CERTAJA Energia recebe prêmio da FECOERGS

A reunião presencial de trabalho e de final de ano da FECOERGS reuniu 45 presidentes e dirigentes de 13 cooperativas, na sede da Certel, em Teutônia, nesta quinta-feira (8). O presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, e o vice, Ederson Madruga, participaram do encontro, que premiou as cooperativas vencedoras do Prêmio Inovação.

A CERTAJA Energia conquistou o primeiro lugar, com o TCC “Vistoria virtual de padrão de medição com IA”, elaborado por Geison Quadros, Marcos Andrade, Michael Lima e Renata Reis. O trabalho focou em uma solução para agilizar o processo de vistoria de padrão de medição para novas ligações, utilizando inteligência artificial.

Em segundo lugar, ficou a CRELUZ, de Pinhal/RS, com o trabalho “Processo de atendimento 100% digital”; e a COOPERNORTE, de Viamão/RS, levou o terceiro lugar, com o TCC “Aplicativo de busca de clientes e equipamentos”. Os três trabalhos foram apresentados e receberam o reconhecimento da entidade durante a cerimônia.

Entre outros assuntos, a pauta da reunião também contou com homenagem especial a Cerfox, pelos seus 60 anos, e a Coopersul, pelos 50 anos de fundação; os planejamentos para viagem à Alemanha no próximo ano; e a definição do curso sobre Inovação para os presidentes e dirigentes das cooperativas para 2023.


Política TIC CERTAJA Energia

No portal Estratégia e Performance, saiba mais sobre a política do setor de Tecnologia da Informação da CERTAJA Energia. O vídeo, lançado nesta sexta-feira (9), aborda os deveres e as responsabilidades dos colaboradores como usuários e explica o papel da TIC para a Cooperativa.


O vídeo é uma animação de Nathália Dutra, do setor de Inteligência Corporativa. A produção do material levou cerca de três semanas. “Decidimos fazer o vídeo porque a comunicação é mais fluida. O vídeo consegue explicar questões mais complexas de uma forma mais dinâmica”, comenta.

Assista à animação no Portal Estratégia e Performance


Workshop Saia do Rascunho

Colaboradores da CERTAJA Energia participaram do Workshop Saia do Rascunho, com a psicóloga e mentora comportamental Fernanda Tochetto, na noite de terça-feira, 6 de dezembro. O evento foi realizado no Theatro São João e contou com o patrocínio de diversas empresas de Taquari, entre elas, a nossa Cooperativa.

O workshop é baseado no livro “Destrave sua vida e saia do rascunho”, best seller de Fernanda. Os participantes puderam refletir sobre as travas emocionais que os impedem de transformar seus resultados, superar suas metas e prosperar. Fernanda também abordou, entre outros assuntos, a importância das relações e o equilíbrio necessário entre saúde, família, carreira, dinheiro e fé, aspectos fundamentais da vida.


Encontro de líderes e vice-líderes de núcleos

A CERTAJA Energia realizou o 1º Encontro de líderes e vice-líderes de núcleos, na terça-feira, 6 de dezembro, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. A programação contou com participantes que estão à frente dos dez Núcleos Regionais Cooperativos formados em 2022 e que cobrem a área de atuação da Cooperativa.

Presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins deu boas-vindas às lideranças e destacou a importância da Nucleação para envolver os cooperados e viabilizar as condições de participação e integração nas discussões sobre temas de interesse comum.

“Vocês, hoje, estão iniciando um novo ciclo. Nós contamos muito com essa participação, com essa dedicação de vocês, para nos ajudarem. Acredito que é o início de um trabalho que vai dar certo”, ressaltou.

Ederson Madruga, vice-presidente, apresentou dados e informações sobre a CERTAJA Energia e o processo de Nucleação. “A Cooperativa é nossa, e nós precisamos que o cooperado participe. Precisamos ter pessoas preparadas para tocar a Cooperativa. A Nucleação vem para isso: para a gente conseguir envolver o quadro social, algo que é cada vez mais difícil”, salientou.

Presidente do Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel compartilhou sua experiência com a formação dos núcleos na cooperativa de crédito.

“A primeira coisa é ter essa ideia de que nada está pronto. Tudo está sendo construído”, observou, explicando que o processo de envolver o quadro social é um trabalho contínuo.

Para Abel, o papel dos núcleos é aprimorar o processo de gestão, “transformando a cooperativa cada vez mais democrática e com a cara dos seus sócios”.

Ao término do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o setor de Operações e o setor de Relacionamento com o Cooperado.


Capacitação para monitores

Um grupo de colaboradores de diversos setores participou, na manhã desta quinta-feira, 8 de dezembro, de uma capacitação para monitores. Segundo a coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo, a intenção é preparar uma turma para pensar estratégias e auxiliar na execução dos programas sociais da Cooperativa.

“A CERTAJA Energia já dispõe de muitas ações, mas precisamos aperfeiçoar a divulgação – tanto interna quanto externamente – e integrar os setores para que trabalhem em sinergia, para que obtenhamos cada vez mais sucesso nestas ações”, destaca Deise.

A coordenadora apresentou dados do cooperativismo no Rio Grande do Sul, no país e no mundo, e destacou a importância de as ações realizadas pela CERTAJA Energia estarem alinhadas aos princípios do cooperativismo e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Também apresentou ideias sugeridas e já aprovadas pela direção para o ano de 2023. O grupo contribuiu com sugestões e reflexões sobre o alinhamento dos setores e o envolvimento nas atividades. A ideia é, aos poucos, ampliar a participação, envolvendo mais colaboradores.


Dica de saúde

Confira a matéria sobre o Dezembro Laranja, veiculada na mais recente edição do Jornal Certajano:

O mês de dezembro é marcado por importantes datas comemorativas. Entre elas, uma que busca jogar luz sobre um dos mais alarmantes problemas de saúde do Brasil: o câncer de pele. O Dezembro Laranja foi criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2004 e tem o objetivo de chamar a atenção para o alto risco ao qual todos os brasileiros estão sujeitos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no país. Segundo o dermatologista Fabiano Siviero Pacheco, apenas em 2022 já foram mais de 200 mil casos registrados.

Contudo, ainda que a notificação de casos seja compulsória, ela é restrita à rede pública. Ou seja, a rede privada conta com um grande volume de casos que não entraram nas estatísticas do Ministério da Saúde. “Entre os tumores da pele, o maior número são de carcinomas, tumores relacionados à exposição regular do sol e mais frequentes em peles mais claras”, explica.

Para prevenir, é preciso sempre estar atento aos sinais. De acordo com Pacheco, a suspeita de um câncer de pele surge quando um sinal, como uma pinta, apresenta uma mudança de característica ou quando feridas que não cicatrizam rápido apresentam sangramento, coceira ou dor.

“Nestas situações, o profissional decide entre a coleta de um fragmento, em
lesões maiores, ou mesmo a remoção de toda lesão, quando menores”, esclarece.

Descoberta a tempo e cura

Colaboradora da CERTAJA Energia, Cristiane Lautert Soares, do setor Comercial e Marketing, descobriu o problema de forma inesperada. Em dezembro de 2021, notou uma pequena mancha branca na perna e marcou uma consulta com uma dermatologista. A mancha não era algo com que precisava se preocupar, mas Cristiane foi pega de surpresa após a especialista avaliar as pintas do seu corpo e identificar que uma delas, na parte superior do tórax, tinha todas as características de um melanoma.

O melanoma é o tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele (representa cerca de 3%), tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade, por apresentar um alto potencial para provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

“Agendamos, com urgência, a retirada do sinal, no Hospital Bruno Born, em Lajeado, para o dia seguinte. O material foi enviado para a biópsia e, até a hora de saber o resultado, foram longos dias de espera e angústia”, lembra. “Eu não fazia ideia se minha saúde já estava comprometida. Foi terrível.”

O exame apontou o diagnóstico de melanoma in situ. A lesão estava na parte superficial da pele. Cristiane precisou fazer a ampliação das margens, com mais retirada de tecido – em extensão e profundidade. Para isso, foi encaminhada para uma cirurgiã plástica, que a operou no Hospital Ouro Branco, em Teutônia.

Cicatriz após a retirada do melanoma

“A segunda biópsia deu ausência de neoplasia residual. Eu estava livre. Às vezes, paro e penso no modo como descobri e chego a me arrepiar. Se eu não tivesse marcado a consulta, eu ainda estaria com o problema, sem saber de nada”, conta Cristiane.

Cuidados que você precisa ter para se prevenir:

• Evitar a exposição excessiva da pele ao sol;
• Usar protetor solar nas áreas expostas ao sol, diariamente e durante todos os meses do ano;

• Optar por protetores que tenham FPS 30+ e que proporcionam proteção contra os raios UVA e UVB;
• Proteger-se com roupas, inclusive chapéus, bonés e óculos solares;

• Procurar sombra sempre que possível, principalmente entre 10h e 16h, horários de sol mais intenso;
• Aumentar a atenção nos locais com água e areia – reflexão da radiação solar;
• Evitar as queimaduras solares;
• Não fazer bronzeamento artificial (proibido no Brasil).

Saiba mais no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia