Entidade de Triunfo recebe doações mensais dos cooperados, por meio de ação que integra o programa “Fazer o Bem CERTAJA Energia”

Quem visita a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Triunfo sai com o coração aquecido. Pelos corredores, sorrisos, abraços, integração e proximidade. Alunos e pacientes da entidade filantrópica constituem uma família, formada por pessoas sem parentesco sanguíneo, mas que se escolhem diariamente.

E, nessa família, sempre tem lugar para mais um: você, cooperado, pode contribuir para que a instituição continue fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Por meio da ação “Doe energia”, que integra o programa “Fazer o bem CERTAJA Energia”, é possível doar, mensalmente, um valor a partir de R$ 5, arrecadado diretamente na fatura de energia elétrica.

À frente do projeto, Ana Paula Hartmann, do setor de Relacionamento com o Cooperado, explica que, por meio do programa, a Cooperativa busca fomentar as entidades da sua área de atuação, alinhada ao sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. “Acreditamos na causa. No futuro, a ideia é expandir a iniciativa e beneficiar outras APAEs e instituições de outros ramos de atividade”.

“Trabalhar na APAE é apaixonante”

Voluntária na APAE desde 2002 e em seu segundo mandato como presidente da entidade, Roseli Teixeira Braga fica com os olhos marejados quando fala sobre seu trabalho. “Trabalhar na APAE é apaixonante”, diz. “Quem trabalha aqui tem paixão por almas, tem paixão por cuidar das pessoas”, acrescenta.

Roseli, presidente da entidade, e Rogers, diretor financeiro

Ela, que também levanta a bandeira do cuidado das famílias, explica que Estado e Município compram vagas na instituição, o que não é suficiente para manter a estrutura e a excelência dos serviços. Por isso, a APAE realiza diversas promoções e campanhas. “Sem a participação da comunidade, nada acontece”, ressalta. “Precisamos dela. Não importa o valor. De pouco em pouco, conseguimos dar um suporte melhor aos atendidos e aos funcionários”, destaca.

Segundo o diretor financeiro da APAE, Rogers Antônio de Borba Kersting, os convênios – com Estado, Prefeitura e a CERTAJA Energia – oferecem previsibilidade à instituição. “Para nós, é uma segurança, uma garantia de que aquele valor é certo, todo mês.”

Saiba mais sobre a APAE Triunfo

Com ampla estrutura, a instituição dispõe de uma equipe técnica formada por 32 profissionais. Possui atividades como equoterapia, fisioterapia aquática, grupo de dança e teatro, oficinas profissionalizantes de padaria e toalhas mecânicas (estopas).

 

Estrutura conta com piscina, para a fisioterapia aquática

Na entidade, funcionam o Centro de Atendimento Educacional Especializado, que concentra a maioria dos atendimentos, e a Escola Especial Novos Horizontes, na qual estudam 75 alunos. Ao todo, 190 alunos/usuários são beneficiados, entre crianças, adolescentes e adultos. O impacto, no entanto, é muito maior: o trabalho realizado pela APAE alcança as famílias e, também, a comunidade.

Instituição possui amplo espaço físico e sala sensorial

Como contribuir?

Para que a doação mensal seja efetivada na fatura de energia, o cooperado precisa assinar o termo de autorização para contribuição espontânea com a APAE e optar pelo valor da doação. Basta se dirigir à entidade, que fica na Rua Iracema de Alencar, 361, no Centro de Triunfo, ou aos postos de atendimento da CERTAJA Energia.