PRODUÇÃO DE EMBUTIDOS E DEFUMADOS

De 12 a 15 de setembro aconteceu o Curso de produção de embutidos e defumados na localidade Arroio do Potreiro, em Taquari. A atividade contou com 11 participantes e foi ministrada pela médica veterinária Deoni Aparecida Ferreira de Quadros. O evento teve a parceria do Sindicato Rural de Taquari, SENAR e CERTAJA. Os conteúdos abordados abrangeram higiene pessoal, do ambiente e dos utensílios, importância e procedimentos, bem como tecnologias de fabricação incluindo moagem da carne, formulação e aditivos. Temáticas como conservação, produção dos embutidos e defumados (linguiça colonial, calabresa, salsichão), preparo de salgados (salames (salaminho), copa, bacon, costela, lombo defumados e patê de fígado), defumação, armazenagem e comercialização completaram os conteúdos estudados.




OUTUBRO ROSA

outubro-rosa
Na manhã de 7 de outubro, a CIPA promoveu uma campanha de conscientização sobre a importância do autoexame e prevenção do câncer de mama. Foram colocadas fitinhas cor de rosa nas roupas das mulheres e distribuídos panfletos com dicas para uma vida saudável. A ação faz parte de um esforço mundial em combater o câncer de mama, uma doença que tem cura na maioria dos casos quando diagnosticada com antecedência para realizar o tratamento.



CERTAJA AUXILIA CEEE NO RESTABELECIMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA EM PORTO ALEGRE

CERTAJA, CEEE e CERTEL unidas na recuperação de Porto Alegre

Crédito Fotografia: Beto Rodrigues/Grupo CEEE

Em razão do forte temporal que assolou Porto Alegre no dia 29 de janeiro, 450 mil clientes da concessionária ficaram sem energia elétrica, gerando uma situação caótica na região. No dia 31 de janeiro a Secretaria de Minas e Energia/CEEE solicitou o apoio da CERTAJA para auxiliar nos trabalhos de restabelecimento da energia na capital gaúcha. Assim, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro duas turmas certajanas foram a Porto Alegre e realizaram serviços de podas, emendas de cabos, troca de condutores e manutenção nos bairros Petrópolis e Cidade Baixa.

Os colegas que participaram desta empreitada julgaram o trabalho muito gratificante. Viveram momentos únicos no enfrentamento de adversidades, trocaram experiências com equipes de outras empresas e foram autores importantes na restauração da energia elétrica na capital. Os cidadãos de Porto Alegre foram muito receptivos com o pessoal da CERTAJA, oferecendo água, lanches e infraestrutura. Prédios inteiros, assim que tiveram a energia restabelecida, aplaudiram as equipes, reconhecendo o trabalho realizado. A direção da CERTAJA parabeniza os colaboradores pelo trabalho realizado! Os colegas que participaram foram:

 Adilson Machado de Borba da Conceição

Auri Alves dos Santos

Carlos Roberto da Silva

Celso Alves de Oliveira Junior

Cristiano Machado Pereira

Cristiano Oliveira da Silva

Cristiano Silva da Costa

Dieison Costa de Souza

Fernando de Oliveira Nunes

Glausio Ribeiro de Araujo

Joao Vandenir de Farias Filho

Juliano da Rosa Machado

Luis Fernando da Silveira

Luis Marcelo Casemiro Duarte

Marcio Nunes Petry

Marcos da Silva

Rogerio Leandro da Silva

Volnei Quadros da SilvaEquipes SSE_POA (2) Equipes SSE_POA (1)


IMAGEM DA SEMANA

EduardoCunha.jpgO presidente da Câmara, Eduardo Cunha (foto), informou nesta quarta-feira (2) que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O peemedebista afirmou que, dos sete pedidos de afastamento que ainda estavam aguardando sua análise, ele deu andamento ao requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior. A presidente Dilma negou, em pronunciamento, “atos ilícitos” em sua gestão e destacou que recebeu com “indignação” a decisão do peemedebista.





DIA C – 4 DE JULHO – DIA DE COOPERAR

logo-dia_c

Ser cooperativista é muito mais do que fazer parte de uma cooperativa. É quase um estado de espírito, capaz de nos fazer enxergar o mundo de forma bastante particular. É buscar o justo, sem abrir mão da ambição. É querer crescer, sim, e muito! Sem passar por cima de valores como a ética, a confiança e a honestidade. É encontrar um caminho para ter uma boa renda, sem abrir mão da felicidade.

Mergulhado nesse espírito de união pela felicidade comum, nada mais natural que surgirem expressões de ajuda mútua e voluntariado. Afinal, ser cooperativista é estar disposto a compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento e tempo. É estar disponível para dividir nosso melhor com as pessoas. E o Dia C – Dia de Cooperar – é exatamente isso: uma experiência que traz os valores do cooperativismo e promove a construção de novos conceitos e referenciais em nossas vidas.

As cooperativas têm realmente o poder de mudar para melhor a vida das pessoas. O lema é: a minha felicidade só estará completa se o outro também estiver feliz. Essa é uma prática diária de quem já é cooperativista, faz parte do seu dia a dia. O Dia C – Dia de Cooperar – surgiu para amplificar essa corrente de solidariedade, que começou em Minas, em 2009, e hoje já está em todo o Brasil.

Fonte: http://diac.brasilcooperativo.coop.br/dia-c/

Veja que legal este vídeo (é curtinho)!

 

 



ENCONTRO DE PADRONIZAÇÃO FECOERGS

Nos dias 10 e 11 de julho, a CERTAJA sediou o Encontro de Padronização de procedimentos operacionais e técnicos da Fecoergs. A reunião é bimensal, respeitando um rodízio das cidades e cooperativas para sediá-lo. São discutidos e descritos todos os procedimentos de trabalho para manter uma padronização dos serviços prestados pelas cooperativas. Comparecem técnicos de segurança do trabalho, técnicos em eletrotécnica, engenheiros e demais funcionários de áreas técnicas das cooperativas. No evento desta semana em Taquari, 8 cooperativistas participaram das atividades.


LIBRAS NA PRÁTICA

No período de 2 de abril a 21 de maio aconteceu o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com a professora Indiara Caroline Rigatti, da Univates, com o apoio do Sescoop/RS. O curso proporcionou aos participantes o conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais, facilitando a interação e a comunicação com pessoas com deficiência auditiva. Confiram o aprendizado na prática de alguns participantes.

Quem traduzir estes vídeos, clique na opção “comentar”. Na próxima edição publicaremos as melhores respostas.