Os doutorandos em Administração de Empresas pela Unisinos Deivid Forgiarini e Alexandre Garcia elegeram a CERTAJA Energia para aplicar sua tese de “Posturas Inovadoras em Cooperativas”, com a aprovação do Comitê Gestor e apoio do Núcleo da Qualidade.

O trabalho, que iniciou em 01/03/18, contou com a participação dos gestores e gerentes da CERTAJA Energia. Neste primeiro encontro, Garcia e Forgiarini buscaram despertar a consciência do que é INOVAÇÃO e levaram o grupo a refletir e avaliar quais ações inovadoras a cooperativa possui.

Utilizando-se de dinâmicas em grupo, esclareceram os conceitos à luz da inovação de: método, indicadores, estratégia, estrutura organizacional, conceitos/objetivos, comunicação, gestão do conhecimento e open innovation.

Com base na avaliação dos participantes, os doutorandos fizeram um diagnóstico de como os colaboradores percebem práticas de inovação na Cooperativa. Este diagnóstico foi apresentado em 13/03 para todos os participantes, e evidenciou que a CERTAJA realiza ações inovadoras, porém de forma implícita. O próximo encontro se dará no dia 03/04, quando o grupo de colaboradores apresentará ideias inovadoras executáveis na realidade certajana.

Este projeto será executado até o mês de julho, com encontros mensais. Para o presidente Renato “esta oportunidade que nos foi trazida por esses dois profissionais veio bem a calhar com o momento que estamos vivendo. Momento em que precisamos usar de nossa inteligência, da nossa criatividade no sentido de inovar, de racionalizar e ganhar, cada vez mais, em produtividade para, só assim poder sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. ” Segundo o presidente, é oportuno também agradecer ao Prof. Deivid, filho de Taquari, por ter escolhido a CERTAJA para a aplicação do tema. Esperamos colher bons frutos desse projeto, finaliza o presidente.