PORTAL DA INOVAÇÃO

Em uma teleconferência com investidores dia 26 de maio, Frederico Trajano, o presidente do Magazine Luiza, afirmou que a empresa aguentaria até dois anos com as lojas fechadas. Deve-se notar que “lojas fechadas” é diferente de não operar, pois no online, o Magazine Luiza segue a todo vapor. Conheça detalhes em http://certaja.com.br/inovacao/. A colaboração é de Jairo Aguiar, do Núcleo de Comunicação.

HOMENAGEM

Em 22 de maio recebemos um presente pelo Dia do Trabalhador: uma caneca de aço inoxidável. Confira a mensagem que acompanhou o mimo, enviado pelo presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins.

“Estamos no mês de maio, mais precisamente em 22 de maio de 2020. Este mês tem o seu primeiro dia dedicado internacionalmente ao Trabalho. A CERTAJA, ao longo dos anos, tem por hábito reunir seus colaboradores e comemorar essa data, via de regra com um jantar. Esse ano, em virtude do problema que estamos enfrentando, isso não foi possível. Mas, para não passar em branco um dia tão importante para todos nós que temos o nosso trabalho, o nosso emprego, decidimos marcar e/ou comemorar de uma forma diferente. E a maneira que escolhemos foi mandar confeccionar uma “canequinha” de aço inoxidável, personalizada e datada para que esse dia seja lembrado. Lembrado não só agora, mas no futuro pelos nossos filhos, netos e/ou outros familiares “como o ano da Pandemia do Covid-19-Coronavirus”. É uma simples lembrança, mas que é dada com muito carinho, pois vocês merecem!

PS.: Nossa intenção era de ter dado a caneca em 30 de abril, mas também em função da pandemia, o fornecedor atrasou a entrega.”

WEBINAR COMUNICAÇÃO

Fabiana Martins e Jairo Aguiar, colaboradores do Núcleo de Comunicação da CERTAJA participaram em 28 de maio do webinar “Comunicação em tempos de crise”, evento promovido tradicionalmente pelo Sescoop RS e pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, do Sistema Ocergs. Neste ano o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista, ao invés de reunir os comunicadores das cooperativas gaúchas em um espaço físico para trocar ideias e discutir sobre temas em comum, promoveu uma conversa virtual sobre o que é possível fazer para que as cooperativas consigam se comunicar em tempos de crise. Fonte: https://bit.ly/2ZD4O4L

PORTAL DA INOVAÇÃO

TÚNEL DA SAÚDE – A cabine de sanitização instalada na Estação Esteio do Trensurb já é um grande sucesso. Confira no vídeo como funciona a estrutura. Uma parceria entre a Prefeitura desse município, Bioseta e Trensurb viabilizaram a iniciativa. A colaboração é de Fabiana Martins (Núcleo de Comunicação).

IMAGEM DA SEMANA

O frio se intensificou no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, e algumas cidades como Vacaria tiveram mínimas abaixo de zero. Na metade Norte, o dia foi de muito frio, e houve formação de geada nesses locais. Nesta sexta-feira as temperaturas devem ter mínimas de 12 graus na região de Taquari e máximas de 26 graus. No domingo volta a chover.

PAUSA FORÇADA

Em razão da pandemia da Covid-19, nossas equipes de trabalhadores da CERTAJA passaram por uma realocação de atividades a fim de cumprir o distanciamento social e preservarem suas vidas, de seus familiares, associados e da comunidade em geral. Nesse contexto, o Jornal Mural, publicado semanalmente às sextas-feiras deixou de circular desde meados de março até a data de hoje. Mas estamos de volta e com várias novidades para contar. Confira!

ASSEMBLEIA DIGITAL DA FECOERGS

Em 20 de maio, o presidente da CERTAJA Energia Renato Martins e o gerente comercial Ederson Madruga participaram da assembleia digital da FECOERGS. Na ocasião  foram eleitos o novo presidente da FECOERGS, Erineo José Hennemann, da Certel, e Renato Pereira Martins como vice para o período 2020 a 2022. O secretário é Querino Volkmer, da Cooperluz. Saiba de mais detalhes no Certajano de junho, que está em fase de redação.

TRABALHO ONLINE

Reinventar-se. Essa palavra virou um mantra em tempos de pandemia da Covid-19. Nesse espírito, nossos colegas estão usando a internet como braço direito para seguir em frente em suas tarefas. Quer conhecer mais sobre um novo jeito de organizar as rotinas certajanas com muita criatividade? Compartilhe você também sobre o que fez e está fazendo nesse momento de ruptura da normalidade. Envie seu relato para o setor de Comunicação.

O Canal Energia tem promovido webinars (seminários na web) semanais com assuntos relativos ao setor elétrico, dos quais participam o gerente financeiro da CERTAJA Energia, Marcus França e o gerente comercial Ederson Madruga. Veja algumas das temáticas desses encontros via web:

– A COVID-19 e os aspectos jurídicos dos contratos de energia nos ambientes livre e regulado;

– O COVID-19 no setor e as sugestões dos agentes para mitigação dos impactos;

–  Cenários de preço e tarifa de energia a partir de 2020 (21 de maio)

Também a PSR, renomada empresa de consultoria do setor, promoveu nesta semana um treinamento, pela internet, que tratou das tarifas e preços de energia no Brasil, do qual Marcus e Ederson tomaram parte. Algumas das vantagens destes eventos é que são relativamente curtos, com duração em torno de duas horas, contam com apresentadores e participantes muito conhecimento do setor. Além de serem gratuitos, não requerem deslocamento e dispensam gastos com passagens, hospedagens, alimentação, etc.

 

O gerente comercial da Energia, Ederson Madruga, mantém a agenda repleta de compromissos virtuais. Saiba detalhes sobre as atividades das quais já participou:

FIERGS

WEBINAR: Transformação Digital: O Mindset do Líder

Data:  9 de março

Horário: 16:30h

COOPER SYSTEMS

WEBINAR: Demonstração do Curia – Assembleias Virtuais

Data: 24 de abril

Horário: 15:30 h

CANAL ENERGIA

WEBINAR:  A Pauta Do Setor No Congresso Nacional: MP 950, PL 232 e a Agenda 2020

Data: 27 de abril

Horário: 11 h

CANAL ENERGIA

WEBINAR:  O que dará para salvar e quais os novos desafios?

Data: 30 de abril

Horário: 11 h

CANAL ENERGIA

WEBINAR:  O COVID-19 no setor e as sugestões dos agentes paras mitigação dos impactos.

Data: 7 de maio

Horário: 11 h

STARTSE

WEBINAR: O Futuro do Trabalho Pós-Coronavírus.

Data: 12 de maio

Horário: 20 h

CANAL ENERGIA

WEBINAR:  A COVID-19 e os aspectos jurídicos dos contratos de energia nos ambientes livre e regulado

Data: 14 de maio

Horário: 11 h

PSR

WEBINAR:  Tarifa e Preço de Energia Elétrica no Brasil

Data: 18 de maio

Horário: 15 h

CANAL ENERGIA

WEBINAR:  Cenários de preço e tarifa de energia a partir de 2020

Data: 21 de maio

Horário: 11 h

Setor de Engenharia – Todas as quintas-feiras o setor de Engenharia realiza reuniões às 17h para tratar de assuntos operacionais, táticos e estratégicos, conforme a demanda. Os colaboradores participam através do Google Meet. As atividades previstas e agendadas para as equipes externas são alinhadas semanalmente por reunião interna virtual pelo grupo de whats da Engenharia, sempre às sextas-feiras valendo-se do Google Agenda. O agendamento por atividade pela área interna conta com encerramento virtual também por esse recurso online e para a área externa via smartphone. Já a comunicação do setor de Engenharia acontece da seguinte forma:

– Zimbra – usado somente para formalizar tramitações e/ou situações internas, anexar documentos e agendar compromissos.

– Webmail – empregado para formalizar situações internas e externas e anexar documentos.

– Grupo de whats da Engenharia- utilizado para comunicações/dúvidas gerais e assuntos pertinentes às equipes externas.

– Grupo de whats SENG – grupo interno – usado para comunicações/dúvidas referentes aos processos internos, operacionais, fluxos e demais assuntos pertinentes.

As atividades de inspeções técnicas em subestação têm ocorrido por meio dos formulários do Google seguindo a frequência semanal, quinzenal, mensal, semestral e anual. O colaborador preenche o formulário a campo através do smartphone e, assim, as informações são armazenadas de forma instantânea podendo ser acessadas a qualquer tempo.

COMPROMETIMENTO

Em 21 e 22 de maio encerrou o programa de desenvolvimento de gestão (módulo específico – área de negócios) abordando temas como o comprometimento social x corporativo e a liderança orientada para comprometimento com resultados. A atividade durou duas manhãs e teve a participação dos líderes das áreas de negócios da CERTAJA Energia: Ana Paula, Deise, Aline, Elton, Tiago Garcia, Jaime e Luciano Monteiro. Todos estavam conectados com a coach Clenir Streit por videoconferência, cada um em seu computador, na CERTAJA, ou em suas casas.

PORTAL DA INOVAÇÃO

“Com a quarentena devido ao novo coronavírus, as compras online se tornaram um hábito de consumo dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% de mil entrevistados aumentaram a quantidade de compras feitas em e-commerce por causa do isolamento social.” Leia a íntegra do texto sugerido por Fabiana Martins no Portal da Inovação. Fonte: https://www.startse.com/noticia/nova-economia/compras-online-brasil-quarentena

ESPAÇO LIVRE

O valor do trabalho. Cultura e gestão de pessoas

O maior aprendizado que tive na Tailândia foi o significado da palavra trabalho. Já que para os tailandeses trabalho não tem forma, local ou hora para acontecer.

Na Tailândia você não vê pessoas mendigando, mas sim trabalhando, já que o trabalho é ponto fundamental em suas vidas. Isso provém do entendimento e da cultura da auto-responsabilização, para que uma pessoa possa sobreviver, viver e se desenvolver ela depende da atitude do querer de uma única pessoa, ela mesma. Diferente do paternalismo que se vê em nossa sociedade ocidental.

Essa compreensão de que o trabalho é algo complementar em suas vidas, pode ser vista nas ruas onde as pessoas trabalham junto de suas famílias, com o seu comércio dentro da casa aonde moram ou com suas barraquinhas sobre rodas.

Deste modo não existe horário ou local determinado para trabalhar, o trabalho simplesmente é algo somado às suas vidas. Realmente é impressionante ver que, para eles o trabalho não é um problema, sofrimento ou martírio. Para essas pessoas é algo natural que faz parte da vida.

Entretanto o ponto que mais chamou minha atenção foi ver o real valor e impacto do trabalho, já que para eles o trabalho não tem forma. Por exemplo, você não irá ver um policial somente fiscalizando trânsito ou averiguando a situações de suspeitos, você verá policiais ajudando a limpar e organizar as ruas, conversando com as pessoas de forma amistosa e acolhedora.

Ou um motorista que ajuda proativamente outras pessoas mesmo que não sejam de seus ônibus e não tenha ‘nada a ganhar’ com essa atitude numa visão ocidental. Isso mostra que para eles não existe

“Eu só sou motorista, eu só dirijo.”

Eles têm naturalmente uma visão mais ampla do impacto de suas ações, que ultrapassa a separaçāo pessoal e profissional. Pois não é porque não é o meu serviço ou não é da minha área que não irei fazer, se está ao meu alcance e posso fazer então eu simplesmente faço, simplesmente por que é o certo e não porque alguém mandou ou porque minha função ou cargo diz que é para fazer.

Estabelecer a visão global dos impactos das ações individuais, não se restringindo à uma função no papel de profissional, mas especialmente como ser humano. Cultivar essa cultura do fazer não importando quando, onde e para quem, potencializa os ganhos não somente de uma empresa, mas também da relação entre as pessoas e do bem estar individual, por proporcionar o sentimento de estar contribuindo, fazendo parte de algo, impactando positivamente e de modo imediato.

Segundo o autor de inúmeros best-sellers e pesquisador Daniel Pink e o ex-vice-presidente de desenvolvimento do Linkedin e atual líder de desenvolvimento do Google Fred Kofman, o comprometimento acontece quando a pessoa se sente atendida em quatro fatores de motivação intrínseca, ou seja, internos do ser humano que se referem a elementos de sentido, moralidade, pertencimento e liberdade.

Propósito:  a razão de ser, o que dá sentido à vida, um senso de finalidade no que se faz. Que propicie um senso de importância, tendo o sentimento de estar fazendo a diferença no mundo ou a alguém.

Princípios: integridade, moralidade e dignidade. Sendo justo, verdadeiro e coerente ao que acredita e faz.

Pessoas: pertencer a um grupo, reconhecendo-se como ser humano. Construir vínculos e conexões com respeito e apreço a quem faz parte da comunidade.

Autonomia: autodeterminar e controlar sua vida, tendo liberdade na forma de criar, fazer e concretizar. Em ambientes que propiciem o aprendizado e a realização.

Quando trabalhamos com a cultura do fazer as pessoas conseguem construir os elementos de propósito, princípios, pessoas e autonomia, que elas precisam e assim estarem engajadas e comprometidas com seu trabalho. Sem a percepção desses elementos intrínsecos, uma empresa terá somente pessoas insatisfeitas que cumprem seu horário e fazem as tarefas demandadas.

Autor: Daniel Fünkler Borelli

Fonte:  http://comeceapensar.com.br/blog/2020/05/06/o-valor-do-trabalho/

 

Colaboração: Fátima Silva, gestora de RH – CERTAJA Energia

 

IMAGEM DA SEMANA

Ela voltou! Depois de um verão seco que prejudicou lavouras e o abastecimento de água da maioria dos municípios gaúchos, a chuva resolveu dar as caras em todo RS nesta quinta-feira. A previsão é de que a sexta-feira seja marcada por temporais e que o aguaceiro dure até sábado. De domingo em diante as temperaturas devem despencar.

CORONA VÍRUS – ATENÇÃO!

Prezados colaboradores, diante da situação atual gerada pelo Coronavírus (Covid-19) e zelando pela saúde e bem estar de todos os colaboradores, além de seguir os protocolos internacionais, a direção da Cooperativa informa as seguintes definições, que devem ser respeitadas imediatamente:

1) Não está autorizada a participação em treinamentos, simpósios e viagens.

2) As reuniões internas presenciais devem ser realizadas somente quando estritamente necessário e com um número mínimo de participantes possíveis.

3) Temporariamente não será permitido o consumo de chimarrão nas dependências da Cooperativa.

4) Colaboradores que apresentarem sintomas (febre e/ou tosse), deverão permanecer em casa e comunicar a Cooperativa.

Solicitamos que todos os colaboradores sigam as recomendações abaixo:

– Evitar contato físico no ambiente corporativo (aperto de mão e abraços);

– Lavar as mãos com água e sabão da seguinte forma: palma, dorso, entre os dedos, pontas dos dedos, polegar, unhas e punho;

– Após a secagem das mãos, usar um “lenço” descartável para tocar na maçaneta da porta;

– Fazer a higienização das mãos diversas vezes ao dia;

– Complementar a higienização com álcool gel: a Cooperativa disponibilizou vários recipientes com o produto pelos principais acessos e corredores;

– Aumentar a frequência da higienização de materiais, objetos e equipamentos de uso comum;

– Evitar tocar em muitos objetos;

– Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel, ao tossir ou espirrar.

Segue link para dúvidas: https://www.unimedvtrp.com.br/coronavirus/

 

ATENDIMENTO NA AGROVETERINÁRIA CERTAJA

Devido a pandemia do Coronavírus, as lojas da Agroveterinária CERTAJA estão com algumas restrições no atendimento presencial:

Loja Vendinha: atendendo ao Decreto do Prefeito de Montenegro, a loja estará fechada nos próximos 15 dias. O atendimento será realizado por telefone ou e-mail.

Loja Matriz – P.13 (junto ao Engenho): o atendimento será com a porta fechada, com a entrada de no máximo 3 pessoas por vez.

Loja Agrocentro – P.09: o atendimento será com a porta fechada, com a entrada de no máximo 2 pessoas por vez.

Entregas: as entregas continuarão sendo realizadas, com  precauções:

– sem contato com o cliente em hipótese alguma, principalmente aperto de mão

– com distância mínima de 1,5 metros

– com a higienização das mãos com água e sabão ao final de cada entrega ou atividade

– evitando espaços públicos, como banheiro de posto gasolina, restaurantes, etc..

A Cooperativa estará divulgando em seus meios de comunicação a orientação para que os clientes evitem ir até a loja e utilizem o telefone para fazer seus pedidos.

PRÉ-ASSEMBLEIA DESENVOLVIMENTO

Na noite de 17 de março aconteceu a pré-Assembleia da CERTAJA Desenvolvimento, na sede da Acerta. Um grupo de 68 colaboradores compareceu, conhecendo detalhes sobre o desempenho do ano. Foram homenageados os formandos Aline Medeiros (RH) e Dario Meireles (Planos Sociais) em MBA Gestão comercial, e Tailes Marques (Depósito Agroveterinária), em engenharia ambiental. O presidente Pedro Maia recebeu honrarias dos certajanos, já que está se despedindo da Cooperativa. Após foi servido um café colonial, que encerrou a noite em clima festivo.

PORTAL DA INOVAÇÃO

“Com mais de 150 mil casos ao redor do mundo, o novo coronavírus tem transformado a forma como as empresas trabalham. Companhias dos mais diversos setores já incluíram o home office na rotina dos colaboradores. O objetivo é evitar aglomerações e diminuir as chances de contaminação. Na China, primeiro país atingido pelo vírus, milhares de pessoas ficaram confinadas em casa, muitas delas trabalhando — criando uma experiência de home office que marcou a história. As maiores empresas do mundo já aderiram à prática. Neste mês, companhias como Google, Facebook, Apple e Twitter anunciaram novas políticas e recomendações para garantir que colaboradores em diversos países não sejam afetados pela pandemia.” Confira a íntegra do texto sugerido por Fabiana Martins no Portal da Inovação. Fonte: https://bit.ly/3a5IlzU

NO TIME DA INOVAÇÃO

No dia 13 de março, o Comitê de Inovação promoveu uma reunião para discutir o que é inovação e por que ela é importante no contexto atual. Na oportunidade Michael e Ivan discorreram sobre as vantagens de participar deste time. Compareceram 11 colaboradores interessados em integrar esse comitê, que receberá um treinamento ministrado pela equipe do IEL/RS. Nesta ocasião será apresentada a metodologia Gestão da Inovação e desenvolvido um cronograma de atividades que deverão ser realizadas na empresa para a implementação e sistematização da cultura de inovação.

 

O mês de março começou com muitas atividades na Cooperativa. Confira nesta edição algumas das ações realizadas!

 DIA DA MULHER

Sexta-feira passada, dia 6, as colaboradoras da CERTAJA Energia foram homenageadas pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Recepcionadas com um delicioso coquetel e música ao vivo com Mara de Jesus, Lucas Ayres e Fernandinho, receberam uma pequena lembrança e comemoraram sua data. O evento contou com o apoio da CERTAJA e ACERTA, e foi organizado por Anelise Reis.

EXPODIRETO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FECOERGS –  Dirigentes e técnicos de cooperativas do ramo de Infraestrutura estiveram reunidos no dia 6 de março na casa do sistema Ocergs-Sescoop/RS na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Durante a manhã, trataram do novo Planejamento Estratégico da FECOERGS.  O gerente comercial de Energia, Ederson Madruga, e o gestor do Núcleo da Qualidade, Michael Lima, compareceram.

CONECTIVIDADE NO MEIO RURAL

Durante a tarde, representando o presidente Renato Martins, Ederson e Michael participaram do debate promovido pelo Senado Federal, quando o senador Luis Carlos Heinze mobilizou lideranças para discutir a questão da conectividade no meio rural.

CONTRATO DE COMPRA DE ENERGIA

Em 9 de março foi assinado o contrato de aquisição de energia elétrica entre a CERTAJA e a Electra Energy, empresa que venceu o leilão realizado para compra de energia no ACL (Ambiente de Contratação Livre) no dia 12 de fevereiro. A Electra fornecerá aproximadamente 70% da energia necessária para a distribuição pelos próximos 17 anos. Estiveram presentes o comitê gestor e membros dos conselhos de administração e fiscal da CERTAJA Energia.