Dica de saúde – 7 dicas para diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Interação com diferentes perfis e personalidades, administração de pressão, metas e prazos: o ambiente de trabalho pode ser uma fonte de estresse. O Janeiro Branco  nos convida a refletir sobre como podemos cuidar mais de nossa saúde mental. E esse cuidado precisa ocorrer, inclusive, no ambiente de trabalho, onde passamos boa parte do nosso dia.

Confira algumas dicas que podem auxiliá-lo a manter o controle emocional e a colaborar para a criação de uma atmosfera agradável para todos:

1. Organize bem o seu tempo

Planeje suas atividades e defina prioridades, sem sobrecarregar o seu dia. Aprenda a delegar e a dizer não, quando necessário.

2. Evite procrastinação

Procrastinar é o ato de adiar ou prolongar uma ação. É um comportamento normal, mas que, quando corriqueiro, eleva o estresse pela sensação eminente de estar sempre atrasado em suas atividades ou entregas.

3. Desenvolva o autoconhecimento

Perceba o seu comportamento e os seus gatilhos (aquilo que desperta o estresse em você). Entenda a sua personalidade para lidar melhor com as situações conflitantes.

4. Pratique a comunicação assertiva

Facilite o entendimento, comunique-se de forma clara e compreensível contextualizando o assunto, evitando ruídos na comunicação.

5. Faça pausas

Tirar um tempinho para relaxar, se distrair, alongar ou simplesmente não pensar em nada são ótimas alternativas para acalmar a mente. Reserve alguns minutinhos do dia para fazer uma pausa, tomar um chá ou um cafezinho, contemplar a paisagem e RESPIRAR!

6. Priorize bons hábitos

A saúde mental está conectada com a saúde física, hábitos saudáveis vão proporcionar o bem-estar do corpo e da mente: prefira lanches saudáveis, mantenha horários regulares e coma devagar. Garanta boas horas de sono e pratique uma atividade física. Tenha momentos de lazer e relaxamento.

7. Exercite a empatia

Entenda que as pessoas são diferentes e busque formas de lidar com os diferentes perfis. Ouça os colegas e busque ajudar quando possível. Evite julgamentos, tente analisar as situações sobre outros pontos de vista, levando em consideração diferentes ideias, sentimentos e objetivos.

Fonte: Unimed VTRP
Fotos: Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *