ligação nova ou aumento de carga. Pela legislação do setor elétrico, em algumas situações, o consumidor deve participar financeiramente de uma obra. Nestes casos, o Programa contribui com o cooperado, pagando uma parte desta parcela.” O Programa é renovado anualmente, na Assembleia Geral Ordinária, com valores provenientes das sobras à disposição da AGO, podendo serem alterados ou suprimidos por deliberação coletiva nesses eventos. Para o exercício abril-2021 a dezembro-2021, o conselho Administrativo sugeriu o valor de R$ 300 mil, que foi aprovado na AGO de 31 de março. Confira a matéria completa na página 12 do Certajano de abril.


CERTAJA/SESMA DISTRIBUI, GRATUITAMENTE, ÁLCOOL EM GEL 70% PARA COLABORADORES

Com o objetivo de preservar a saúde dos certajanos e família, nesta semana o SESMA realizou uma ação de distribuição de álcool em gel para todos os colaboradores. Um total de 260 frascos foram distribuídos, de forma organizada, para não gerar aglomeração. De acordo com Leandro Vargas, gestor do SESMA, a atividade de disponibilização de antissépticos é de extrema importância nesse momento, para continuar estimulando as pessoas a manter os hábitos de higienização e seguir os protocolos de higienização a fim de evitar a contaminação do COVID19, conforme recomendação do Ministério da Saúde.


ESPAÇO LIVRE

Confira o texto que Fátima Silva, gestora do RH, sugere para leitura nessa semana!

 

Você já ouviu dizer que ‘saber ouvir’ é uma arte?
Que saber ouvir é uma das coisas mais difíceis para o ser humano?

E que ‘saber ouvir’ é a porta para inúmeras oportunidades de amadurecimento e desenvolvimento – em especial, aquelas lições e aprendizados da vida que vem em forma de “feedback”…?

Pois é, saber ouvir é uma competência essencial, é um diferencial relacional absolutamente imprescindível para as relações humanas, onde quer que elas aconteçam.

 ‘Saber ouvir’ é muito mais do que estar atento a uma comunicação oral, por exemplo: ‘saber ouvir’ é saber perceber as comunicações verbais e não verbais daqueles com quem estamos nos comunicando.

Perceber o que é dito, saber captar e compreender as mensagens expressas pelo outro de forma não verbal (pelo olhar, nos gestos, no ‘corpo que fala’). De uma boa percepção vêm excelentes informações sobre os outros e sobre nós mesmos: e isso é potencializado pelo “feedback”, gerando autoconhecimento.

E, para ilustrar esse tema, eu trouxe uma crônica espetacular escrita pelo Artur da Távola, memorável intelectual brasileiro (advogado, jornalista, radialista, escritor, professor, apresentador de TV e político brasileiro que usava esse pseudônimo), intitulada “O Difícil Facilitário do Verbo Ouvir”.

O Difícil Facilitário do Verbo Ouvir

(Artur da Távola)

Um dos maiores problemas de comunicação, tanto a de massas como a interpessoal, é o de como o receptor ouve o que o emissor falou.
Numa mesma cena de telenovela, notícia de jornal, ou num simples papo ou discussão, observa-se que a mesma frase permite diferentes níveis de entendimento. Na conversação dá-se o mesmo. Raras, raríssimas são as pessoas que procuram ouvir exatamente o que a outra está dizendo.
Observe que:

– Em geral, o receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que o outro não está dizendo.

– O receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que quer ouvir.
– O receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que já escutara antes e coloca o que o outro está falando naquilo que se acostumou a ouvir.
– O receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que imagina que o outro iria falar.
Numa discussão, em geral, os discutidores não ouvem o que o outro está falando: eles ouvem quase que só o que estão pensando para dizer em seguida.
– O receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que gostaria de ouvir ou o que o outro dissesse.

– A pessoa não ouve o que a outra fala: ela ouve apenas o que está sentindo.
– A pessoa não ouve o que a outra fala: ela ouve o que já pensava a respeito daquilo que a outra está falando.

– A pessoa não ouve o que a outra está falando: ela retira da fala da outra apenas as partes que tenham a ver com ela e que a emocionam, agradam ou molestam.
– A pessoa não ouve o que a outra está falando: ouve o que confirme ou rejeite o seu próprio pensamento. Vale dizer, ela transforma o que a outra está falando em objeto de concordância ou discordância.

– A pessoa não ouve o que a outra está falando: ouve o que possa se adaptar ao impulso de amor, raiva ou ódio que já sentia pela outra.

– A pessoa não ouve o que a outra fala: ouve da fala dela apenas aqueles pontos de vista que no momento a estejam influenciando ou tocando mais diretamente.
Estes doze pontos básicos mostram como é árduo e difícil se comunicar; ouvir, portanto, é muito raro!

É necessário limpar a mente de todos os ruídos e interferências do próprio pensamento durante a fala alheia!

Ouvir implica numa entrega ao outro. Ouvir é um grande desafio. Desafio de abertura interior, de impulso na direção do próximo, de comunhão com ele, de aceitação dele como é e como pensa.

Ouvir é raridade! Ouvir é um ato de sabedoria!

Depois que a pessoa aprende a ouvir, ela passa a fazer descobertas incríveis escondidas ou patentes em tudo aquilo que os outros estão dizendo a propósito de falar.

Comunicar-se é uma arte: “quem não se comunica, se trumbica!” (Chacrinha)

Artur da Távola, o pseudônimo de Paulo Alberto Moretzsohn Monteiro de Barros, (1936 – 2008) foi um advogado, jornalista, radialista, escritor, professor, apresentador de TV e político brasileiro.

Fonte: . http://www.heinen-rh.com.br/site/?sec=__pag&id=83-Texto adaptado de  MÁRIO HEINEN é Psicólogo, Pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo, e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente


DICA DE SAÚDE

 ⚠ Quando chegar a sua vez, vacine-se ⚠

💉A vacina é a única arma comprovada para enfrentarmos a doença. Vacinar-se é um ato de amor com você, com seus amigos e familiares e sobretudo um ato de cidadania, pois somente com a vacinação em massa da nossa população podemos diminuir os números da pandemia.

💚 Você cuida de você e ajuda a cuidar do outro. 🥰

✅Cada cidade realiza a vacinação conforme suas estruturas e número de doses disponíveis. Por isso, fique atento ao site oficial e às redes sociais da sua prefeitura. Acesse: https://www.unimedvtrp.com.br/vacinascovid e saiba mais!!

#vacine-se


IMAGEM DA SEMANA

A tarde deste sábado, 10 de abril, deve atingir de 35ºC a 37ºC, não se descartando até 38°C na Região dos Vales e Metropolitana. Uma corrente de ar vinda da Bolívia trará o calorão. A quebra na sequência de dias quentes ocorrerá entre domingo e segunda-feira, quando uma massa de ar frio alcançará o Rio Grande do Sul após chuva e declínio da temperatura. Fonte: https://bit.ly/39UpxW1